Estudo de Amós 9:8 – Comentado e Explicado

Eis que os olhos do Senhor Javé estão fixos no reino pecador: eu o farei desaparecer da face da terra, mas não destruirei completamente a casa de Jacó – oráculo do Senhor.
Amós 9:8

Comentário de Albert Barnes

Eis que os olhos do Senhor estão sobre o reino pecaminoso – O reino pecaminoso pode significar cada “reino pecaminoso”, como Paulo diz, Deus “prestará a cada homem segundo suas obras – àqueles que não obedecem à verdade, mas obedecem à injustiça tribulação e angústia sobre toda alma do homem que pratica o mal, primeiro do judeu e também dos gentios ” Romanos 2: 6-9 . Seus “olhos” estão “no reino pecaminoso”, seja qual for ou onde quer que seja, e também em Israel também: “e eu o destruirei da face da terra”. Nesse caso, a ênfase estaria no “não destruirei” totalmente “”. Deus destruiria reinos pecaminosos, mas Israel, embora pecaminoso, não destruiria “completamente”, mas deixaria um remanescente, como tantas vezes prometera. No entanto, talvez, e mais provavelmente, o contraste esteja entre “o reino” e “a casa de Israel. O reino “, fundado no pecado, ligado inseparavelmente ao pecado”, diz Deus, “destruirei da face da terra” e cessou para sempre. Somente no reino, Ele diz: “Não destruirei totalmente a casa de Jacó”, a quem foram as promessas e a cuja semente, quem quer que fosse o verdadeiro Israel, essas promessas devem ser cumpridas. Então ele explica;

Comentário de Joseph Benson

Amós 9: 8-10 . Os olhos do Senhor estão sobre o reino pecaminoso – Veja Amós 9: 4 . Economizando que não destruirei completamente a casa de Jacó – Deus ainda promete preservar um remanescente no meio de seus julgamentos mais pesados, para que ele cumpra as promessas feitas a seus pais. Eis que peneirarei a casa de Israel entre todas as nações – misturarei ou espalharei os israelitas entre outras nações, assim como grãos bons e ruins são misturados em uma peneira; mas assim o ordenará, para que nenhum grão bom se perca ou caia no chão. Embora os bons estejam envolvidos nas calamidades que são enviadas para punir os iníquos, eles serão preservados da destruição. Todos os pecadores do meu povo morrerão à espada – Os homens incrédulos e obstinadamente iníquos que não deram atenção às advertências dos profetas, e não deram crédito às suas previsões, todos perecerão à espada ou por algum julgamento enviado por mim. Que dizem: O mal não deve nos dominar – Que se entregam à sua segurança carnal, sem nenhum pavor ou apreensão dos juízos divinos denunciados contra eles.

Comentário de John Wesley

Eis que os olhos do Senhor Deus estão sobre o reino pecaminoso, e eu o destruirei da face da terra; salvo que não destruirei totalmente a casa de Jacó, diz o Senhor.

O reino pecador – Todo reino pecador.

Comentário de Adam Clarke

Os olhos do Senhor Deus estão sobre o reino pecaminoso – O reino de Israel, particularmente pecaminoso; e, portanto, ser destruído pelos assírios.

Não destruirei totalmente a casa de Jacó – A raça não se extinguirá: reservarei-os como monumentos da minha justiça e, finalmente, da minha misericórdia.

Comentário de E.W. Bullinger

Ver. Figura do discurso Asterismos . App-6.

pecaminoso. Hebraico. chata . App-44.

terra = terra ou solo. Adamah hebraico.

Comentário de John Wesley

Eis que os olhos do Senhor Deus estão sobre o reino pecaminoso, e eu o destruirei da face da terra; salvo que não destruirei totalmente a casa de Jacó, diz o Senhor.

O reino pecador – Todo reino pecador.

Referências Cruzadas

Gênesis 6:7 – Disse o Senhor: “Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, os homens e também os animais grandes, os animais pequenos e as aves do céu. Arrependo-me de havê-los feito”.

Gênesis 7:4 – Daqui a sete dias farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites, e farei desaparecer da face da terra todos os seres vivos que fiz”.

Deuteronômio 4:31 – Pois o Senhor, o seu Deus, é Deus misericordioso; ele não os abandonará, nem os destruirá nem se esquecerá da aliança que com juramento fez com os seus antepassados.

Deuteronômio 6:15 – pois o Senhor, o seu Deus, que está no meio de vocês, é Deus zeloso; a ira do Senhor, o seu Deus, se acenderá contra vocês, e ele os banirá da face da terra.

1 Reis 13:34 – Esse foi o pecado da família de Jeroboão, que levou à sua queda e à sua eliminação da face da terra.

Salmos 11:4 – O Senhor está no seu santo templo; o Senhor tem o seu trono nos céus. Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens.

Provérbios 5:21 – O Senhor vê os caminhos do homem e examina todos os seus passos.

Provérbios 15:3 – Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons.

Isaías 27:7 – Acaso o Senhor o feriu como feriu aqueles que o feriram? Acaso ele foi morto como foram mortos os que o feriram?

Jeremias 5:10 – “Vão por entre as suas vinhas e destruam-nas, mas não acabem totalmente com elas. Cortem os seus ramos, pois eles não pertencem ao Senhor.

Jeremias 30:11 – Porque eu estou com você e o salvarei’, diz o Senhor. ‘Destruirei completamente todas as nações entre as quais eu o dispersei; mas a você não destruirei completamente. Eu o disciplinarei, como você merece. Não o deixarei impune. ’

Jeremias 31:35 – Assim diz o Senhor, aquele que designou o sol para brilhar de dia, que decretou que a lua e as estrelas brilhem de noite, que agita o mar para que as suas ondas rujam; o seu nome é o Senhor dos Exércitos:

Jeremias 33:24 – “Você reparou que essas pessoas estão dizendo que o Senhor rejeitou os dois reinos que tinha escolhido? Por isso desprezam o meu povo e não mais o considera como nação.

Jeremias 44:27 – Vigiarei sobre eles para trazer-lhes a desgraça e não o bem; os judeus do Egito perecerão pela espada e pela fome até que sejam todos destruídos.

Oséias 1:6 – Gômer engravidou novamente e deu à luz uma filha. Então o Senhor disse a Oséias: “Dê a ela o nome de Lo-Ruama, pois não mais mostrarei amor para com a nação de Israel, a ponto de perdoá-la.

Oséias 9:11 – A glória de Efraim lhe fugirá como pássaro: nenhum nascimento, nenhuma gravidez, nenhuma concepção.

Oséias 13:15 – embora ele floresça entre os seus irmãos. Um vento oriental virá da parte do Senhor, soprando desde o deserto; sua fonte falhará, e seu poço secará. Todos os seus tesouros serão saqueados dos seus depósitos.

Joel 2:32 – E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar.

Amós 9:4 – Mesmo que sejam levados ao exílio por seus inimigos, ali ordenarei que a espada os mate. Vou vigiá-los para lhes fazer o mal e não o bem”.

Obadias 1:16 – Assim como vocês beberam do meu castigo no meu santo monte, também todas as nações beberão sem parar. Beberão até o fim, e serão como se nunca tivessem existido.

Romanos 11:1 – Pergunto, pois: Acaso Deus rejeitou o seu povo? De maneira nenhuma! Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim.

Romanos 11:28 – Quanto ao evangelho, eles são inimigos por causa de vocês; mas quanto à eleição, são amados por causa dos patriarcas,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *