Estudo de Jeremias 42:2 – Comentado e Explicado

dizer ao profeta Jeremias: Ouve a nossa súplica, e intercede por nós, junto ao Senhor, em favor do que resta de nós. De muitos que éramos, bem podes ver a quão poucos fomos reduzidos.
Jeremias 42:2

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 42: 2-3 . Ore por nós, etc. – É o método constante dos hipócritas fingir uma submissão absoluta à vontade de Deus, até que essa vontade contrarie suas inclinações ou interesses. Lowth.

Comentário de John Calvin

Acrescenta-se que eles disseram, como se estivessem prontos para obedecer: Que nossa oração caia diante de ti. Isso, como dissemos, quando dirigido a Deus, é uma evidência de humildade; mas é aplicado aqui ao homem; e quando os hebreus fazem um pedido humilde, dizem: “Que minha oração caia diante de ti”, isto é, ouça o que peço humildemente e humildemente. Orem, disseram eles, a Jeová, teu Deus por nós. Eles o chamavam de Deus de Jeremias, não que pretendessem se eximir de sua autoridade; eles não quiseram dizer que estavam alienados de Deus; mas dessa maneira exaltaram Jeremias e o reconheceram como o verdadeiro e legítimo profeta de Deus. Em suma, esse ditado refere-se ao ofício profético, como se eles tivessem dito, que Jeremias até então havia confirmado sua vocação, de modo que era claramente evidente que ele havia sido enviado de cima.

Vimos, portanto, por que eles chamaram Jeová de Deus de Jeremias, não como se tivessem rejeitado a Deus, e como se ele não fosse o Deus deles em comum com Jeremias, mas permitiram que o Profeta possuísse uma honra maior e que sua fidelidade e integridade estavam além da controvérsia.

Mas essa admissão recuou justamente em sua própria cabeça; porque, se Jeremias era o profeta de Deus, por que eles não o obedeceram instantaneamente, depois de saberem o que ele fielmente lhes disse que havia recebido de Deus? e por que eles insolente e ferozmente resistiram a ele e o acusaram de falsidade? A própria admissão deles não era sincera, mas uma lisonja falaciosa, como é o caso de todos os hipócritas, que nunca falam com sinceridade e verdade.

Depois, acrescentaram: Ore por todo esse remanescente, pois nos resta, alguns dentre muitos. Isso acrescentaram para produzir piedade, a fim de obter mais facilmente de Jeremias o que pediram; nem foi tão difícil; mas, como se sentiam conscientes do mal, procuraram o favor do Profeta pelas lisonjas. Se tivessem perguntado sem disfarce, sabiam que ele estava disposto a procurar o bem-estar do povo; mas, como tinham uma mente dupla, colocaram diante dele seu estado miserável, o que poderia; despertaram ainda mais o Profeta para fazer intercessão a Deus por eles. E por essa razão eles acrescentaram, como teus olhos nos veem, e colocaram diante dele esse triste espetáculo, para criar simpatia no Profeta. E então segue: E que o Senhor teu Deus nos mostre o caminho em que devemos andar. Eles agora explicaram mais claramente por que desejavam que a oração fosse feita por eles, para que Deus pudesse responder e mostrar o que ele queria que eles fizessem.

Comentário de E.W. Bullinger

teus. Uma leitura especial especial, chamada Sevir (App-34), lê “our” , como em Jeremias 42:20 .

um pouco. Referência ao Pentateuco ( Levítico 26:22 ).

as = de acordo com.

Referências Cruzadas

Exodo 8:28 – Disse o faraó: “Eu os deixarei ir e oferecer sacrifícios ao Senhor seu Deus no deserto, mas não se afastem muito e orem por mim também”.

Exodo 9:28 – Orem ao Senhor! Os trovões de Deus e o granizo já são demais. Eu os deixarei ir; não precisam mais ficar aqui”.

Levítico 26:22 – Mandarei contra vocês animais selvagens que matarão os seus filhos, acabarei com os seus rebanhos e reduzirei vocês a tão poucos que os seus caminhos ficarão desertos.

Deuteronômio 4:27 – O Senhor os espalhará entre os povos, e restarão apenas alguns de vocês entre as nações às quais o Senhor os levará.

Deuteronômio 28:62 – Vocês, que no passado foram tantos quanto as estrelas do céu, ficarão reduzidos a um pequeno número, porque não obedeceram ao Senhor, ao seu Deus.

1 Samuel 7:8 – E disseram a Samuel: “Não pare de clamar por nós ao Senhor nosso Deus, para que nos salve das mãos dos filisteus”.

1 Samuel 12:19 – E todo o povo disse a Samuel: “Ore ao Senhor seu Deus em favor dos seus servos, para que não morramos, pois a todos os nossos pecados acrescentamos o mal de pedir um rei”.

1 Samuel 12:23 – E longe de mim esteja pecar contra o Senhor, deixando de orar por vocês. Também lhes ensinarei o caminho que é bom e direito.

1 Reis 13:6 – Então o rei disse ao homem de Deus: “Interceda junto ao Senhor, o seu Deus, e ore por mim para que meu braço se recupere”. O homem de Deus intercedeu junto ao Senhor, e o braço do rei recuperou-se e voltou ao normal.

Isaías 1:9 – Se o Senhor dos Exércitos não tivesse poupado alguns de nós, já estaríamos como Sodoma e semelhantes a Gomorra.

Isaías 1:15 – Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue!

Isaías 37:4 – Talvez o Senhor, o seu Deus, ouça as palavras do comandante de campo, a quem o seu senhor, o rei da Assíria, enviou para zombar do Deus vivo. E que o Senhor, o seu Deus, o repreenda pelas palavras que ouviu. Portanto, ore pelo remanescente que ainda sobrevive”.

Jeremias 17:15 – Há os que vivem me dizendo: “Onde está a palavra do Senhor? Que ela se cumpra! “

Jeremias 21:2 – “Consulte agora o Senhor por nós porque Nabucodonosor, rei da Babilônia, está nos atacando. Talvez o Senhor faça por nós uma de suas maravilhas e, assim, ele se retire de nós”.

Jeremias 36:7 – Talvez a súplica deles chegue diante do Senhor, e cada um se converta de sua má conduta, pois é grande o furor anunciado pelo Senhor contra este povo”.

Jeremias 37:3 – O rei Zedequias, porém, mandou Jucal, filho de Selemias, e o sacerdote Sofonias, filho de Maaséias, ao profeta Jeremias com esta mensagem: “Ore ao Senhor, ao nosso Deus, em nosso favor”.

Jeremias 37:20 – Mas, agora, ó rei, meu senhor, escuta-me, por favor. Permita-me apresentar-te a minha súplica: Não me mandes de volta à casa de Jônatas, o secretário, para que eu não morra ali”.

Lamentações 1:1 – Como está deserta a cidade, antes tão cheia de gente! Como se parece com uma viúva, a que antes era grandiosa entre as nações! A que era a princesa das províncias agora tornou-se uma escrava.

Ezequiel 5:3 – Mas apanhe umas poucas mechas de cabelo e esconda-as nas dobras de sua roupa.

Ezequiel 12:16 – Mas pouparei uns poucos deles da espada, da fome e da peste para que, nas nações aonde forem, contem todas as suas práticas repugnantes. Então saberão que eu sou o Senhor”.

Zacarias 13:8 – Na terra toda, dois terços serão ceifados e morrerão; todavia a terça parte permanecerá”, diz o Senhor.

Mateus 24:22 – Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados.

Atos dos Apóstolos 8:24 – Simão, porém, respondeu: “Orem vocês ao Senhor por mim, para que não me aconteça nada do que vocês disseram”.

Tiago 5:16 – Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *