Estudo de Isaías 9:15 – Comentado e Explicado

{a cabeça é o ancião e o respeitável, a cauda é o falso profeta}.
Isaías 9:15

Comentário de Albert Barnes

The ancient – The elder; o velho homem.

And honorable – Hebrew, ‹The man of elevated countenance.’ The man of rank and office.

The prophet that teacheth lies – The false prophet. Of those there were many; and probably at this time many in Samaria.

Comentário de John Calvin

15. O antigo e honrado, ele é a cabeça. O que ele havia falado alegoricamente sobre a cabeça e o rabo , explica mais claramente e sem figura. Ele diz que os chefes são os príncipes e nobres que tinham o cargo de assuntos públicos, e estavam à frente da comunidade. A eles, ele adiciona os falsos profetas e diz que eles são feitos pela cauda . Mas ele explica apenas a primeira parte do versículo e não diz nada sobre o ramo e a cana . A razão pela qual ele os omitiu é facilmente explicada. É porque ele pretendia pressionar com mais força os que eram transgressores mais hediondos e que levou outros a cometerem pecado, em conseqüência da influência que obtiveram de sua alta patente. Ele dá aos profetas o nome da cauda , não porque eles foram maus e desprezíveis, como alguns pensam; mas ele pretendia denotar as partes mais baixas de todo o corpo. Pela cabeça ele quer dizer magistrados e juízes, e pela cauda ele quer dizer falsos profetas , porque eles enganam e impõem aos homens por falsidades e hipocrisia, como se ele tivesse comparado um a leões ou ursos e o outro a raposas.

Esta passagem nos adverte que não devemos dormir em nossos pecados, porque a maldade e a devastação abundam em todas as fileiras, e nenhuma classe de homens é sã ou não é infectada; pois quanto mais abundam os vícios, tanto mais a ira de Deus se acende contra os mais altos e os mais baixos. Deveríamos, especialmente nos dias de hoje, em meio à peste de todos os tipos de males, temer que, quando a ira de Deus começar a arder, ela possa consumir tudo, alto e baixo.

Comentário de John Wesley

O antigo e honrado, ele é a cabeça; e o profeta que ensina mentiras, ele é o rabo.

O profeta – cuja destruição ele menciona, não como se fosse um castigo para eles serem privados de tais pessoas, mas em parte para mostrar a extensão da calamidade, para que ela atinja todo tipo de pessoas; e, em parte, derrubar suas vaias presunções de paz e prosperidade, mostrando que aqueles falsos profetas, que alimentaram suas vãs esperanças, pereceriam e suas falsas profecias com eles.

Cauda – A parte mais baixa de todo o povo.

Referências Cruzadas

1 Samuel 9:6 – O servo, contudo, respondeu: “Nesta cidade mora um homem de Deus que é muito respeitado. Tudo o que ele diz acontece. Vamos falar com ele. Talvez ele nos aponte o caminho a seguir”.

1 Reis 13:18 – O profeta idoso respondeu: “Eu também sou profeta como você. E um anjo me disse por ordem do Senhor: ‘Faça-o voltar com você para a sua casa para que coma pão e beba água’ “. Mas ele estava mentindo.

1 Reis 22:22 – ” ‘De que maneira? ’, perguntou o Senhor. “Ele respondeu: ‘Irei e serei um espírito mentiroso na boca de todos os profetas do rei’. “Disse o Senhor: ‘Você conseguirá enganá-lo; vá e engane-o’.

Isaías 3:5 – O povo oprimirá a si mesmo: homem contra homem, cada um contra o seu próximo. O jovem se levantará contra o idoso, o desprezível contra o nobre.

Isaías 5:13 – Portanto, o meu povo vai para o exílio, por falta de conhecimento; a elite morrerá de fome, e as multidões, de sede.

Isaías 28:17 – Farei do juízo a linha de medir e da justiça o fio de prumo; o granizo varrerá o seu falso refúgio, e as águas inundarão o seu abrigo.

Isaías 29:10 – O Senhor trouxe sobre vocês um sono profundo: fechou os olhos de vocês, profetas; cobriu as cabeças de vocês, videntes.

Jeremias 5:31 – Os profetas profetizam mentiras, os sacerdotes governam por sua própria autoridade, e o meu povo gosta dessas coisas. Mas o que vocês farão quando tudo isso chegar ao fim?

Jeremias 14:14 – Então o Senhor me disse: “É mentira o que os profetas estão profetizando em meu nome. Eu não os enviei nem lhes dei ordem nenhuma, nem falei com eles. Eles estão profetizando para vocês falsas visões, adivinhações inúteis e ilusões de suas próprias mentes”.

Jeremias 23:9 – Acerca dos profetas: Meu coração está partido dentro de mim; todos os meus ossos tremem. Sou como um bêbado, como um homem dominado pelo vinho, por causa do Senhor e de suas santas palavras.

Jeremias 23:14 – E entre os profetas de Jerusalém vi algo horrível: Eles cometem adultério e vivem uma mentira. Encorajam os que praticam o mal, para que nenhum deles se converta de sua impiedade. Para mim são todos como Sodoma; o povo de Jerusalém é como Gomorra. “

Jeremias 23:25 – “Ouvi o que dizem os profetas, que profetizam mentiras em meu nome, dizendo: ‘Tive um sonho! Tive um sonho! ’

Jeremias 27:9 – Não ouçam os seus profetas, os seus adivinhos, os seus intérpretes de sonhos, os seus médiuns e os seus feiticeiros, os quais lhes dizem para não se sujeitar ao rei da Babilônia.

Jeremias 27:14 – Não dêem atenção às palavras dos profetas que dizem que vocês não devem sujeitar-se ao rei da Babilônia; estão profetizando mentiras.

Jeremias 28:15 – Disse, pois, o profeta Jeremias ao profeta Hananias: “Escute, Hananias! O Senhor não o enviou, mas assim mesmo você persuadiu esta nação a confiar em mentiras.

Jeremias 29:21 – Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a respeito de Acabe, filho de Colaías, e a respeito de Zedequias, filho de Maaséias, os quais estão profetizando mentiras a vocês em meu nome: “Eu os entregarei nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, e ele os matará diante de vocês.

Ezequiel 13:1 – A palavra do Senhor veio a mim. Disse ele:

Ezequiel 13:19 – Vocês me profanaram no meio de meu povo em troca de uns punhados de cevada e de migalhas de pão. Ao mentirem ao meu povo, que ouve mentiras, vocês mataram aqueles que não deviam ter morrido e pouparam aqueles que não deviam viver.

Ezequiel 13:22 – Por que, mentindo, vocês desencorajaram o justo, contra a minha vontade, e encorajaram os ímpios a não se desviarem dos seus maus caminhos para salvarem as suas vidas,

Oséias 9:8 – O profeta, junto ao meu Deus, é a sentinela que vigia Efraim, contudo, laços o aguardam em todas as suas veredas, e a hostilidade no templo do seu Deus.

Malaquias 2:9 – “Por isso eu fiz que fossem desprezados e humilhados diante de todo o povo, porque vocês não seguem os meus caminhos, mas são parciais quando ensinam a lei. “

Mateus 7:15 – “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.

Mateus 24:24 – Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.

2 Coríntios 11:13 – Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo.

Gálatas 1:8 – Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!

2 Tessalonicenses 2:9 – A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras.

2 Timóteo 4:2 – Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

2 Pedro 2:1 – No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

1 João 4:1 – Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

Apocalipse 19:20 – Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais miraculosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *