Estudo de Jeremias 42:11 – Comentado e Explicado

Não tenhais receio do rei de Babilônia que tanto temeis! Não o temais – oráculo do Senhor -, porque estou convosco para salvar-vos e livrar-vos de suas mãos.
Jeremias 42:11

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 42: 11-12 . Não tenha medo do rei da Babilônia – Como se ele tivesse dito, eu sei do que você tem medo; você teme que o rei da Babilônia envie uma força contra você e o expulse totalmente, porque uma de sua nação matou seu vice-rei Gedalias; mas não permita que sua paixão de medo se levante muito por causa disso e faça você fugir para o Egito. Pois eu estou com você para salvá-lo – pois você terá minha presença com você, para libertá-lo e preservá-lo, para que Nabucodonosor não tenha inclinação nem poder para prejudicar você. Mostrarei misericórdia a você para que ele tenha misericórdia, etc. – Estamos confiados a Deus por toda a compaixão e bondade que encontramos dos homens; embora possamos receber o bem de suas mãos, é Deus quem inclina seus corações para fazê-lo. E fazer com que você retorne à sua própria terra – A misericórdia que Deus aqui promete a esses homens é que o rei da Babilônia lhes dê liberdade para ir cada um à sua própria herança; pois atualmente eles foram banidos por seus próprios medos de suas próprias casas e propriedades, embora não de seu próprio país.

Comentário de John Calvin

O Profeta evita a dúvida que pode ter entristecido ou agitado a mente do povo. Deveriam, de fato, recorrer à promessa de Deus; mas era difícil ficar sem dúvidas em um estado de coisas tão incertas e confusas; pois o rei da Babilônia, como foi afirmado, ficou gravemente ofendido quando o governador da terra foi morto. O rei havia recebido errado do povo, e o calor da guerra desde a vitória tardia não havia esfriado. Eles então temiam justamente, estar conscientes do mal que havia sido feito; e então eles tinham a ver com um inimigo orgulhoso e cruel. Deus, portanto, removeu deles essa dúvida; e, assim, ele confirmou o cuidado paterno que demonstrara em relação a eles, gentilmente libertando-os de todo medo e removendo todo terreno de terror.

Embora Nabucodonosor tivesse sido ofendido e pudesse vingar o mal feito a ele, Deus prometeu impedir isso e declarou que não o permitiria fazer mal aos judeus. “Você teme”, ele diz, “Nabucodonosor, mas deixa de fazê-lo; deixe esse medo ser descartado, pois ele não irá machucá-lo. E a razão é acrescentada: porque estou com você para salvá-lo e libertá-lo da mão dele. Aqui ele pediu aos judeus que tivessem boa esperança, porque, contando com a proteção dele, estariam seguros: pois não há mais nenhum razão para duvidar, quando Deus declara que ficará do nosso lado. Pois se ele é nosso, podemos estar confiantes, como Davi estava, quando disse:

“Não temerei o que o homem possa fazer comigo; para tu, Deus “
ele diz: “arte comigo;”

e também,

“Não sentirei medo, apesar de os anfitriões me cercarem muitas vezes.”
( Salmos 23: 4 ; Salmos 27: 3 )

Devemos então nos sentir totalmente seguros de que a ajuda de Deus está acima da de todas as criaturas. Assim, se o mundo inteiro se levantasse contra nós, poderíamos, a partir de um local seguro, desprezar todas as tentativas, forças e preparativos com indiferença. Esta é então a soma do que é dito aqui; e é de acordo com o que Cristo diz,

“Meu pai, que me deu você , é maior que tudo.”
( João 10:29 )

Se houvesse então um grão de fé nos judeus, eles teriam se apegado a essa promessa; e então, se a tivessem segurado com tenacidade, como se fosse uma prancha em um naufrágio, isso os levaria a salvo até o porto. Deveria, então, ser suficiente afastar todos os cuidados, afastar todos os medos e pôr em fuga toda a desconfiança, quando Deus promete ficar do nosso lado. Eu estou, ele diz, com você para salvá-lo, e ele acrescenta, para libertá-lo. Ele expressa a maneira e a maneira de salvá-los; pois eles ainda poderiam se opor e dizer: “Qual será essa salvação? pois Nabucodonosor é como um leão furioso; como então podemos ser salvos, uma vez que não podemos pensar de outra maneira senão que ele ficará enfurecido contra nós? ” A isso, Deus responde, apontando a maneira, pois ele os livrará de suas mãos.

Comentário de E.W. Bullinger

diz o SENHOR = é o oráculo de Jeová.

Eu estou contigo. Veja a estrutura acima.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 20:4 – pois o Senhor, o seu Deus, os acompanhará e lutará por vocês contra os inimigos, para lhes dar a vitória”.

Josué 1:5 – Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.

Josué 1:9 – Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

2 Reis 25:26 – Então todo o povo, desde as crianças até os velhos, juntamente com os líderes do exército, fugiram para o Egito, com medo dos babilônios.

2 Crônicas 32:7 – “Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem se desanimem por causa do rei da Assíria e do enorme exército que está com ele, pois conosco está um poder maior do que o que está com ele.

Salmos 46:7 – O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

Salmos 46:11 – O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

Isaías 8:8 – e inundarão Judá cobrindo tudo até o pescoço. Seus braços abertos se espalharão por toda a tua terra, ó Emanuel! “

Isaías 41:10 – Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Isaías 43:2 – Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas.

Isaías 43:5 – Não tenha medo, pois eu estou com você, do oriente trarei seus filhos e do ocidente ajuntarei você.

Jeremias 1:19 – Eles lutarão contra você, mas não o vencerão, pois eu estou com você e o protegerei”, diz o Senhor.

Jeremias 15:20 – Eu farei de você uma muralha de bronze fortificada diante deste povo; lutarão contra você, mas não o vencerão, pois estou com você para resgatá-lo e salvá-lo”, declara o Senhor.

Jeremias 27:12 – Entreguei a mesma mensagem a Zedequias, rei de Judá, dizendo-lhe: Coloquem o pescoço sob o jugo do rei da Babilônia, sujeitem-se a ele e ao seu povo, e vocês viverão.

Jeremias 27:17 – Não os ouçam. Sujeitem-se ao rei da Babilônia, e vocês viverão. Por que deveria esta cidade ficar em ruínas?

Jeremias 41:18 – Queriam escapar dos babilônios. Estavam com medo porque Ismael, filho de Netanias, tinha matado Gedalias, filho de Aicam, a quem o rei da Babilônia nomeara governador de Judá.

Mateus 10:28 – Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.

Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Atos dos Apóstolos 18:10 – pois estou com você, e ninguém vai lhe fazer mal ou feri-lo, porque tenho muita gente nesta cidade”.

Romanos 8:31 – Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

2 Timóteo 4:17 – Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada, e todos os gentios a ouvissem. E eu fui libertado da boca do leão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *