Estudo de Salmos 119:149 – Comentado e Explicado

Conforme vossa misericórdia, ouvi, Senhor, a minha voz; e dai-me a vida, segundo vossa promessa.
Salmos 119:149

Comentário de Albert Barnes

Ouve a minha voz, segundo a tua benignidade – segundo a tua misericórdia; tua bondade. Que essa seja a regra em me responder; nem meus desertos, nem mesmo o fervor de minhas orações. Não podemos desejar uma regra melhor em resposta a nossas orações.

Ó Senhor, vivifica-me – Dá-me vida; me faça viver verdadeiramente. Veja as notas no Salmo 119: 40 .

De acordo com o teu julgamento – Tua lei como regra de julgamento; tua verdade revelada, com todas as suas promessas graciosas.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 119: 149-150 . Ó Senhor, vivifica-me – desperta-me para te amar e te servir, e me faz vigoroso, vivo e alegre em tua obra; de acordo com o teu julgamento – De acordo com a tua palavra, que é frequentemente chamada julgamento de Deus; ou, de acordo com a tua maneira de lidar com o teu povo. Eles se aproximam – Para mim. Eles estão à mão e prontos para tomar conta de mim; que se seguem a travessuras – Ou melhor, como ???? ??? pode, talvez, ser mais adequadamente traduzido, que me perseguem com sutileza maliciosa. Eles estão longe da tua lei – eles rejeitam todos os pensamentos e respeito à tua lei, que proíbe tais práticas perversas.

Comentário de E.W. Bullinger

Ouvir. Enfático = O que ouço.

Comentário de John Calvin

149. Ouça minha voz, ó Jeová! segundo a tua misericórdia. Em primeiro lugar, ele declara que a bondade de Deus era o único fundamento de sua esperança de ser ouvido por ele. Quaisquer que sejam as bênçãos que os santos possam pedir em oração, o argumento inicial deve ser a graça livre e imerecida de Deus. O termo julgamentos (22) da segunda cláusula também não deve ser tomado em um sentido diferente. Como Deus revelou sua bondade em sua palavra, sua palavra é a fonte da qual devemos derivar nossa garantia de sua bondade. O Profeta, então, sensível à necessidade da misericórdia divina, apostou-se diretamente na palavra em que Deus, docemente seduzindo os homens a si mesmo, promete que sua graça estará pronta e aberta a todos. Para que cada um, portanto, possa ser convencido com confiança de que Deus será misericordioso com ele em particular, que ele aprenda com o exemplo do Profeta a pedir a Deus que se mostre como prometeu ser. Alguns expõem a palavra julgamentos de maneira ou costume ; (23) porque, a maneira usual de Deus é lidar graciosamente com todo o seu povo. Eu não rejeitaria completamente essa exposição; mas acho que é duro e estranho ao escopo do texto, enquanto o significado que aduzi sai muito naturalmente. Além disso, ele deseja ser vivificado, testemunhar que mesmo no meio da vida ele está morto, exceto na medida em que é sustentado pelo poder de Deus. E, certamente, todos os que estão devidamente familiarizados com sua própria enfermidade, considerando sua vida como nada, desejam ser acelerados a cada momento. Também é preciso acrescentar que Deus muitas vezes exercia seu servo, para que, por um bom motivo, ele pudesse enviar suas orações, por assim dizer, do sepulcro, para serem restauradas da morte para a vida.

Comentário de John Wesley

Ouve a minha voz segundo a tua benignidade: Senhor, vivifica-me segundo o teu juízo.

Julgamento – De acordo com a tua palavra.

Referências Cruzadas

Salmos 5:2 – Atenta para o meu grito de socorro, meu Rei e meu Deus, pois é a ti que imploro.

Salmos 51:1 – Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões.

Salmos 55:2 – ouve-me e responde-me! Os meus pensamentos me perturbam, e estou atordoado

Salmos 64:1 – Ouve-me, ó Deus, quando faço a minha queixa; protege a minha vida do inimigo ameaçador.

Salmos 69:16 – Responde-me, Senhor, pela bondade do teu amor; por tua grande misericórdia, volta-te para mim.

Salmos 109:21 – Mas tu, Soberano Senhor, intervém em meu favor, por causa do teu nome. Livra-me, pois é sublime o teu amor leal!

Salmos 119:25 – Agora estou prostrado no pó; preserva a minha vida conforme a tua promessa.

Salmos 119:40 – Como anseio pelos teus preceitos! Preserva a minha vida por tua justiça!

Salmos 119:154 – Defende a minha causa e resgata-me; preserva a minha vida conforme a tua promessa.

Salmos 119:156 – Grande é a tua compaixão, Senhor; preserva a minha vida conforme as tuas leis.

Isaías 63:7 – Falarei da bondade do Senhor, dos seus gloriosos feitos, por tudo o que o Senhor fez por nós, sim, de quanto bem ele fez à nação de Israel, conforme a sua compaixão e a grandeza da sua bondade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *