Estudo de Salmos 115:9 – Comentado e Explicado

Mas Israel, ao contrário, confia no Senhor: ele é o seu amparo e o seu escudo.
Salmos 115:9

Comentário de Albert Barnes

Ó Israel, confie em você no Senhor – Essa exortação se baseia em grande parte no que acabara de ser dito em relação aos ídolos. Eles não tinham poder. Não havia razão para que eles fossem confiados. Eles não podiam ajudar no dia da angústia; e como as pessoas precisam de um deus, e como os ídolos não podem ser para eles como deuses, a exortação é dirigida ao seu povo para confiar nele. Ele seria para eles tudo o que estava implícito no nome Deus; tudo o que era desejado em um Deus.

Ele é a ajuda deles – A ajuda daqueles que confiam nele. Ele é capaz de ajudá-los em tempos de angústia; ele está disposto a ajudá-los; ele os ajudará. Aqueles que confiam nele encontrarão uma ajuda certa e certa. Esta é a experiência de todos que nele confiam.

E o escudo deles – o protetor deles. Veja Salmo 5:12 , nota; Salmo 18: 2 , nota; Salmo 33:20 , note. Compare Gênesis 15: 1 ; Deuteronômio 33:29 ; Provérbios 30: 5 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 115: 9 . Ó Israel, confie no Senhor Israel confia no Senhor; e assim nos versos seguintes os verbos devem ser lidos no indicativo; quando os encontramos no LXX e o sentido exige que seja dito, Israel confia, etc. marcar a diferença entre a confiança deles e a dos pagãos: e assim também concorda com a última cláusula de cada período; sua ajuda e seu escudo. Israel é o corpo principal da nação judaica. A casa de Arão compreende os levitas: os que temem ao Senhor parecem acolher aqueles de todo o mundo que adoravam a Jeová. Veja Houbigant e Mudge.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 115: 9-11 . Ó Israel, confie no Senhor – Você não segue o exemplo desses idólatras apaixonados, mas confia, adora e serve apenas ao Senhor. Ele é sua ajuda e seu escudo – O escudo para defender e a ajuda para apoiar e fortalecer aqueles que confiam e se apegam a ele. Ó casa de Arão, confie no Senhor – Você, sacerdotes e levitas procedentes de Arão, ou relacionados a ele, que têm razões peculiares e estão sob muitas e especiais obrigações de confiar e servi-lo; que têm um conhecimento mais distinto de Deus, que é o fundamento da confiança e obediência a ele ( Salmos 9:10 ) e que têm o dever de ser instrutores e exemplos para as pessoas neste assim como em todos os outros ramos da verdade e retidão. Vós que temeis ao Senhor – todos vocês, que adoram o Deus verdadeiro, não apenas os israelitas, mas também os prosélitos gentios, confiam no Senhor “Que os homens do mundo façam para si mesmos deuses e confiem em vão na obra de suas próprias mãos ou cabeças; mas que a igreja repouse toda a sua confiança em Jeová, seu Salvador e Redentor, que sozinho pode ser seu defensor e protetor; ” e não sofrer qualquer apreensão de perigo ou angústia, provações ou problemas, tentações ou armadilhas, sejam de inimigos visíveis ou invisíveis, para separá-la dele.

Comentário de Scofield

Confiar em

Além disso; Salmos 115: 11 . (Veja Scofield “ Salmos 2:12 “) .

Comentário de E.W. Bullinger

Israel. Alguns códices, com Septuaginta, Siríaca e Vulgata, liam “casa de Israel” . Veja notas em Gênesis 32:28 ; Gênesis 43: 6 ; Gênesis 46:27 , Gênesis 46:28 .

Ele é a ajuda deles, etc. Figura do discurso Epistrophe (App-6), nos versículos: Salmos 115: 9 , Salmos 115: 11 .

escudo. Veja nota nos Salmos 84: 9 .

Comentário de Adam Clarke

Ó Israel – O corpo do povo judeu.

Comentário de John Calvin

9 Ó Israel! confie em Jeová. O profeta novamente retoma o ponto doutrinário, de que os genuínos adoradores de Deus não têm motivos para temer que ele os abandone ou os frustre nos momentos de necessidade; porque ele está tão disposto a prover a segurança deles quanto a ele está equipado com poder para fazê-lo. Ele procede, em primeiro lugar, a exortar todos os israelitas em geral a depositar sua confiança em Deus; e, em segundo lugar, ele se dirige à casa de Aaron em particular; e, terceiro, ele estabelece todos os que temem a Deus. Para esse arranjo, havia uma boa causa. Deus havia adotado indiscriminadamente todo o povo, a quem também era oferecida sua graça, para que fossem obrigados em comum a depositar sua esperança nele. De acordo com isso, Paulo diz que as doze tribos de Israel aguardam a libertação prometida ( Atos 26: 7 ). Portanto, o profeta, com grande propriedade, se dirige primeiro a Israel em geral. Mas, tendo, de maneira peculiar, separado os levitas para si, e mais especialmente os sacerdotes da casa de Arão, para tomar a precedência e presidir os assuntos eclesiásticos, ele exige mais deles do que das pessoas comuns; não que a salvação lhes fosse prometida especialmente, mas porque era apropriado que aqueles que tinham o privilégio exclusivo de entrar no santuário mostrassem o caminho para os outros. Como se o profeta dissesse: Filhos de Arão, a quem Deus escolheu ser os mestres da religião para o seu povo, sejam para os outros um exemplo de fé, pois ele o honrou muito por permitir que você entrasse em seu santuário. .

Comentário de John Wesley

Confia, ó Israel, no SENHOR; ele é seu auxílio e seu escudo.

Seus – que confiam nele.

Referências Cruzadas

Exodo 19:5 – Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha,

Deuteronômio 33:29 – Como você é feliz, Israel! Quem é como você, povo salvo pelo Senhor? Ele é o seu abrigo, o seu ajudador e a sua espada gloriosa. Os seus inimigos se encolherão diante de você, mas você pisará os seus altos”.

Salmos 33:20 – Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção.

Salmos 62:8 – Confiem nele em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio. Pausa

Salmos 84:11 – O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.

Salmos 118:2 – Que Israel diga: “O seu amor dura para sempre! “

Salmos 125:1 – Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre.

Salmos 130:7 – Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, pois no Senhor há amor leal e plena redenção.

Salmos 135:19 – Bendiga o Senhor, ó israelitas! Bendiga o Senhor, ó sacerdotes!

Salmos 146:5 – Como é feliz aquele cujo auxílio é o Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor, no seu Deus,

Provérbios 30:5 – “Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia.

Jeremias 17:17 – Não sejas motivo de pavor para mim; tu és o meu refúgio no dia da desgraça.

Efésios 1:12 – a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *