Estudo de Jeremias 2:30 – Comentado e Explicado

Em vão castiguei vossos filhos, nem deram atenção à reprimenda. A espada dizimou vossos profetas qual leão devastador.
Jeremias 2:30

Comentário de Albert Barnes

Sua própria espada desviou seus profetas – Uma alusão provavelmente a Manassés 2 Reis 21:16 . A morte era o destino usual do verdadeiro profeta Neemias 9:26 ; Mateus 23:37 .

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 2:30 . Sua própria espada devorou ??seus profetas Ou seja, “Vocês mataram seus profetas por reprová-los”. Assim, Asa e Joás foram mortos no reinado de Manassés; ver 1 Reis 19: 1 ; 1 Reis 19:10 . Neemias 9:26 e Mateus 23: 34-35 . Houbigant processa a última cláusula: Como um leão destruidor desperdiça sua habitação. E ele começa o próximo versículo: Vede a palavra do Senhor; & c. o que pode ser traduzido, ó desta geração, eis o caso de JEOVÁ. As palavras subsequentes aludem aos murmúrios dos filhos de Israel no deserto. Em vez de, somos senhores, Houbigant lê, partiremos. O significado do hebraico parece ser: “Negamos a autoridade divina; afirmaremos nossa própria independência”.

Comentário de John Calvin

Alguns expõem o início deste versículo como se o significado fosse: que Deus castigou os judeus por causa de sua loucura, porque eles se habituaram a falsidades: mas a última cláusula não corresponde. Portanto, não há dúvida de que Deus aqui se expõe com os judeus, porque ele tentou trazê-los para o caminho certo e os achou totalmente irrecuperáveis. Uma exposição semelhante é encontrada em Isaías,

“Em vão”, ele diz, “eu te castiguei; porque da planta do pé até a coroa da cabeça não há som.
( Isaías 1: 6 )

Ali Deus mostra que ele havia tentado todos os remédios, mas que os judeus, sendo totalmente refratários em seu espírito, eram totalmente incuráveis. Jeremias fala agora sobre o mesmo assunto: e Deus exagera assim a maldade do povo; pois ele testemunha que havia tentado se eles seriam ensinados, não apenas por palavras, mas também por flagelos e castigos, mas que seu trabalho em ambos os casos fora em vão. Ele falou antes de ensinar: “Evite que o seu pé seja descalço e que a garganta não tenha sede”. Os Profetas, então, exortaram os judeus, por ordem de Deus, a descansarem em silêncio. Esse ensinamento foi inútil e infrutífero. Deus agora acrescenta que ele tentou de outra maneira trazê-los de volta à mente correta; mas esse esforço também foi inútil e em vão: em vão te castiguei; pois não recebestes correção

Mas ele fala de crianças, a fim de mostrar que todo o povo era intocável: porque, embora a luxúria ferva mais na juventude, sua obstinação não é tão grande quanto na antiga; como aquele que durante toda a sua vida se endureceu no desprezo a Deus, dificilmente pode ser curado e alterado pela correção; pois a velhice é, em si mesma, sombria e difícil de agradar, e os velhos também pensam que o erro é de certa maneira praticado quando são reprovados; mas quando a insolência e a obstinação dos jovens são tão grandes que rejeitam toda correção, é mais estranho e monstruoso. O Profeta então mostra que não havia nada certo ou certo naquele povo, já que seus próprios filhos recusaram a correção. (62)

Agora percebemos seu objetivo: que, como Deus enviou seus profetas, e como o trabalho deles não serviu de nada, ele agora mostra que não apenas os ouvidos do povo eram surdos a um ensino saudável, mas que eram duros e obstinados. indomável; pois ele tentara corrigi-los com açoites, mas não efetuou nada. Segue-se que a espada deles devorou ??os profetas. Mas não posso terminar agora.

Comentário de E.W. Bullinger

devorou ??seus profetas. Ver 1 Reis 18: 4 , 1 Reis 18:13 ; 2 Reis 21:16 . 2 Crônicas 24:21 . Compare Mateus 23:37 . 11:47 . Atos 7:51 , Atos 7:52 .

Comentário de John Wesley

Em vão feri seus filhos; eles não receberam correção: sua própria espada devorou ??seus profetas, como um leão destruidor.

Filhos – Seus habitantes em todas as cidades são frequentemente chamados de filhos dessa cidade.

Correção – Instrução: embora elas tenham sido corrigidas, ainda assim não serão instruídas.

Sua espada – Você está tão longe de receber instruções que, pela espada, e por outras formas de destruição, matou aqueles que eu enviei para reprová-lo.

Referências Cruzadas

1 Reis 19:10 – Ele respondeu: “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”.

1 Reis 19:14 – Ele respondeu: “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”.

2 Crônicas 24:21 – Mas, alguns conspiraram contra ele e, por ordem do rei, apedrejaram-no até à morte no pátio do templo do Senhor.

2 Crônicas 28:22 – Mesmo nessa época em que passou por tantas dificuldades, o rei Acaz tornou-se ainda mais infiel ao Senhor.

2 Crônicas 36:16 – Mas eles zombaram dos mensageiros de Deus, desprezaram as palavras dele e expuseram ao ridículo os seus profetas, até que a ira do Senhor se levantou contra o seu povo, e já não houve remédio.

Neemias 9:26 – “Mas foram desobedientes e se rebelaram contra ti; deram as costas para a tua Lei. Mataram os teus profetas, que os tinham advertido que se voltassem para ti; e te fizeram ofensas detestáveis.

Isaías 1:5 – Por que continuarão sendo castigados? Por que insistem na revolta? A cabeça toda está ferida, todo o coração está sofrendo.

Isaías 9:13 – Mas o povo não voltou para aquele que os feriu, nem buscou o Senhor dos Exércitos.

Jeremias 5:3 – Senhor, não é fidelidade que os teus olhos procuram? Tu os feriste, mas eles nada sentiram; tu os deixaste esgotados, mas eles recusaram a correção. Endureceram o rosto, mais que a rocha e recusaram arrepender-se.

Jeremias 6:29 – O fole sopra com força para separar o chumbo com o fogo, mas o refino prossegue em vão; os ímpios não são expurgados.

Jeremias 7:28 – Portanto, diga a eles: ‘Esta é uma nação que não obedeceu ao Senhor, ao seu Deus, nem aceitou a correção. A verdade foi destruída e desapareceu dos seus lábios.

Jeremias 26:20 – Outro homem que profetizou em nome do Senhor foi Urias, filho de Semaías, de Quiriate-Jearim. Ele profetizou contra esta cidade e contra esta terra as mesmas coisas anunciadas por Jeremias.

Jeremias 31:18 – “Ouvi claramente Efraim lamentando-se: ‘Tu me disciplinaste como a um bezerro indomado, e fui disciplinado. Traze-me de volta, e voltarei, porque tu és o Senhor, o meu Deus.

Ezequiel 24:13 – ” ‘Ora, a sua impureza é a lascívia. Como eu desejei purificá-la mas você não quis ser purificada de sua impureza, você não voltará a estar limpa, enquanto não se abrandar a minha ira contra você.

Sofonias 3:2 – Não ouve a ninguém, e não aceita correção. Não confia no Senhor, não se aproxima do seu Deus.

Mateus 21:35 – “Os lavradores agarraram seus servos; a um espancaram, a outro mataram e apedrejaram o terceiro.

Mateus 23:29 – “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês edificam os túmulos dos profetas e adornam os monumentos dos justos.

Mateus 23:34 – Por isso, eu lhes estou enviando profetas, sábios e mestres. A uns vocês matarão e crucificarão; a outros açoitarão nas sinagogas de vocês e perseguirão de cidade em cidade.

Marcos 12:2 – Na época da colheita, enviou um servo aos lavradores, para receber deles parte do fruto da vinha.

Lucas 11:47 – “Ai de vocês, porque edificam os túmulos dos profetas, sendo que foram os seus próprios antepassados que os mataram.

Lucas 13:33 – Mas, preciso prosseguir hoje, amanhã e depois de amanhã, pois certamente nenhum profeta deve morrer fora de Jerusalém!

Atos dos Apóstolos 7:52 – Qual dos profetas os seus antepassados não perseguiram? Eles mataram aqueles que prediziam a vinda do Justo, de quem agora vocês se tornaram traidores e assassinos —

1 Tessalonicenses 2:15 – que mataram o Senhor Jesus e os profetas, e também nos perseguiram. Eles desagradam a Deus e são hostis a todos,

Apocalipse 9:20 – O restante da humanidade que não morreu por essas pragas, nem assim se arrependeu das obras das suas mãos; eles não pararam de adorar os demônios e os ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira, ídolos que não podem ver nem ouvir nem andar.

Apocalipse 16:9 – Estes foram queimados pelo forte calor e amaldiçoaram o nome de Deus, que tem domínio sobre estas pragas; contudo se recusaram a se arrepender e a glorificá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *