Estudo de Jeremias 18:11 – Comentado e Explicado

Assim, portanto, dirige-te agora nestes termos à gente de Judá e aos habitantes de Jerusalém: Es o que diz o Senhor: nutro o desígnio de lançar-vos uma desgraça, tenciono um projeto contra vós. Voltai todos, portanto, do mau caminho, emendai vosso proceder e vossos atos.
Jeremias 18:11

Comentário de Albert Barnes

A palavra traduzida como “moldura” é um particípio presente e é a mesma que como substantivo significa “um oleiro”. Deus declara que Ele é tão livre para fazer o que quiser com os judeus quanto o oleiro é livre para moldar como ele fará com o barro.

Crie um dispositivo – “ Estou propondo um propósito”.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 18: 11-12 . Agora, portanto, fale com os homens de Judá – O Senhor agora ordena que seu profeta faça uma aplicação específica da doutrina mais geral que ele havia proferido antes. Assim diz o Senhor: Eis que emolduro o mal contra você ; tenho uma obra sobre a roda que, quando terminar, afetará sua ruína; portanto, é sua sabedoria agora voltar dos seus maus caminhos e tornar boas as suas ações. E eles disseram: Não há esperança – Tu deves trabalhar em vão falando conosco. Andaremos atrás de nossos próprios dispositivos – avançaremos em nosso antigo curso; e todos faremos a imaginação do seu coração maligno – Não se pode supor que eles chamariam a imaginação do seu coração de má; nem o profeta quer dizer que eles realmente se expressaram nessas palavras; mas essa era a linguagem de sua conduta. Eles deram provas evidentes de que estavam determinados a continuar em seus pecados.

Comentário de John Calvin

O Profeta agora está convidado a dirigir seu discurso aos judeus, para que ele aplique a doutrina do arrependimento, à qual ele se referiu; pois uma doutrina geralmente declarada, como é bem conhecido, é menos eficiente. Ele então argumenta aqui, por assim dizer, com força total com sua própria nação: Diga então aos judeus e aos habitantes de Jerusalém , que de fato deveriam ter mostrado o caminho para os outros, mas que eram os piores de todos, volte , ele diz, cada um do seu mau caminho . Aqui Deus mostra que o que ele havia dito antes geralmente se aplicava peculiarmente aos judeus – que ele é reconciliável quando um pecador retorna a ele e que aqueles que desconsideram e desprezam sua bondade não podem escapar impunes.

Voltai , diz ele, cada um do seu mau caminho, e endireita os teus caminhos ; Por quê então? Pois eis que te mando um mal, e penso em ti um pensamento; isto é, “agora a vingança está preparada e está suspensa sobre suas cabeças, a menos que você se entregue no devido tempo; mas se verdadeiramente e de coração se arrepender, estou pronto para recebê-lo. ” Vemos como Deus inclui as duas coisas mencionadas anteriormente: Ele havia dito anteriormente: “Se eu falo contra uma nação e ela se afasta de seus pecados, eu imediatamente me arrependo; mas quando prometo ser pai de uma nação ou reino, não permito que eu e minha recompensa sejam desprezados, o que os homens fazem quando rejeitam o que eu ofereço. ” Mas ele agora diz: Eis que penso (195) etc .; isso se refere à cláusula anterior, as ameaças; e então quando ele acrescenta: Voltai , ele promete perdão; pois, como já foi dito em outros lugares e com frequência, não pode haver exortação ao arrependimento sem esperança de favor, pois Deus não pode ser temido, a menos que haja propiciação com ele, de acordo com o que é dito nos Salmos 130: 4.

Deus então mostra neste versículo que ele estava pronto para receber os judeus se eles se arrependessem; mas se continuassem perversos como costumavam ser, ele não os deixaria impunes, pois pensava no mal para eles. Mas esse pensamento incluía o efeito, a execução, como ele era o oleiro, em cuja mão e poder eles estavam.

Em seguida, o Profeta acrescenta o que mostra o quão desesperada era a impiedade do povo, pois todo o seu trabalho foi em vão. Era de fato uma estupidez monstruosa, quando eles não podiam ficar aterrorizados pelas ameaças de Deus, não seduzidas por suas promessas gentis. Mas o Profeta também pretendia mostrar que Deus tentou todos os meios para restaurar o povo da ruína para a vida e a salvação, mas que todos os meios foram tentados em vão, devido ao caráter irrecuperável do povo. Não posso terminar o assunto hoje; Portanto, devo adiá-lo até amanhã.

Comentário de E.W. Bullinger

homens . Ish hebraico.

Eu marco = trabalho (como o oleiro em Jeremias 18: 3 )

Referências Cruzadas

Gênesis 11:3 – Disseram uns aos outros: “Vamos fazer tijolos e queimá-los bem”. Usavam tijolos em lugar de pedras, e piche em vez de argamassa.

Gênesis 11:7 – Venham, desçamos e confundamos a língua que falam, para que não entendam mais uns aos outros”.

2 Reis 5:5 – O rei da Síria respondeu: “Vá. Eu lhe darei uma carta que você entregará ao rei de Israel”. Então Naamã partiu, levando consigo trezentos e cinqüenta quilos de prata, setenta e dois quilos de ouro e dez mudas de roupas finas.

2 Reis 17:13 – O Senhor advertiu Israel e Judá por meio de todos os seus profetas e videntes: “Desviem-se de seus maus caminhos. Obedeçam às minhas ordenanças e aos meus decretos, de acordo com toda a Lei que ordenei a seus antepassados que obedecessem e que lhes entreguei por meio de meus servos, os profetas”.

2 Reis 22:13 – “Vão consultar o Senhor por mim, pelo povo e por todo Judá acerca do que está escrito neste livro que foi encontrado. A ira do Senhor contra nós deve ser grande, pois nossos antepassados não obedeceram às palavras deste livro, nem agiram de acordo com tudo que nele está escrito a nosso respeito”.

Isaías 1:16 – Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal,

Isaías 5:5 – Pois, eu lhes digo o que vou fazer com a minha vinha: Derrubarei sua cerca para que ela seja tranformada em pasto; derrubarei o seu muro para que seja pisoteada.

Isaías 55:6 – Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.

Jeremias 3:1 – “Se um homem se divorciar de sua mulher, e, se ela, depois de deixá-lo, casar-se com outro homem, poderá o primeiro marido voltar para ela? Não seria a terra totalmente contaminada? Mas você tem se prostituído com muitos amantes e, agora, quer voltar para mim? “, pergunta o Senhor.

Jeremias 3:22 – “Voltem, filhos rebeldes! Eu os curarei da sua rebeldia. “Sim! Nós viremos a ti, pois tu és o Senhor, o nosso Deus.

Jeremias 4:23 – Olhei para a terra e ela era sem forma e vazia; e para os céus, e a sua luz tinha desaparecido.

Jeremias 7:3 – Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Corrijam a sua conduta e as suas ações, eu os farei habitar neste lugar.

Jeremias 11:19 – Eu era como um cordeiro manso levado ao matadouro; não tinha percebido que tramavam contra mim, dizendo: “Destruamos a árvore e a sua seiva, vamos cortá-lo da terra dos viventes para que o seu nome não seja mais lembrado”.

Jeremias 18:18 – Então disseram: “Venham! Façamos planos contra Jeremias, pois não cessará o ensino da lei pelo sacerdote nem o conselho do sábio nem a mensagem do profeta. Venham! Façamos acusações contra ele e não ouçamos nada do que ele disser”.

Jeremias 25:5 – quando disseram: “Converta-se cada um do seu caminho mau e de suas más obras, e vocês permanecerão na terra que o Senhor deu a vocês e aos seus antepassados para sempre.

Jeremias 26:3 – Talvez eles escutem e cada um se converta de sua má conduta. Então eu me arrependerei e não trarei sobre eles a desgraça que estou planejando por causa do mal que eles têm praticado.

Jeremias 26:13 – Agora, corrijam a sua conduta e as suas ações e obedeçam ao Senhor, ao seu Deus. Então o Senhor se arrependerá da desgraça que pronunciou contra vocês.

Jeremias 35:15 – Enviei a vocês, repetidas vezes, todos os meus servos, os profetas. Eles lhes diziam que cada um de vocês deveria converter-se da sua má conduta, corrigir as suas ações e deixar de seguir outros deuses para prestar-lhes culto. Assim, vocês habitariam na terra que dei a vocês e a seus antepassados. Mas vocês não me deram atenção nem me obedeceram.

Jeremias 36:3 – Talvez, quando o povo de Judá souber de cada uma das desgraças que planejo trazer sobre eles, cada um se converta de sua má conduta e eu perdoe a iniqüidade e o pecado deles”.

Jeremias 36:7 – Talvez a súplica deles chegue diante do Senhor, e cada um se converta de sua má conduta, pois é grande o furor anunciado pelo Senhor contra este povo”.

Jeremias 51:11 – “Afiem as flechas, peguem os escudos! O Senhor incitou o espírito dos reis dos medos, porque seu propósito é destruir a Babilônia. O Senhor se vingará, se vingará de seu templo.

Lamentações 3:39 – Como pode um homem reclamar quando é punido por seus pecados?

Ezequiel 13:22 – Por que, mentindo, vocês desencorajaram o justo, contra a minha vontade, e encorajaram os ímpios a não se desviarem dos seus maus caminhos para salvarem as suas vidas,

Ezequiel 18:23 – Teria eu algum prazer na morte do ímpio?, palavra do Soberano Senhor. Pelo contrário, acaso não me agrada vê-lo desviar-se dos seus caminhos e viver?

Ezequiel 18:30 – “Portanto, ó nação de Israel, eu os julgarei, a cada um de acordo com os seus caminhos; palavra do Soberano Senhor. Arrependam-se! Desviem-se de todos os seus males, para que o pecado não cause a queda de vocês.

Miquéias 2:3 – Portanto, assim diz o Senhor: “Estou planejando contra essa gente uma desgraça, da qual vocês não poderão salvar-se. Vocês já não vão andar com arrogância, pois será tempo de desgraça.

Zacarias 1:3 – Por isso diga ao povo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Voltem para mim, e eu me voltarei para vocês’, diz o Senhor dos Exércitos.

Atos dos Apóstolos 26:20 – Preguei em primeiro lugar aos que estavam em Damasco, depois aos que estavam em Jerusalém e em toda a Judéia, e também aos gentios, dizendo que se arrependessem e se voltassem para Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento.

Tiago 4:13 – Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”.

Tiago 5:1 – Ouçam agora vocês, ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a miséria que lhes sobrevirá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *