Estudo de Isaías 13:9 – Comentado e Explicado

Eis que virá o dia do Senhor, dia implacável, de furor e de cólera ardente, para reduzir a terra a um deserto, e dela exterminar os pecadores.
Isaías 13:9

Comentário de Albert Barnes

O dia do Senhor vem – Veja Isaías 13: 6 .

Cruel – ( ????? ‘akezari^y ). Isso não significa que “Deus” é cruel, mas que o dia do Senhor que estava por vir deveria ser impiedoso e destrutivo para eles. Seria a exibição de “justiça”, mas não de “crueldade”; e a palavra se opõe aqui à misericórdia, e significa que Deus não os pouparia. O efeito seria que os habitantes da Babilônia seriam destruídos.

Raiva feroz – Hebraico, ( ???? ?? ‘aph charôn ) ‹Um brilho ou queima de raiva.’ A frase denota a indignação mais intensa (compare Números 25: 4 ; Números 32:14 ; 1 Samuel 28:18 ).

Deitar a terra desolada – Caldéia, Isaías 13: 5 .

Comentário de Thomas Coke

Isaías 13: 9-12 . Eis que chega o dia do Senhor, etc. – O profeta começa aqui para descrever a própria calamidade que sobrevém aos babilônios, mas em figuras, segundo seus modos, grandiosas e adaptadas para criar uma imagem terrível dessa calamidade. Temos a proposição no nono verso e a descrição dela nos três seguintes. A proposição contém tanto uma confirmação da abordagem do dia do Senhor quanto uma idéia geral de seus atributos tristes. O primeiro está estabelecido nas palavras: Eis que o dia do Senhor vem; em que o profeta faz alusão clara ao sexto verso; e a frase significa, o tempo todo destinado pelos conselhos divinos para o castigo dos babilônios. Ver Jeremias 50:31 . Os atributos deste dia são ferocidade, ira, raiva quente, etc. frases escolhidas para expressar da maneira mais viva a grandeza da calamidade que se aproxima; a primeira e principal causa da qual ele ensina a ser a justiça divina, prestes a se vingar severamente dos babilônios, cujos crimes, aprendemos com este e outros profetas, eram particularmente orgulho e luxo, crueldade e desumanidade, idolatria e superstição e, acima de tudo, seus pecados contra o povo de Deus, sua religião e santuário, e assim contra o próprio Deus. Ver Jeremias 24:10 ; Jeremias 24:10 ; Jeremias 24:10 . A narrativa dos três versículos seguintes é tão construída que, embora a base do discurso seja figurativa, as expressões apropriadas se misturam às metafóricas. No versículo 10, a calamidade a ser trazida aos babilônios é descrita sob a figura de uma tempestade terrível, induzindo uma face das coisas nos céus como o profeta aqui descreve. Veja Isaías 13:13 . Ezequiel 32: 7 e o comentário de Vitringa sobre Apocalipse 6:12 . O significado geral do profeta é que uma calamidade mais severa caia sobre os babilônios, que os privaria de toda luz; isto é, de toda alegria e consolo, bem como das causas deles; e deve enchê-los de tristeza e angústia, e um terrível medo da ira divina derramou do céu sobre eles. Ver Jó 18: 5 . Além disso, que seu estado e governo deveriam ser totalmente subvertidos, sua religião e política inteiramente derrubadas. Isso significa o escurecimento das estrelas, o sol, etc. metáforas que são totalmente explicadas no versículo 11; E visitarei este mundo mau, e sobre esses iníquos, sua iniqüidade, etc. Não podemos deixar de pensar no orgulho de Nabucodonosor e em seu destino notável quando lemos a última parte do 11º versículo. O bispo Warburton observa que o estilo profético parece ser um hieróglifo de fala. Nos hieróglifos tropicais, uma estrela era o símbolo de um rei ou de um deus; e para nos convencer de que o estilo figurativo dos profetas foi derivado daí, devemos notar que eles freqüentemente chamam impérios, reis e nobres, pelos nomes dos luminares celestes, o sol, a lua e as estrelas; seus desastres temporários ou derrotas inteiras por eclipses e extinções e a destruição da nobreza pelas estrelas que caem do céu. Veja Mateus 24:29 . O versículo 12 admite um duplo sentido: primeiro, que haverá um massacre tão grande, que restarão poucos homens que, por isso, se tornarão extremamente preciosos e mais valiosos que o ouro. A segunda, que os medos e persas devem ser tão cruéis e implacáveis, a fim de não serem induzidos por nenhum preço a poupar os babilônios, para que um homem não possa redimir sua vida pelo melhor ouro, o ouro de Ofir. . Vitringa prefere o último sentido, que ele acha que é confirmado pelo versículo 17.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 13: 9-10 . Veja o dia – cruel tanto com ira como com raiva feroz – o Dr. Waterland traduz a cláusula, ferocidade, ira e ira ardente: diversas palavras são amontoadas para significar a extremidade da indignação divina; colocar a terra desolada – hebraico, ????? ????? , para torná-la uma desolação, uma desolação inteira e perpétua, Isaías 13: 19-22 . E ele destruirá seus pecadores – Os habitantes daquela cidade, que persistiram em suas idolatias, opressões e todo tipo de luxo, apesar do fiel testemunho contra suas práticas suportadas por Daniel, Sadraque, Mesaque e Abednego, e outros judeus piedosos, e as advertências solenes dadas pelo próprio Deus a Nabucodonosor, em sonhos e visões repetidas, e na aflição humilhante e angustiante com que aquele monarca foi castigado: ver Daniel 4: 13-33 . Para as estrelas do céu – Aqui a calamidade a ser trazida sobre elas é apresentada “sob a figura de uma tempestade terrível, induzindo uma face das coisas nos céus, como o profeta descreve”. Seria tão doloroso como “privá-los de toda luz, isto é, de toda alegria e consolo, bem como das causas deles, e os encheria de tristeza e angústia, e um terrível medo da ira divina se derramava. adiante do céu sobre eles. ” Ou melhor, o profeta prediz a subversão total de sua república e toda a derrubada de sua religião e política, sob o emblema da extinção ou morte do sol, lua e estrelas e todos os corpos celestes. Pois, como observa o bispo Lowth, os escritores hebreus, “para expressar felicidade, prosperidade, instauração e avanço de estados, reinos e potentados, fazem uso de imagens tiradas das partes mais impressionantes da natureza; dos corpos celestes, do sol, da lua e das estrelas, que eles descrevem como brilhando com maior esplendor e nunca se pondo; a lua se torna como o sol do meridiano, e a luz do sol é aumentada em sete vezes: ver Isaías 30:26 . Novos céus e uma nova terra são criados, e uma era mais brilhante começa. Pelo contrário, a derrubada e destruição de reinos são representadas por imagens opostas; as estrelas estão obscurecidas, a lua retira sua luz e o sol não brilha mais; a terra treme e os céus tremem; e tudo parece tender ao seu caos original. ”

Comentário de Scofield

Dia do Senhor

(Dia de Jeová) vs.

Isaías 2: 10-22 ; Isaías 4: 1-6 ; Isaías 11: 10-13 ; Isaías 13: 9-16 ; Isaías 24: 21-23 ; Isaías 26:20 ; Isaías 26:21 ; Isaías 63: 1-6 ; Isaías 66: 15-24 ; Apocalipse 19: 11-21 .

Comentário de John Calvin

9. Eis que o dia do Senhor virá cruel. Ele repete o que ele havia notado um pouco antes, que embora os habitantes da Babilônia agora estejam à vontade e confiem em sua riqueza, o dia do Senhor está próximo, para aterrorizar aqueles que estão à vontade.

Mas aqui pode ser feita uma pergunta: por que o dia do Senhor é chamado de cruel , uma vez que nada é mais desejável do que ter Deus presente conosco; apenas a presença dele nos faz realmente felizes? Eu respondo, devemos sempre considerar quem são os que são abordados pelo Profeta; pois é costume dos profetas dar várias descrições de Deus correspondentes à diversidade dos ouvintes. Da mesma maneira, Davi também declara que Deus é

misericordioso com o misericordioso, e cruel e severo com o ímpio. ( Salmos 18:25 .)

O que os homens maus poderiam imaginar estar em Deus senão a maior severidade? E, portanto, a menor menção de Deus os enche de terror.

Os piedosos, por outro lado, sempre que o nome de Deus é mencionado, obtêm o maior prazer e alegria de ouvi-lo; para que nada possa ser mais altamente gratificante. Assim, quando os profetas se dirigem aos piedosos, assim que mencionam Deus, eles falam de alegria e alegria, porque os piedosos sentirão que ele é gracioso e misericordioso com eles; mas, quando se dirigem aos ímpios, sustentam o julgamento de Deus e falam de tristeza e luto. Como os piedosos são aplaudidos pela presença de Deus, porque pela fé contemplam a sua bondade; então os ímpios ficam aterrorizados, porque o testemunho de sua consciência reprova e convence-os de que ele vem como um juiz severo. Visto que até os hipócritas fingem que anseiam ansiosamente pelo dia do Senhor, e se gabam de que ele os ajudará, os profetas arrancam deles esse disfarce e mostram que para eles o dia do Senhor será terrível e alarmante. ( Amós 5:18 .)

Isaías aplica a descrição usual a essa profecia, a fim de mostrar mais plenamente o quanto devemos temer a ira de Deus; pois, sendo por natureza lentos, ou um tanto estúpidos, não seríamos fortemente afetados se o Senhor falasse em termos claros sobre seus julgamentos. Como, portanto, um estilo sem adornos seria muito frio, ele inventou novos modos de expressão, para que, por meio deles, ele pudesse sacudir nossa lentidão. Quando ele diz , e dele destruirá os pecadores, significa, pelos pecadores, não todos os homens sem distinção, mas os homens ímpios e iníquos que habitavam Babilônia.

Comentário de John Wesley

Eis que o dia do Senhor vem, cruel, tanto com cólera quanto com ira feroz, para assolar a terra; e ele destruirá dela os pecadores.

Eis que diversas palavras são amontoadas, para indicar o extremo de sua ira.

Referências Cruzadas

Salmos 104:35 – Sejam os pecadores eliminados da terra e deixem de existir os ímpios. Bendiga ao Senhor a minha alma! Aleluia!

Provérbios 2:22 – mas os ímpios serão eliminados da terra, e dela os infiéis serão arrancados.

Isaías 13:15 – Todo o que for capturado será traspassado; todos os que forem apanhados cairão à espada.

Isaías 47:10 – Você confiou em sua impiedade e disse: ‘Ninguém me vê’. Sua sabedoria e conhecimento a enganam quando você diz a si mesma: ‘Somente eu, e mais ninguém além de mim’.

Jeremias 6:22 – Assim diz o Senhor: “Veja! Um exército vem do Norte; uma grande nação está sendo mobilizada desde os confins da terra.

Jeremias 50:40 – Como Deus destruiu Sodoma e Gomorra e as cidades vizinhas”, diz o Senhor, “ninguém mais habitará ali, nenhum homem residirá nela.

Jeremias 51:35 – Que a violência cometida à nossa carne esteja sobre a Babilônia”, dizem os habitantes de Sião. “Que o nosso sangue esteja sobre aqueles que moram na Babilônia”, diz Jerusalém.

Naum 1:2 – O SENHOR é Deus zeloso e vingador! O SENHOR é vingador! Seu furor é terrível! O SENHOR executa vingança contra os seus adversários e manifesta o seu furor contra os seus inimigos.

Naum 1:6 – Quem pode resistir à sua indignação? Quem pode suportar o despertar de sua ira? O seu furor se derrama como fogo, e as rochas se despedaçam diante dele.

Malaquias 4:1 – “Pois certamente vem o dia, ardente como uma fornalha. Todos os arrogantes e todos os malfeitores serão como palha, e aquele dia, que está chegando, ateará fogo neles”, diz o Senhor dos Exércitos. “Nem raiz nem galho algum sobrará.

Apocalipse 17:16 – A besta e os dez chifres que você viu odiarão a prostituta. Eles a levarão à ruína e a deixarão nua, comerão a sua carne e a destruirão com fogo,

Apocalipse 18:8 – Por isso num só dia as suas pragas a alcançarão: morte, tristeza e fome, e o fogo a consumirá, pois poderoso é o Senhor Deus que a julga.

Apocalipse 19:17 – Vi um anjo que estava de pé no sol e que clamava em alta voz a todas as aves que voavam pelo meio do céu: “Venham, reúnam-se para o grande banquete de Deus,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *