Estudo de Jeremias 18:20 – Comentado e Explicado

É assim que pagam o bem com o mal? Abrem uma cova para atentar-me contra a vida. Lembrai-vos de que ante vós me apresentei a fim de por eles interceder e deles afastar a vossa cólera.
Jeremias 18:20

Comentário de Albert Barnes

Jeremias vinha trabalhando arduamente para evitar a ruína de seu país, mas os judeus o tratavam como fazendeiros, fazendo algum animal nocivo que desperdiça seus campos e pelo qual cavam armadilhas.

Comentário de Adam Clarke

Eles cavaram uma cova para minha alma – Para minha vida; isso eles desejam tirar.

Parou diante de ti para falar bem por eles – eu era seu intercessor contínuo.

Comentário de John Calvin

O Profeta neste versículo exagera o pecado de seus inimigos, pois eles não apenas eram ferozes contra Deus, mas também esqueciam tudo de humano, e atacavam perversamente o próprio Profeta. A impiedade é realmente mais detestável que a desumanidade, na medida em que Deus está muito acima de todos os mortais; mas a desumanidade tem mais bases, pois é, por assim dizer, mais grosseira e mais evidente. Os ímpios costumam esconder sua perfídia; mas quando eles agem em relação aos homens, aparece imediatamente o que são. Por isso, o Profeta, que tornou conhecida a impiedade de seus inimigos, agora acrescenta que eles, quando julgados pelo julgamento dos homens, eram considerados totalmente intoleráveis, pois renderam uma vergonhosa recompensa a um homem inocente que estava sedento em garantir seus direitos. salvação. Agora entendemos o significado do Profeta.

Embora muitas vezes aconteça que o mal é rendido para o bem, e a ingratidão é um vício comum, a própria natureza detesta a ingratidão; portanto, foi dito que não há lei contra os ingratos, porque a ingratidão parece uma coisa monstruosa. Como então a natureza dita que o mérito merece uma recompensa, e isso deve ser um princípio fixo no coração de todos, o Profeta argumenta de acordo com o senso comum e o julgamento de toda a humanidade.

O mal , ele diz, será processado para o bem? porque cavaram uma cova para a minha alma? (207) e ainda orei por eles, e esforcei-me para afastar a ira de Deus. Desde que me decidi humildemente a orar pela salvação deles, quão grande é a selvageria e a desumanidade deles em me perseguir? Mas, ao ver que era inútil falar com surdos, novamente apelou a Deus como testemunha de sua integridade; Lembre-se , ele diz, que eu estava diante do seu rosto para falar por eles ; como se ele tivesse dito: “Mesmo que a malignidade impeça os homens de serem donos do que sou e de como me conduzi em relação a eles, Deus será para mim uma testemunha suficiente e ficarei satisfeito com seu julgamento”. Em seguida, segue –

O mal não é prestado para o bem?
Pois eles cavaram um buraco para a minha alma.

Ou então, –

Deveria o mal ser traduzido para o bem?
Pois eles cavaram uma cova para mim.

Assim, a “alma” deve ser renderizada aqui e em muitos outros lugares. Existe aqui uma alusão à prática de cavar poços para levar animais selvagens. – Ed.

Comentário de E.W. Bullinger

Deve . . . ? Figura do discurso Erotose. minha alma = eu (enfático). Hebraico. nephesh. App-18.

Referências Cruzadas

Gênesis 18:22 – Os homens partiram dali e foram para Sodoma, mas Abraão permaneceu diante do Senhor.

1 Samuel 24:17 – “Você é mais justo do que eu”, disse ele a Davi. “Você me tratou bem, mas eu o tratei mal. “

Jó 6:27 – Vocês seriam capazes de pôr em sorteio o órfão e de vender um amigo por uma bagatela!

Salmos 7:15 – Quem cava um buraco e o aprofunda cairá nessa armadilha que fez.

Salmos 35:7 – Já que, sem motivo, prepararam contra mim uma armadilha oculta e, sem motivo, abriram uma cova para mim,

Salmos 35:12 – Elas me retribuem o bem com o mal e procuram tirar-me a vida.

Salmos 38:20 – Os que me retribuem o bem com o mal caluniam-me porque é o bem que procuro.

Salmos 57:6 – Preparam armadilhas para os meus pés; fiquei muito abatido. Abriram uma cova no meu caminho, mas foram eles que nela caíram. Pausa

Salmos 106:23 – Por isso, ele ameaçou destruí-los; mas Moisés, seu escolhido, intercedeu diante dele, para evitar que a sua ira os destruísse.

Salmos 109:4 – Em troca da minha amizade eles me acusam, mas eu permaneço em oração.

Salmos 119:95 – Os ímpios estão à espera para destruir-me, mas eu considero os teus testemunhos.

Provérbios 17:13 – Quem retribui o bem com o mal, jamais deixará de ter mal no seu lar.

Provérbios 26:27 – Quem faz uma cova, nela cairá; se alguém rola uma pedra, esta rolará de volta sobre ele.

Eclesiastes 10:8 – Quem cava um poço cairá nele; quem derruba um muro será picado por uma cobra.

Jeremias 7:16 – “Mas a você, Jeremias, não ore por este povo nem faça súplicas ou pedidos em favor dele, nem interceda por ele junto a mim, pois eu não o ouvirei.

Jeremias 11:14 – “E você, Jeremias, não ore em favor desse povo nem ofereça súplica ou petição alguma por eles, porque eu não ouvirei quando clamarem a mim na hora da desgraça. “

Jeremias 14:7 – Embora os nossos pecados nos acusem, age por amor do teu nome, ó Senhor! Nossas infidelidades são muitas; temos pecado contra ti.

Jeremias 14:20 – Senhor, reconhecemos a nossa impiedade e a iniqüidade dos nossos pais; temos de fato pecado contra ti.

Jeremias 15:1 – Então o Senhor me disse: “Ainda que Moisés e Samuel estivessem diante de mim, intercedendo por este povo, eu não lhes mostraria favor. Expulse-os da minha presença! Que saiam!

Jeremias 18:22 – Seja ouvido o grito que vem de suas casas, quando repentinamente trouxeres invasores contra eles; pois cavaram uma cova para me capturarem e esconderam armadilhas para os meus pés.

Ezequiel 22:30 – “Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor da terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nem um só.

Zacarias 3:1 – Depois disso ele me mostrou o sumo sacerdote Josué diante do anjo do Senhor, e Satanás, à sua direita, para acusá-lo.

João 10:32 – mas Jesus lhes disse: “Eu lhes mostrei muitas boas obras da parte do Pai. Por qual delas vocês querem me apedrejar? “

João 15:25 – Mas isto aconteceu para se cumprir o que está escrito na Lei deles: ‘Odiaram-me sem razão’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *