Estudo de Jeremias 27:18 – Comentado e Explicado

Se na verdade são profetas inspirados pelo Senhor, que intercedam junto ao Senhor dos exércitos, a fim de que os objetos que ficaram no templo, no palácio do rei de Judá e em Jerusalém não sejam levados para Babilônia!
Jeremias 27:18

Comentário de John Calvin

Aqui o Profeta ri para desprezar a confiança tola com que os falsos profetas estavam inchados, quando prometeram toda a felicidade no futuro. Ele diz, portanto, que eles não deviam acreditar na prosperidade da qual profetizaram, mas que, pelo contrário, deveriam ter temido um castigo muito grave.

Ele então diz: Se são profetas, interceda com Jeová, para que o que resta ainda não seja tirado de Jerusalém. Eles prometeram o retorno dos navios, que já haviam sido levados para Babilônia; e, no entanto, o que ainda restava no templo e no palácio do rei e em toda a cidade seria removido para a Babilônia. Agora percebemos o desígnio do Profeta; ele compara o futuro com o passado e mostra que esses impostores prometeram tolamente algum estado melhor das coisas, mesmo quando o pesado julgamento de Deus lhes estava iminente; pois a cidade e o templo estavam condenados à ruína inteira. O verbo p , pego, significa encontrar, ir ao encontro, e é tomado metaforicamente no sentido de interceder; pois aquele que conhece alguém como intercessor, de certa maneira restringe o oponente; e as Escrituras usam essa palavra quando falam dos santos como suplicando a Deus; a palavra correta é interceder. (189)

Nesta passagem, aprendemos que essas duas coisas estão unidas – ensinando e orando. Então Deus quer que ele, a quem ele designou professor em sua Igreja, seja assíduo em oração. E assim os apóstolos disseram, quando falaram em nomear diáconos, que não podiam comparecer às mesas; pois eles disseram que estavam suficientemente envolvidos no ensino e mencionaram também orações. ( Atos 6: 2. ) O mesmo também aprendemos neste lugar, onde Jeremias atribui o ofício de interceder aos verdadeiros e fiéis servos de Deus, que conscientemente cumpriram o ofício de ensinar; Se eles são profetas, diz ele, interceda com Jeová, para que os vasos restantes não sejam levados. Notemos ao mesmo tempo a definição que ele dá; pois por isso ele também mostra que devem ser considerados verdadeiros profetas, mesmo aqueles que têm a palavra de Deus, como já descobrimos em outros lugares,

“O Profeta que tem um sonho e que tem a minha palavra verdadeira, deixe que ele diga a minha palavra.” ( Jeremias 23:28 )

Dissemos por essas palavras do Profeta que pode ser determinado quem são eles que merecem ser chamados de profetas, mesmo aqueles que têm a palavra de Deus. Jeremias confirma o mesmo aqui quando diz: Se eles são profetas, e se a palavra de Jeová está com eles Essas duas cláusulas devem ser lidas juntas, pois a segunda é exegética, ou explicativa da primeira. Mas agora não posso terminar o todo; devo, portanto, adiar o resto até amanhã.

Comentário de E.W. Bullinger

Be = existe; ou ele e permanece. Hebraico. yesh. Compare Jeremias 31: 6 , Jeremias 31:16 , Jeremias 31:17 e veja notas em Provérbios 8:21 ; Provérbios 18:24 .

o SENHOR dos Exércitos = Jeová Zebaote. Veja nota em Jeremias 6: 6 . 1 Samuel 1: 3 .

às. Alguns códigos, com três edições impressas anteriores, omitem “at” .

Referências Cruzadas

Gênesis 18:24 – E se houver cinqüenta justos na cidade? Ainda a destruirás e não pouparás o lugar por amor aos cinqüenta justos que nele estão?

Gênesis 20:17 – A seguir Abraão orou a Deus, e Deus curou Abimeleque, sua mulher e suas servas, de forma que puderam novamente ter filhos,

1 Samuel 7:8 – E disseram a Samuel: “Não pare de clamar por nós ao Senhor nosso Deus, para que nos salve das mãos dos filisteus”.

1 Samuel 12:19 – E todo o povo disse a Samuel: “Ore ao Senhor seu Deus em favor dos seus servos, para que não morramos, pois a todos os nossos pecados acrescentamos o mal de pedir um rei”.

1 Samuel 12:23 – E longe de mim esteja pecar contra o Senhor, deixando de orar por vocês. Também lhes ensinarei o caminho que é bom e direito.

1 Reis 18:24 – Então vocês invocarão o nome do seu deus, e eu invocarei o nome do Senhor. O deus que responder por meio do fogo, esse é Deus”. Então todo o povo disse: “O que você disse é bom”.

1 Reis 18:26 – Então pegaram o novilho que lhes foi dado e o prepararam. E clamaram pelo nome de Baal desde a manhã até o meio-dia. “Ó Baal, responde-nos! “, gritavam. E dançavam em volta do altar que haviam feito. Mas não houve nenhuma resposta; ninguém respondeu.

2 Crônicas 32:20 – Por tudo isso o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amoz, clamaram em oração aos céus.

Jó 42:8 – Vão agora até meu servo Jó, levem sete novilhos e sete carneiros, e com eles apresentem holocaustos em favor de vocês mesmos. Meu servo Jó orará por vocês; eu aceitarei a oração dele e não farei com vocês o que vocês merecem pela loucura que cometeram. Vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó”.

Jeremias 7:16 – “Mas a você, Jeremias, não ore por este povo nem faça súplicas ou pedidos em favor dele, nem interceda por ele junto a mim, pois eu não o ouvirei.

Jeremias 15:1 – Então o Senhor me disse: “Ainda que Moisés e Samuel estivessem diante de mim, intercedendo por este povo, eu não lhes mostraria favor. Expulse-os da minha presença! Que saiam!

Jeremias 18:20 – Acaso se paga o bem com o mal? Mas eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que eu compareci diante de ti para interceder em favor deles, para que desviasses deles a tua ira.

Jeremias 42:2 – do profeta Jeremias e lhe disseram: “Por favor, ouça a nossa petição e ore ao Senhor, ao seu Deus, por nós e em favor de todo este remanescente; pois, como você vê, embora fôssemos muitos, agora só restam poucos de nós.

Ezequiel 14:14 – Mesmo que estes três homens — Noé, Daniel e Jó — estivessem nela, por sua retidão eles só poderiam livrar a si mesmos, palavra do Soberano Senhor.

Ezequiel 14:18 – juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, mesmo que aqueles três homens estivessem nela, eles não poderiam livrar seus próprios filhos ou filhas. Somente eles se livrariam.

Ezequiel 22:30 – “Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor da terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nem um só.

Malaquias 1:9 – “E agora, sacerdotes, tentem apaziguar a Deus para que tenha compaixão de nós! Será que com esse tipo de oferta ele os atenderá? “, pergunta o Senhor dos Exércitos.

Tiago 5:16 – Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *