Estudo de Jeremias 7:28 – Comentado e Explicado

Dir-lhes-ás então: Esta é a nação que não escuta a voz do Senhor, seu Deus, e não aceita suas advertências. A lealdade desapareceu, tendo sido banida de sua boca.
Jeremias 7:28

Comentário de Albert Barnes

Uma nação – A “nação”. Israel ocupa uma posição tão única entre todas as nações que desobedecer a Deus é maravilhoso.

Verdade … – Fidelidade a Deus. Embora eles tenham o nome de Javé freqüentemente nos lábios e jurem por Ele Jeremias 5: 2 , ainda assim, é apenas uma profissão sem prática.

Comentário de Adam Clarke

Nem recebe correção – Eles não lucraram nem por misericórdia nem por julgamento: bênçãos e correções foram igualmente perdidas sobre eles.

Comentário de John Calvin

Deus mostra agora que ele deve agir de uma nova maneira. O primeiro dever dos professores é estabelecer a vontade de Deus, mostrar o que é certo e depois exortar, se o ensino claro não for suficiente. Mas Deus insinua aqui que ele estava sob a necessidade de mudar de atitude, porque eles eram totalmente irreclamados. Então dirás isso como a última coisa; como se ele tivesse dito: “Eu realmente queria tentar, se eles eram capazes de serem aprimorados, e te empreguei para esse fim: depois de ter suportado com eles, sabendo por uma longa provação que seu trabalho é inútil, você dirá para eles: “Eu finalmente desejo a você adeus.” Pois qual é o significado dessas palavras: Esta é uma nação que não ouviu a voz de seu Deus, exceto que o Profeta, após longas provações, sabia que ele não deveria ensiná-las nem exortá-las? Não se deve duvidar, mas que Deus se referiu aos próprios judeus; pois era seu objetivo expor sua perversidade ímpia. Ele ainda confortou seu servo; pois ele sabia que, embora não pudesse fazer bem aos seus ouvintes, seu trabalho era aceitável a Deus e não sem seus frutos: pois a verdade de Deus não é apenas frutífera na salvação dos homens, mas também em sua perdição. ( 2 Coríntios 2:15 .) Deus então mostra que não haveria perda para seu servo, mesmo que os judeus não se arrependessem; pois ele seria seu juiz e denunciaria pela mais alta autoridade sua destruição.

Agora percebemos o desígnio do Espírito Santo, dizendo : Por fim , dirá: Esta é uma nação que não deu ouvidos à voz de seu Deus: pois o Profeta não é convidado aqui a se dirigir aos judeus, mas a pronunciar-se sobre uma sentença, para que o mundo inteiro soubesse quão insignificante e detestável tinha sido sua contumação e quão abominável sua impiedade; pois toda a nação se recusou a ouvir. A palavra nação parece aqui ser tomada em um sentido ruim: é de fato em muitos lugares a ser tomada como “povo”; mas em outros lugares as Escrituras colocam ???? , guim , em oposição ao povo escolhido de Deus. E talvez essa palavra tenha sido usada, para que os judeus saibam que em vão se gloriam em sua própria dignidade. Ele mostra que eles não superavam outras nações, pois eram da mesma classe, uma nação. Esta é uma nação, diz ele, que não deu ouvidos à voz de Jeová, seu Deus (209). Ao dizer isso, ele sem dúvida amplificou o crime deles; pois, como Deus se manifestara claramente aos judeus, eles não podiam fingir ignorância nem pleitear qualquer dúvida a respeito do que os profetas ensinavam. Como então rejeitaram seu próprio Deus, eles se tornaram obviamente mais culpados e abomináveis.

Depois ele acrescenta: Eles não receberam correção, ele aponta a própria fonte de rebelião – eles não estavam dispostos a empreender o jugo. Aqui, então, ele exclui todas aquelas pretensões plausíveis pelas quais os judeus podem esconder sua impiedade, como costumam fazer os hipócritas. Por isso, ele declara que eles eram intocáveis, porque recusaram a correção. A palavra ar ??? , musar , geralmente significa castigo; mas geralmente significa todo tipo de treinamento. Como o assunto aqui está ensinando, o Profeta significa que eles foram voluntariamente cegos, pois não seriam ensinados; Agora, esta é a extremidade da perversidade perversa, isto é, quando os homens se tornam tão degenerados, que se assimilam voluntariamente a animais brutais, rejeitando o jugo de Deus.

Ele então se submete a que a verdade ou a fé pereceram. A palavra ????? , amune, pode ser entendida em dois sentidos. Alguns se referem ao que pertence a Deus, como significando religião ou fé: ou piedade. Mas o Profeta parece entender isso em um sentido mais amplo, como significando o que é sincero; pois eles agiram com perfeição em relação aos homens e também a Deus. A palavra então deve ser entendida simplesmente como significando integridade, como se ele tivesse dito, que nada de verdadeiro ou sincero permaneceu neles, mas que eram tão corruptos que zombaram de Deus e enganaram os homens, e que nada além de dissimulação prevaleceu entre eles. Esse significado é confirmado pelo seguinte, que é cortado da boca deles (210) . Portanto, aprendemos que sua perfídia é condenada porque agiu falsamente; e como o coração deles estava cheio de duplicidade, também a língua deles. Ele sugere, em resumo, que não havia esperança quanto ao arrependimento deles; pois se tivessem prometido cem vezes a Deus ser ensinável e obediente, e demonstrado perante o mundo qualquer aparência de integridade, suas promessas teriam passado para meras falácias e enganos. Ele então acrescenta –

Perdida é a fidelidade, sim, totalmente separada da boca.

Comentário de E.W. Bullinger

a = o.

obedece = ouve .

correção: ou instrução ou disciplina.

verdade = fidelidade ou veracidade.

deles. O Codex da Babilônia diz “seu” .

Comentário de John Wesley

Mas lhes dirás: Esta é uma nação que não obedece à voz do Senhor seu Deus, nem recebe correção; a verdade pereceu e foi cortada da sua boca.

Cortado – Não há como acreditar neles em nada do que dizem.

Referências Cruzadas

Salmos 50:17 – Pois você odeia a minha disciplina e dá as costas às minhas palavras!

Provérbios 1:7 – O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.

Isaías 1:4 – Ah, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade! Raça de malfeitores, filhos dados à corrupção! Abandonaram o Senhor; desprezaram o Santo de Israel e o rejeitaram.

Isaías 59:14 – Assim a justiça retrocede, e a retidão fica à distância, pois a verdade caiu na praça e a honestidade não consegue entrar.

Jeremias 2:30 – “De nada adiantou castigar o seu povo, eles não aceitaram a correção. A sua espada tem destruído os seus profetas como um leão devorador.

Jeremias 5:1 – “Percorram as ruas de Jerusalém, olhem e observem. Procurem em suas praças para ver se podem encontrar alguém que aja com honestidade e que busque a verdade. Então eu perdoarei a cidade.

Jeremias 5:3 – Senhor, não é fidelidade que os teus olhos procuram? Tu os feriste, mas eles nada sentiram; tu os deixaste esgotados, mas eles recusaram a correção. Endureceram o rosto, mais que a rocha e recusaram arrepender-se.

Jeremias 6:8 – Ouça a minha advertência, ó Jerusalém! Do contrário eu me afastarei inteiramente de você e farei de você uma desolação, uma terra desabitada”.

Jeremias 6:29 – O fole sopra com força para separar o chumbo com o fogo, mas o refino prossegue em vão; os ímpios não são expurgados.

Jeremias 9:3 – “A língua deles é como um arco pronto para atirar. É a falsidade, não a verdade, que prevalece nesta terra. Eles vão de um crime a outro; eles não me reconhecem”, declara o Senhor.

Jeremias 32:33 – Voltaram as costas para mim e não o rosto; embora eu os tenha ensinado vez após vez, não quiseram ouvir-me nem aceitaram a correção.

Oséias 4:1 – Israelitas, ouçam a palavra do Senhor, porque o Senhor tem uma acusação contra vocês que vivem nesta terra: “A fidelidade e o amor desapareceram desta terra, como também o conhecimento de Deus.

Miquéias 7:2 – Os piedosos desapareceram do país; não há um justo sequer. Todos estão à espreita para derramar sangue; cada um caça seu irmão com um laço.

Sofonias 3:2 – Não ouve a ninguém, e não aceita correção. Não confia no Senhor, não se aproxima do seu Deus.

Sofonias 3:7 – Eu disse à cidade: Com certeza você me temerá e aceitará correção! Pois, então, a sua habitação não seria eliminada, nem cairiam sobre ela todos os meus castigos. Mas eles ainda estavam ávidos por fazer todo tipo de maldade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *