Estudo de Jeremias 33:16 – Comentado e Explicado

Naqueles dias e naqueles tempos viverá Jerusalém em segurança e será chamada Javé-nossa-justiça.
Jeremias 33:16

Comentário de Adam Clarke

E este é o nome com o qual ela será chamada: O Senhor, nossa Justiça – Veja o que foi dito em Jeremias 23: 6 ; (nota), que geralmente deve ser uma passagem estritamente paralela: mas são muito diferentes, e duvido que signifiquem exatamente a mesma coisa. Quanto à nossa tradução aqui, é ignorante e quase ímpia; diz que Jerusalém, pois esse é o antecedente, será chamada O Senhor, nossa Justiça. O pronome ?? lah , que é traduzido para ela, é o afixo masculino, na forma caldaica, que freqüentemente ocorre; e o Dr. Blayney traduz: “E este é a quem Jeová deve chamar nossa justiça”, ou Justificação. Talvez exista uma sensação de que essas palavras sejam muito mais compatíveis com o escopo do local. Eu darei o original, como antes: ????? ???? ?? ???? ??? ??? vezeh asher yikra lah , Jeová tsidkenu : “E aquele que deve chamá-la é o Senhor, nossa justificação;” isto é, a salvação dos judeus ocorrerá quando Jesus Cristo lhes for proclamado como justificador, e eles o receberem como tal.

Em vez de lah , ela ou ele, Calldaice, Vulgata, Caldee e siríaco, leram, lo, menos ambiguamente; e essa leitura é suportada por um ou dois MSS. Essa emenda torna a passagem aqui mais adaptável à de Jeremias 23: 6 ; mas se a tradução acima for admitida, todo o embaraço se foi.

Um dos meus próprios MSS. tem, com os pontos masculinos, e nenhum mapa no; e para tsidkenu tem ?????? tsidkeynu , a forma plural contraída, nossa justiça: mas isso pode ser um erro. As passagens deste e do vigésimo terceiro capítulo não estavam, estou satisfeito, com a intenção de expressar a mesma coisa. Suponho que acima se refira à pregação ou proclamação de Cristo crucificado aos judeus, quando chegará o tempo em que serão incorporados à Igreja Gentia. Dahler traduz isso como fez no cap. 23, que é uma supervisão perfeita: mas as representações parafrasticas são muitas vezes introduzidas por esse estrangeiro instruído.

Comentário de John Calvin

Aqui, o Profeta estende os benefícios do reino a todos os judeus, e mostra quanto era de se esperar daquele reino que ele havia prometido; pois nela seria encontrada perfeita felicidade e segurança. Se isso não tivesse sido acrescentado, o que ouvimos do rei justo pareceria frio e desinteressante; pois às vezes acontece que, por mais que o rei possa exercer justiça e julgamento, ainda assim o povo continua infeliz. Mas o Profeta testemunha aqui que o povo seria de todo modo abençoado e feliz, quando governado pelo rei prometido por vir. Por isso, ele diz: Naqueles dias Judá será salvo. Ele promete salvação aos judeus, embora sob esse nome também estejam incluídos, como costuma ser o caso, as dez tribos. Ele acrescenta Jerusalém, mas , em um sentido semelhante, Jerusalém habitará em segurança, isto é, estará em um estado pacífico. Este modo de falar é retirado de Moisés; pois os Profetas, sempre que falavam das bênçãos de Deus, costumam emprestar sua doutrina daquela fonte. Ele então diz que o povo seria salvo e que estaria em paz e sossego.

Agora pode ser apropriado repetir o que já toquei, – que a salvação mencionada aqui pertence ao reino de Cristo. Se ele estivesse falando de algum governo terreno ou temporal, a salvação também deveria ter sido temporal. Mas como o reino espiritual e celestial de Cristo é o objeto da promessa, a salvação mencionada deve chegar aos céus. Portanto, seus limites são muito mais amplos que o mundo inteiro. Em resumo, a salvação que Jeremias agora profetiza não deve ser confinada aos limites de uma vida que se esvai, nem deve ser buscada neste mundo, onde não tem posição; mas se queremos saber o que é, precisamos aprender a elevar nossos pensamentos para cima e acima do mundo e de tudo que existe aqui. É uma salvação eterna. Enquanto isso, Cristo nos dá um antegozo desta salvação nesta vida, de acordo com o que é dito:

“A piedade tem as promessas do presente também
como da vida futura. “ ( 1 Timóteo 4: 8 )

Mas, como essa promessa deve ser aplicada ao reino de Cristo, não há dúvida, mas é perpétua e deve elevar nossos pensamentos ao próprio céu.

À salvação é adicionada segurança; pois, se os fiéis sempre tivessem medo e tremessem, onde estaria sua salvação? E sabemos que a felicidade trazida a nós por Cristo não pode ser recebida de outra maneira, exceto pela paz, de acordo com o que as Escrituras tantas vezes nos ensinam:

“Tendo sido justificado”, diz Paulo, “temos paz com Deus”.
( Romanos 5: 1. )

E então, quando ele fala no décimo quarto capítulo da mesma Epístola do reino de Deus, ele diz que consiste em alegria e paz; e em outro lugar ele diz,

“Que a paz de Deus, que ultrapassa toda concepção, obtenha a vitória em seus corações.” ( Filipenses 4: 7 )

Portanto, essas coisas estão conectadas, salvação e paz, não que desfrutemos desse estado alegre e pacífico no mundo; pois enganam-se grandemente a si mesmos que sonham com um estado tão quieto aqui, pois temos que travar uma guerra perpétua, até que Deus finalmente nos ajude a fruir um descanso abençoado. Devemos, portanto, lutar e lutar neste mundo. Assim, os fiéis serão sempre expostos a muitos problemas; e, portanto, Cristo lembra seus discípulos: “Em mim tendes paz; mas no mundo “- o que? Dores e problemas. ( João 16:33 )

Agora, então, vemos por que o Profeta uniu segurança ou segurança à salvação, mesmo porque não podemos saber de outra forma que seremos salvos, exceto que estamos plenamente convencidos de que Deus se importa com a nossa salvação, a fim de nos proteger por seu poder, e que sua ajuda estará sempre pronta sempre que necessário.

Ele, em último lugar, acrescenta: E este é o nome pelo qual eles a chamarão: Jeová, nossa justiça. No capítulo 23 ( Jeremias 23: 0 ) esse nome é dado a Cristo, e somente a ele pertence adequadamente; mas aqui é transferido para a Igreja, pois tudo o que pertence à cabeça é tornado comum a todos os membros. Pois, de fato, sabemos que Cristo não tem nada como seu, pois como ele é feito justiça, isso nos pertence, conforme o que Paulo diz:

“Ele é feito para nós justiça, redenção, santificação e sabedoria.”
( 1 Coríntios 1:30 )

Como, então, o Pai conferiu justiça a seu próprio Filho por nossa causa, não é de admirar que o que está em seu poder seja transferido para nós. O que descobrimos no capítulo XXI foi corretamente declarado, pois pertence particularmente a Cristo, que ele é Deus, nossa justiça. Mas, ao participarmos dessa justiça, quando Ele nos admite na participação de todas as bênçãos pelas quais ele é adornado e enriquecido pelo Pai, segue-se, portanto, que isso também pertence a toda a Igreja, mesmo que Deus seja sua justiça. (91) Por isso, é sabiamente dito pelo Profeta que este seria o nome de toda a Igreja, que não poderia ser, exceto se tivesse colocado em Cristo, para que Deus pudesse reinar ali em justiça, pois a justiça de Cristo se estende. a todos os fiéis; e Cristo também habita neles, de modo que eles não são apenas os templos de Cristo, mas, por assim dizer, uma parte dele; e até a própria Igreja é chamada por Paulo de Cristo,

“Como existem”, diz ele, “muitos membros do corpo humano,
assim é Cristo. ” ( 1 Coríntios 12:12 )

Isso não pode ser aplicado a Cristo pessoalmente, mas ele chama a Igreja por uma metonímia, por conta da participação que mencionei.

Comentário de E.W. Bullinger

este é o nome, & c .: ou “isto é o que será proclamado a ela [como seu nome]”.

O Senhor é a nossa justiça. O termo é aqui aplicado à cidade, que foi aplicada ao rei em Jeremias 23: 6 .

Comentário de John Wesley

Naqueles dias Judá será salvo, e Jerusalém habitará em segurança; e este é o nome com o qual ela será chamada: O SENHOR, nossa justiça.

Salvo – é opinião de alguns que uma salvação e segurança espirituais são prometidas sob essas expressões, mas pelos melhores e melhores intérpretes, uma salvação temporal. Isso era típico daquela salvação espiritual e eterna que é prometida ao verdadeiro Israel de Deus; como o descanso em Canaã tipificava o descanso que resta para o povo de Deus.

O Senhor, nossa justiça – Não existe esse nome em lugar algum, dado à igreja judaica ou cristã, como o Senhor, nossa justiça, mas a importância total desse nome é falada em Cristo, Isaías 45:23 , ao qual o texto é aplicado Cristo, Romanos 14:11 ; Filipenses 2:10 .

Referências Cruzadas

Deuteronômio 33:12 – A respeito de Benjamim disse: “Que o amado do Senhor descanse nele em segurança, pois ele o protege o tempo inteiro, e aquele a quem o Senhor ama descansa nos seus braços”.  

Deuteronômio 33:28 – Somente Israel viverá em segurança; a fonte de Jacó está segura numa terra de trigo e de vinho novo, onde os céus gotejam orvalho.

Isaías 45:17 – Mas Israel será salvo pelo Senhor com uma salvação eterna; vocês jamais serão envergonhados ou constrangidos, por toda a eternidade.

Isaías 45:22 – “Voltem-se para mim e sejam salvos, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro.

Isaías 45:24 – Dirão a meu respeito: ‘Somente no Senhor estão a justiça e a força’. ” Todos os que o odeiam virão a ele e serão envergonhados.

Jeremias 23:6 – Em seus dias Judá será salva, Israel viverá em segurança, e este é o nome pelo qual será chamado: O Senhor é a Nossa Justiça.

Jeremias 32:37 – “Certamente eu os reunirei de todas as terras para onde os dispersei na minha ardente ira e no meu grande furor; eu os trarei de volta a este lugar e permitirei que vivam em segurança.

Ezequiel 28:26 – Eles viverão ali em segurança, construirão casas e plantarão vinhas; viverão em segurança quando eu castigar todos os seus vizinhos que lhes fizeram mal. Então eles saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus’ “.

Ezequiel 34:25 – ” ‘Farei uma aliança de paz com elas e deixarei a terra livre de animais selvagens para que possam, com segurança, viver no deserto e dormir nas florestas.

Ezequiel 38:8 – Depois de muitos dias você será chamado às armas. Em anos futuros você invadirá uma terra que se recuperou da guerra, cujo povo foi reunido dentre muitas nações nos montes de Israel, os quais por muito tempo estiveram arrasados. Foram trazidos das nações, e agora todos eles vivem em segurança.

Romanos 11:26 – E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: “Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade.

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Filipenses 3:9 – e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *