Estudo de Ezequiel 36:31 – Comentado e Explicado

Então, lembrando-vos de vosso perverso proceder e de vossas ignóbeis ações, vos desgostareis de vós mesmos, por causa das vossas iniqüidades e de vossas abominações.
Ezequiel 36:31

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 36: 31-32 . Então lembre-se de seus próprios maus caminhos – Reflita seriamente sobre seus pecados anteriores. E odiarão a si mesmos aos seus próprios olhos – Com santa vergonha e confusão de rosto, vendo como repugnantes vocês se fizeram diante de Deus; por suas iniqüidades e por suas abominações – Convencendo-se de que elas não tinham desculpa. Aqui vemos qual é o incentivo mais poderoso para um arrependimento evangélico, a saber, um senso justo da misericórdia e graça de Deus para conosco. Quanto mais vemos sua prontidão para nos receber em favor de nosso arrependimento, mais razões veremos que temos que ter vergonha de nós mesmos que devemos pecar contra tanto amor. Esse coração é duro, de fato, que não será assim derretido: veja notas em Ezequiel 6: 9 ; Ezequiel 16:61 . Não é por você que eu faço isso, seja do seu conhecimento – Aqui é repetido o que é dito Ezequiel 36:22 , com o objetivo de verificar toda presunção vã nos judeus, e confiança em seu próprio mérito; uma falha a que eles têm sido muito propensos a todas as idades.

Comentário de Adam Clarke

Então lembrareis os vossos próprios caminhos maus – Jamais esquecereis que outrora eras escravos do pecado e vendidos sob o pecado; filhos do iníquo; herdeiros de todas as maldições de Deus, sem esperança além do inferno. Essas pessoas limpas nunca esquecem o horrível poço e a argila escura da qual foram trazidos. E eles podem se orgulhar? Não; eles se detestam à sua própria vista. Eles nunca se perdoam por terem pecado contra um Deus tão bom e por amarem um Salvador. E eles podem subestimá-Lo pelo sangue de quem foram comprados e pelo sangue de quem foram purificados? Não! Isso é impossível: agora eles vêem Jesus como deveriam vê-lo; eles o vêem em seu esplendor, porque o sentem em sua vitória e triunfam sobre o pecado. Para aqueles que acreditam que ele é precioso, e ele nunca foi tão precioso como agora. Quanto a eles não precisarem dele quando assim salvos de seus pecados, podemos dizer também que, logo que a criação não precise da mão sustentadora de Deus, porque as obras estão terminadas! Aprenda isto, que, como requer o mesmo poder para sustentar a criação como para produzi-la, também exige que o mesmo Jesus que limpou se mantenha limpo. Eles sentem que é somente através de sua contínua habitação que eles são santificados, felizes e úteis. Se ele os deixasse, a escuridão original e o reino da morte seriam restaurados em breve.

Comentário de E.W. Bullinger

lembrareis. Veja Ezequiel 6: 9 ; Ezequiel 16: 61-63 ; Ezequiel 20:43 .

mal . Hebraico. ra a “. App-44.

iniqüidades. Hebraico. “raa , App-44.

abominações: ie idolatria.

Referências Cruzadas

Levítico 26:39 – Os que sobreviverem apodrecerão na terra do inimigo por causa dos seus pecados, e também por causa dos pecados dos seus antepassados.

Esdras 9:6 – e orei: Meu Deus, estou por demais envergonhado e humilhado para levantar o rosto diante de ti, meu Deus, porque os nossos pecados cobrem as nossas cabeças e a nossa culpa sobe até aos céus.

Neemias 9:26 – “Mas foram desobedientes e se rebelaram contra ti; deram as costas para a tua Lei. Mataram os teus profetas, que os tinham advertido que se voltassem para ti; e te fizeram ofensas detestáveis.

Jó 42:6 – Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza”.

Isaías 6:5 – Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! “

Isaías 64:6 – Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe.

Jeremias 31:18 – “Ouvi claramente Efraim lamentando-se: ‘Tu me disciplinaste como a um bezerro indomado, e fui disciplinado. Traze-me de volta, e voltarei, porque tu és o Senhor, o meu Deus.

Ezequiel 6:9 – Ali, nas nações para onde vocês tiverem sido levados cativos, aqueles que escaparem se lembrarão de mim; lembrarão de como fui entristecido por seus corações adúlteros, que se desviaram de mim, e, por seus olhos, que cobiçaram os seus ídolos. Terão nojo de si mesmos por causa do mal que fizeram e por causa de todas as suas práticas repugnantes.

Ezequiel 16:61 – Então você se lembrará dos seus caminhos e se envergonhará quando receber suas irmãs, tanto a que é mais velha que você como a que é mais nova. Eu as darei a você como filhas, não porém com base em minha aliança com você.

Ezequiel 20:43 – Ali vocês se lembrarão da conduta que tiveram e de todas as ações pelas quais vocês se contaminaram, e terão nojo de si mesmos por causa de todo mal que vocês fizeram.

Daniel 9:4 – Orei ao Senhor, ao meu Deus, e confessei: “Ó Senhor, Deus grande e temível, que mantém a sua aliança de amor com todos aqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos,

Zacarias 12:10 – E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.

Lucas 18:13 – “Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’.

Romanos 6:21 – Que fruto colheram então das coisas das quais agora vocês se envergonham? O fim delas é a morte!

2 Coríntios 7:10 – Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que desculpas, que indignação, que temor, que saudade, que preocupação, que desejo de ver a justiça feita! Em tudo vocês se mostraram inocentes a esse respeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *