Estudo de Isaías 29:10 – Comentado e Explicado

Porque o Senhor espalhou sobre vós um espírito de torpor, fechou vossos olhos e cobriu vossas cabeças.
Isaías 29:10

Comentário de Albert Barnes

Pois o Senhor derramou sobre você – A palavra traduzida ‘derramou’ ( ??? nâsak ) é geralmente referida ao ato de derramar uma libação ou oferta de bebida em adoração Êxodo 30: 9 ; Oséias 9: 4 ; Isaías 30: 1 . Aqui, significa que o Senhor os havia “encharcado” (Septuaginta, pep?t??e pepotike ) com um espírito de estupefação. Isso é traçado a Deus de acordo com o costume usual na Bíblia, pelo qual sua agência providencial é reconhecida em todos os eventos (veja as notas em Isaías 6: 9-10 ). Compare as notas em Romanos 11: 8 ), onde esta passagem é citada na Septuaginta e é aplicada aos judeus na época do apóstolo Paulo.

O espírito do sono profundo – A palavra traduzida como sono profundo é a mesma usada em Gênesis 2:21 , para denotar o sono que Deus trouxe a Adão; e em Gênesis 15:12 , para denotar o sono profundo que caiu sobre Abraão, e quando um horror de grandes trevas caiu sobre ele; e em 1 Samuel 26:12 , para denotar o sono profundo que ocorreu a Saul quando Davi se aproximou e tirou a lança e o cruzeiro de água do seu travesseiro. Aqui significa lentidão espiritual, inatividade, estupidez, que prevaleciam em todo lugar entre as pessoas em relação às coisas da religião.

Os videntes – Aqueles que têm visões, outro nome para os profetas (veja a nota em Isaías 1: 1 ).

Ele cobriu – Ou seja, ele cobriu os olhos deles; ou são todos cegos.

Comentário de John Calvin

10. Porque o Senhor te venceu com o espírito do sono. Com o objetivo de mostrar mais claramente a fonte dessa cegueira, ele a atribui ao julgamento de Deus, que determinou punir dessa maneira a iniquidade do povo. Como lhe pertence dar olhos para ver e iluminar mentes pelo espírito de julgamento e entendimento, somente ele nos priva de toda a luz, quando vê que por um ódio perverso e depravado da verdade, por nossa própria vontade desejo pela escuridão. Consequentemente, quando os homens são cegos, e especialmente em coisas tão claras e óbvias, percebemos seu julgamento justo.

Seus profetas e principais videntes. (266) Ele acrescenta que o povo é privado dessas ajudas e ajudas que deveriam ter dado luz ao entendimento e orientação aos outros. (267) Esse era o ofício dos profetas, a quem ele descreve com esses dois nomes, ?????? , ( nebiim ) e ???? , ( chozim ), “profetas” e “videntes”. Em suma, ele quer dizer não apenas que os homens dotados de razão e compreensão serão privados de bom senso, mas também que seus professores, cujo dever era esclarecer os outros, serão totalmente insensatos para não conhecer o caminho, e , sendo coberto pela escuridão da ignorância, se envergonhará, e estará tão longe de direcionar os outros que eles nem serão capazes de se guiar.

Comentário de John Wesley

Pois o Senhor derramou sobre você o espírito de sono profundo, e fechou os olhos; os profetas e os seus governantes, os videntes que ele cobriu.

Sono morto – Dureza de coração e insensibilidade do seu perigo.

Videntes – Seus magistrados e ministros.

Coberto – Com o véu da ignorância e estupidez.

Referências Cruzadas

1 Samuel 9:9 – ( Antigamente em Israel, quando alguém ia consultar a Deus, dizia: “Vamos ao vidente”, pois o profeta de hoje era chamado vidente. )

1 Samuel 26:12 – Então, Davi apanhou a lança e o jarro que estavam perto da cabeça de Saul, e eles foram embora. Ninguém os viu, ninguém percebeu e ninguém acordou. Estavam todos dormindo, pois um sono pesado vindo do Senhor havia caído sobre eles.

Salmos 69:23 – Escureçam-se os seus olhos para que não consigam ver; faze-lhes tremer o corpo sem parar.

Isaías 3:2 – e também o herói e o guerreiro, o juiz e o profeta, o adivinho e a autoridade,

Isaías 6:9 – Ele disse: “Vá, e diga a este povo: “Estejam sempre ouvindo, mas nunca entendam; estejam sempre vendo, e jamais percebam.

Isaías 29:14 – Por isso uma vez mais deixarei atônito esse povo com maravilha e mais maravilha; a sabedoria dos sábios perecerá, a inteligência dos inteligentes se desvanecerá”.

Isaías 30:10 – Eles dizem aos videntes: “Não tenham mais visões! ” e aos profetas: “Não nos revelem o que é certo! Falem-nos coisas agradáveis, profetizem ilusões.

Isaías 44:18 – Eles nada sabem, nada entendem; seus olhos estão tapados, não conseguem ver, e suas mentes estão fechadas, não conseguem entender.

Jeremias 26:8 – E assim que Jeremias acabou de dizer ao povo tudo o que o Senhor lhe tinha ordenado, os sacerdotes, os profetas e todo o povo o prenderam e disseram: “Você certamente morrerá!

Ezequiel 14:9 – ” ‘E, se o profeta for enganado e levado a proferir uma profecia, eu o Senhor terei enganado aquele profeta, e estenderei o meu braço contra ele e o destruirei, tirando-o do meio de Israel, meu povo.

Amós 7:12 – Depois Amazias disse a Amós: “Vá embora, vidente! Vá profetizar em Judá; vá ganhar lá o seu pão.

Miquéias 3:1 – Então eu disse: “Ouçam, vocês que são chefes de Jacó, governantes da nação de Israel. Vocês deveriam conhecer a justiça!

Miquéias 3:6 – Por tudo isso a noite virá sobre vocês, noite sem visões; haverá trevas, sem adivinhações. O sol se porá para os profetas, e o dia se escurecerá para eles.

Atos dos Apóstolos 28:26 – ‘Vá a este povo e diga: “Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão”.

Romanos 11:8 – como está escrito: “Deus lhes deu um espírito de atordoamento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até o dia de hoje”.

2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

2 Tessalonicenses 2:9 – A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *