Estudo de Isaías 31:3 – Comentado e Explicado

O egípcio é homem e não deus, seus cavalos são carne e não espírito. Quando o Senhor estender a mão, o protetor cambaleará e o protegido cairá. E eles perecerão conjuntamente.
Isaías 31:3

Comentário de Albert Barnes

Agora os egípcios são homens – Eles não são nada além de pessoas; eles não têm poder senão o que as outras pessoas possuem. A idéia aqui é que o caso em que eles procuravam ajuda era indispensável, em que a ajuda “divina” era indispensável e, portanto, eles contavam com a ajuda dos egípcios em vão.

E os cavalos deles carne, e não espírito – Há necessidade, não apenas de força “física”, mas de sabedoria e inteligência, e é em vão procurar isso em meros brutos.

Tanto aquele que ajuda – o Egito, cuja ajuda é buscada.

E aquele que é holpen – Judá, que procurou a ajuda do Egito. Nenhum deles seria capaz de resistir à ira de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Aquele que ajuda (os egípcios) cairá e o holpen (os israelitas) cairá juntos.

Comentário de John Calvin

3. E certamente o egípcio é um homem, e não Deus. Pode-se pensar que Isaías aqui não apresenta nada além do que é comum e além de qualquer dúvida; pois quem jamais imaginou que os egípcios não eram “homens” e deveria ser colocado no lugar de “Deus?” De fato, não há debate sobre esse ponto, e ele é abertamente reconhecido; mas quando se considera necessário reduzi-lo à prática, os homens ficam completamente entediados de apreensão ou permanecem incertos sobre o que antes pareciam conhecer e firmemente acreditar. Exaltam-se a si mesmos e alegam o máximo de si mesmos, como se não acreditassem que são homens e não pensassem que deviam obedecer a Deus. Esta é a razão pela qual as Escrituras advertem com tanta frequência

“Não confiar nos homens, a quem nada pode ser mais vaidoso.” ( Salmos 146: 3. )

“Maldito aquele que confia no homem e confia no braço da carne.” ( Jeremias 17: 5. )

No entanto, vemos príncipes e homens de classe comum inventar e resolver de tal maneira que poderiam estabelecer por cem anos tudo o que conseguissem, sujeitar o céu, o mar e a terra, e regular e dispor tudo de acordo com suas necessidades. vai. Quando percebemos nos homens tanto orgulho e arrogância, não precisamos nos perguntar que o Profeta exclama que “os egípcios são homens, e não Deus”; pois os judeus atribuíam a eles o que deveria ser atribuído a Deus, a defesa e preservação da Igreja, que Deus reivindica somente para si, e não permite que seja dada a outro. Isaías, portanto, indiretamente censura aquele desprezo a Deus e a confiança perversa, pela qual eles são inchados com orgulho.

Aqui vemos como é grande a diferença entre Deus e os homens; pois os homens não têm poder em si mesmos, a não ser o que Deus lhes concedeu. Se estivéssemos pensando sobre a natureza e a excelência do homem, poderíamos apresentar os dons singulares que ele recebeu de Deus; mas quando ele é contrastado com Deus, ele deve ser reduzido a nada; pois nada pode ser atribuído ao homem sem tirá-lo de Deus. E é por essa razão que não podemos concordar com os papistas, quando discutimos sobre a causa da salvação, o livre arbítrio, o valor das obras e os méritos; pois, neste assunto, Deus contrasta com o homem, devemos tirar de Deus tudo o que é atribuído ao homem. Mas eles fazem uma divisão entre o homem e Deus, de modo a atribuir uma parte a Deus e outra parte ao homem; enquanto dizemos, que a causa total e indivisa da salvação deve ser atribuída a Deus, e que nenhuma parte dela pode ser atribuída a outra pessoa sem o detestável sacrilégio. Em uma palavra, vamos aprender que, em tal contraste, nada digno de louvor pode ser deixado para o homem.

E seus cavalos são carne e não espírito. Pela palavra carne, ele quer dizer fraqueza e fragilidade; pois o que há em “carne” senão corrupção? Ele fala de “cavalos”, mas para os egípcios também pertence uma fraqueza da mesma natureza ou de natureza afim; como se ele tivesse dito que eles e todas as suas forças não têm nada sólido ou permanente. Embora os egípcios tivessem uma alma e um corpo, ainda assim, na medida em que eram criaturas e habitavam um tabernáculo frágil, eles deveriam ter uma posição inferior; como se ele tivesse dito, que eles não possuem poder celestial ou espiritual; como é dito também no Salmo,

“Não confie em príncipes; porque o fôlego deles sairá e eles voltarão à sua terra. ”
( Salmos 146: 3. )

No que diz respeito a “cavalos”, a palavra “carne” se aplica a eles com maior propriedade; mas não é maravilhoso que os homens sejam enviados para aprender com a podridão quão frágeis são.

Assim que Jeová esticar o braço. Dessa ameaça, podemos tirar uma doutrina universal, de que essa maldade não passará impune; pois o Senhor não permitirá que os homens com impunidade dêem às criaturas a honra que lhe é devida, nem confie na assistência dos homens com aquela confiança que deve ser depositada somente nele. Ele, portanto, ameaça aqueles que prestam assistência e ocasionam falsa confiança, bem como aqueles que devem usar sua assistência e confiar nela para sua segurança. E se o Senhor não puder suportar essa confiança perversa, no que diz respeito apenas à segurança temporal, quanto menos ele suportará aqueles que, a fim de obter a salvação eterna, planejam várias ajudas de acordo com sua própria imaginação e, assim, elevam o poder de homens, de modo a atribuir a ele o lugar e a autoridade de Deus.

Comentário de John Wesley

Agora os egípcios são homens, e não Deus; e seus cavalos carne, e não espírito. Quando o SENHOR estender a mão, cairá tanto o que ajuda, como o holpen, e todos falharão juntos.

Carne – Fraca e frágil.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 32:30 – Como poderia um só homem perseguir mil, ou dois porem em fuga dez mil, a não ser que a sua Rocha os tivesse vendido, a não ser que o Senhor os tivesse abandonado?

Salmos 9:20 – Infunde-lhes terror, Senhor; saibam as nações que não passam de seres humanos. Pausa

Salmos 33:17 – O cavalo é vã esperança de vitória; apesar da sua grande força, é incapaz de salvar.

Salmos 146:3 – Não confiem em príncipes, em meros mortais, incapazes de salvar.

Isaías 9:17 – Por isso o Senhor não terá nos jovens motivo de alegria, nem terá piedade dos órfãos e das viúvas, pois todos são hipócritas e perversos, e todos falam loucuras. Apesar disso tudo, a ira dele não se desviou; sua mão continua erguida.

Isaías 36:6 – Pois veja! Agora você está confiando no Egito, aquela cana esmagada, que fura a mão de quem nela se apóia! Assim é o faraó, o rei do Egito, para todos os que dele dependem.

Jeremias 15:6 – Você me rejeitou”, diz o Senhor; “Você vive se desviando. Por isso, porei as mãos em você e a destruirei; cansei-me de mostrar compaixão.

Jeremias 37:7 – “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Digam ao rei de Judá, que os mandou para consultar-me: ‘O exército do faraó, que saiu do Egito para vir ajudá-los, retornará à sua própria terra, ao Egito.

Ezequiel 20:33 – Juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que dominarei sobre vocês com mão poderosa e braço forte e com ira que já transbordou.

Ezequiel 28:9 – Será que então você dirá: “Eu sou um deus” na presença daqueles que o matarem? Você será tão-somente um homem, e não um deus, nas mãos daqueles que o abaterem.

Atos dos Apóstolos 12:22 – Eles começaram a gritar: “É voz de deus, e não de homem”.

2 Tessalonicenses 2:4 – Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, a ponto de se assentar no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *