Estudo de Salmos 89:36 – Comentado e Explicado

Sua posteridade permanecerá eternamente, e seu trono, como o sol, subsistirá diante de mim,
Salmos 89:36

Comentário de Albert Barnes

Sua semente durará para sempre … – Sua posteridade. Veja as notas no Salmo 89:29 . Lá, a expressão é “seu trono como os dias do céu”. Aqui está, “o trono dele como o sol diante de mim”. O significado é o mesmo. Permaneceria o tempo todo. Compare as notas no Salmo 72: 5 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 89: 36-37 . Seu trono como o sol diante de mim – Em relação à duração perpétua, como parece, tanto pelas palavras anteriores quanto pelas seguintes. Será estabelecida como a lua – Como a lua, embora sujeita a eclipses, e frequentes e múltiplas mudanças, ainda permanece constante e perpetuamente no céu, como testemunha da minha aliança da noite, como é chamado Jeremias 33:20. , assim a casa e o reino de Davi continuarão para sempre. E como uma testemunha fiel no céu – Com o que pode ser entendido também: 1º, A lua mencionada pela última vez, que deveria ser uma testemunha fiel dessa promessa de Deus enquanto ela continuasse nos céus; ou o arco-íris, que, embora seja instável e transitório, e que raramente aparece, ainda nas Escrituras é mencionado como testemunha fiel e perpétua de Deus , sendo chamado de símbolo da aliança eterna de Deus, entre ele e toda criatura viva para perpétua. gerações, Gênesis 9: 12-16 .

Comentário de E.W. Bullinger

Sua semente, etc. Compare João 12:34 .

Comentário de Adam Clarke

Seu trono como filho – esplêndido e glorioso! distribuindo luz, calor, vida e salvação para toda a humanidade.

Comentário de John Calvin

36. Sua semente durará para sempre. Segue-se agora a promessa de que o direito à soberania sempre permanecerá com a posteridade de Davi. Essas duas coisas – sua descendência e seu trono, são conjuntas; e com essas palavras é prometida a duração eterna do reino, para que nunca passe para aqueles que eram de uma raça estranha e diferente. O sol e a lua são produzidos como testemunhas; pois, embora sejam criaturas sujeitas à corrupção, ainda possuem mais estabilidade do que a terra ou o ar; os elementos, como vemos, estão sujeitos a mudanças contínuas. Como todo esse mundo inferior está sujeito a incessantes agitações e mudanças, é apresentado a nós um estado mais firme de coisas no sol e na lua, para que o reino de Davi não seja estimado de acordo com a ordem comum da natureza. Visto que, no entanto, esse trono real foi abalado no tempo de Roboão, como já tivemos ocasião de comentar, e depois destruído e derrubado, segue-se que essa profecia não pode ser limitada a Davi. Pois, embora por fim a majestade externa desse reino tenha sido encerrada sem esperança de restabelecimento, o sol deixou de brilhar de dia, nem a lua de noite. Consequentemente, até chegarmos a Cristo, Deus pode parecer infiel às suas promessas. Mas no ramo que surgiu da raiz de Jessé, essas palavras foram cumpridas em seu sentido mais pleno. (552)

Referências Cruzadas

2 Samuel 7:16 – Quanto a você, sua dinastia e seu reino permanecerão para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para sempre”.

Salmos 72:5 – Que ele perdure como o sol e como a lua, por todas as gerações.

Salmos 72:17 – Permaneça para sempre o seu nome e dure a sua fama enquanto o sol brilhar. Sejam abençoadas todas as nações por meio dele, e que elas o chamem bendito.

Salmos 89:4 – Estabelecerei a tua linhagem para sempre e firmarei o teu trono por todas as gerações”. Pausa

Salmos 89:29 – Firmarei a sua linhagem para sempre, o seu trono durará enquanto existirem céus.

Isaías 9:7 – Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso.

Isaías 53:10 – Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.

Isaías 59:21 – “Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles”, diz o Senhor. “O meu Espírito que está em você e as minhas palavras que pus em sua boca não se afastarão dela, nem da boca dos seus filhos e dos descendentes deles, desde agora e para sempre”, diz o Senhor.

Jeremias 33:20 – “Assim diz o Senhor: ‘Se vocês puderem romper a minha aliança com o dia e a minha aliança com a noite, de modo que nem o dia nem a noite aconteçam no tempo que lhes está determinado,

Lucas 1:33 – e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim”.

João 12:34 – A multidão falou: “A Lei nos ensina que o Cristo permanecerá para sempre; como podes dizer: ‘O Filho do homem precisa ser levantado’? Quem é esse ‘Filho do homem’? “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *