Estudo de Isaías 8:10 – Comentado e Explicado

preparai um plano, e ele malogrará; dai ordens e elas não serão executadas, porque Deus está conosco.
Isaías 8:10

Comentário de Albert Barnes

Se aconselhe – Este é um endereço para as mesmas nações estrangeiras. Refere-se aos projetos que eles formariam para destruir o estado judeu.

Diga a palavra – isto é, dê o comando – de derrubar a nação dos judeus.

Não deve permanecer – Não deve ser realizado.

Pois Deus está conosco – hebraico ‹Para Emanuel. Indica a confiança do profeta em vista da promessa e da promessa. Sua confiança estava lá. Embora os inimigos fossem fortes e poderosos; embora a confederação fosse formidável; contudo, sua simples confiança estava no nome Emanuel! Nisso, ele confiava, apesar de todos os esforços e desígnios violentos dos inimigos de Judá; veja Números 14: 9 :

Somente não vos rebeldes contra o Senhor.

Não temam o povo da terra;

Pois eles são pão para nós;

A defesa deles se afastou deles,

E Jeová está conosco,

Não tenhas medo.

Veja também Salmo 46: 6-7 :

Os pagãos se enfureceram,

Os reinos foram movidos.

Ele pronunciou sua voz, a terra se dissolveu.

Jeová dos exércitos está conosco;

O Deus de Jacó é nosso refúgio.

Comentário de E.W. Bullinger

DEUS está conosco = Hebraico. Immanu-El. Ver Isaías 8: 8 . App-4.

Comentário de John Calvin

10. Tome um conselho. Depois de ter falado das forças dos inimigos, ele agora vem a seus conselhos ; como se ele tivesse dito: “Embora os inimigos possam abundar não apenas em armadura e força, mas em conselho e sabedoria, eles ainda não farão nada”. E esse aviso foi muito necessário; pois muitas vezes desprezamos os inimigos, embora poderosos e bem armados, porque eles querem conselhos e são guiados pela violência cega, e não pela razão. Portanto, ele os avisa que a astúcia dos inimigos, e todas as artes pelas quais eles se esforçam para obter vantagem sobre o povo de Deus, serão, no final, malsucedidos; e, portanto, que eles não conseguirão nada, embora não precisem de nada, e que possam ter uma grande abundância de tudo, de forças, conselhos e desenhos engenhosos. Ele adiciona –

Fale a palavra. Para tornar o significado mais claro, tornei decreto um decreto . Isso se refere à insolência ou é a conclusão da consulta; pois, após deliberação, geralmente se segue um decreto . Ele declara que todas essas coisas desaparecem na fumaça. É, portanto, suficientemente evidente o que o Profeta quer dizer e com que propósito essa passagem deve ser aplicada; pois pode ser considerado um escudo pelo qual podemos afastar todos os terrores dos inimigos, sejam eles excelentes, por um lado, em forças, riqueza, poder, influência e posição; ou, por outro, em sabedoria, conselho, astúcia, sagacidade e invenção, ou, em uma palavra, em insolência. Pois estamos bem armados e muito poderosos, se Deus está conosco ; e, portanto, todos os artifícios ou decretos dos adversários desaparecerão imediatamente.

Pois Deus está conosco. ?? ???? ?? , ( ki Immanu-el 😉 literalmente, para Emanuel . Já explicamos a força desse argumento. (128) Da minha parte, não tenho dúvidas de que ele faz alusão ao nome que ele havia anteriormente dado a Cristo; pois, embora ele queira dizer que Deus assiste seu povo, ainda que a majestade de Deus não seja suficiente para nos apoiar, ele contempla o próprio Deus na pessoa do mediador, em quem sozinho ele prometeu nos ajudar.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 20:1 – Quando vocês forem à guerra contra os seus inimigos e virem cavalos e carros, e um exército maior do que o seu, não tenham medo, pois o Senhor, o seu Deus, que os tirou do Egito, estará com vocês.

Josué 1:5 – Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.

2 Samuel 15:31 – Quando informaram a Davi que Aitofel era um dos conspiradores que apoiavam Absalão, Davi orou: “Ó Senhor, transforma em loucura os conselhos de Aitofel”.

2 Samuel 17:4 – Esse plano pareceu bom a Absalão e a todas as autoridades de Israel.

2 Samuel 17:23 – Vendo Aitofel que o seu conselho não havia sido aceito, selou seu jumento e foi para casa, para a sua cidade natal; pôs seus negócios em ordem, e depois se enforcou. Ele foi sepultado no túmulo de seu pai.

2 Crônicas 13:12 – E vejam bem! Deus está conosco; ele é o nosso chefe. Os sacerdotes dele, com suas cornetas, farão soar o grito de guerra contra vocês. Israelitas, não lutem contra o Senhor, o Deus dos seus antepassados, pois vocês não terão êxito! “

2 Crônicas 33:7 – Ele tomou a imagem esculpida que havia feito e a colocou no templo, do qual Deus tinha dito a Davi e a seu filho Salomão: “Neste templo e em Jerusalém, que escolhi dentre todas as tribos de Israel, porei meu nome para sempre.

Jó 5:12 – Ele frustra os planos dos astutos, para que fracassem as mãos deles.

Salmos 2:1 – Por que se amotinam as nações e os povos tramam em vão?

Salmos 33:10 – O Senhor desfaz os planos das nações e frustra os propósitos dos povos.

Salmos 46:1 – Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.

Salmos 46:7 – O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

Salmos 46:11 – O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

Salmos 83:3 – Com astúcia conspiram contra o teu povo; tramam contra aqueles que são o teu tesouro.

Provérbios 21:30 – Não há sabedoria alguma, nem discernimento algum, nem plano algum que possa opor-se ao Senhor.

Isaías 7:5 – ” ‘Porque a Síria, Efraim e o filho de Remalias têm tramado a sua ruína, dizendo:

Isaías 7:14 – Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel.

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Isaías 41:10 – Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Lamentações 3:37 – Quem poderá falar e fazer acontecer, se o Senhor não o tiver decretado?

Naum 1:9 – O SENHOR acabará com tudo o que vocês planejarem contra ele; a tribulação não precisará vir uma segunda vez.

Mateus 1:23 – “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel” que significa “Deus conosco”.

Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Atos dos Apóstolos 5:38 – Portanto, neste caso eu os aconselho: deixem esses homens em paz e soltem-nos. Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará;

Romanos 8:13 – Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão,

Romanos 8:31 – Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

1 João 4:4 – Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *