Estudo de Jonas 2:1 – Comentado e Explicado

Do fundo das entranhas do peixe, Jonas fez esta prece ao Senhor, seu Deus:
Jonas 2:1

Comentário de Albert Barnes

Então – (“E”) Jonas orou, ou seja, quando os três dias e as noites se passaram, ele proferiu essa devoção. A palavra “orado” inclui ação de graças, não apenas petição. Diz-se de Ana que ela “orou” 1 Samuel 2: 1 ; mas seu cântico é todo um dia de ação de graças sem uma única petição. Nesse dia de ação de graças, Jonas diz como suas orações foram ouvidas, mas não reza mais. Deus o havia libertado do mar e, graças a Deus, no ventre dos peixes, tão imperturbável quanto em uma igreja ou oratório, seguro de que Deus, que havia feito tanto, cumpriria o resto. Ele chamou Deus, “seu” Deus, que de muitas maneiras se mostrara Dele, por Suas revelações, por Suas inspirações, por Seus castigos, e agora por Sua misericórdia. “Com essas palavras, Jonas orou ao Senhor seu Deus fora da barriga do peixe, ‘percebemos que, depois que ele se sentiu seguro na barriga do peixe, ele não se desesperou com a misericórdia de Deus.”

Comentário de Thomas Coke

Jonas 2: 1 . Então Jonas orou, etc. – A oração a seguir foi concebida e formada, como substância, na barriga do peixe, e provavelmente depois digerida e escrita no seu modo atual; um agradecimento por sua libertação ser acrescentada no final dela. Houbigant lê muito bem os verbos no verso seguinte no tempo presente, porque, diz ele, diz-se que Jonas ora quando está no ventre do peixe. No ventre do inferno, entende-se as partes mais baixas das profundezas, ou o lugar que estava para Jonas como a sepultura.

Comentário de Joseph Benson

Jonas 2: 1-2 . Então Jonas orou – Aqueles pensamentos e sentimentos devotos que ele tinha naquele tempo, depois digeriu a oração seguinte e acrescentou um agradecimento por sua libertação no final dela. Portanto, vários salmos de Davi provavelmente foram compostos depois que seu problema terminou; mas de uma maneira adequada aos pensamentos que ele tinha no momento de sua aflição; e com um sentido agradecido das misericórdias de Deus por sua libertação: ver Salmos 54. e 120. E ele me ouviu – Ele agradece a Deus que, em conseqüência de sua oração, sua vida é maravilhosamente preservada. Do ventre do inferno gritei I – A palavra sign??? significa o estado dos mortos. Portanto, pode ser mais apropriadamente traduzida a sepultura aqui, como diz a margem: a barriga do peixe foi para Jonas, em vez de uma sepultura.

Comentário de Scofield

ótimo peixe

Nenhum milagre das Escrituras suscitou tanta incredulidade. A questão não está entre quem duvida e esse registro antigo, mas entre quem duvida e o Senhor Jesus Cristo. Mateus 12:39 ; Mateus 12:40 . A ciência “falsamente chamada” 1 Timóteo 6:20, deixando de levar em conta o fato de que ela lida apenas com os fenômenos externos de uma raça decaída e de uma terra sob uma maldição Gênesis 3: 17-19 é intolerante a milagres. Para a fé e para a verdadeira ciência, milagre é o que se pode esperar do amor divino, interpondo Deus em um universo desordenado física e moralmente. Romanos 8: 19-23 .

preparado

Quatro coisas preparadas. Jonas 4: 6 ; Jonas 4: 7 ; Jonas 4: 8

Comentário de Adam Clarke

Então Jonas orou – da barriga do peixe – Este versículo faz o primeiro do segundo capítulo no texto hebraico.

Pode-se perguntar: “Como Jonas pode orar ou respirar no estômago do peixe?” Muito facilmente, se Deus assim o desejasse. E deixe o leitor manter isso constantemente à vista; o todo é um milagre, desde Jonas ser engolido pelo peixe até ser lançado em terra pelo mesmo animal. Foi Deus quem preparou o grande peixe. Foi o Senhor que falou ao peixe, e fez com que vomitasse Jonas na terra seca. Tudo é milagre.

Comentário de E.W. Bullinger

Então = e veja a nota em Jonas 2:10 .

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

barriga = intestino. Compare Jonas 1:17 .

Observe a figura de linguagem Exergasia (App-6), como mostra a alternância em Jonas 2: 2 .

Referências Cruzadas

2 Crônicas 33:11 – Por isso o Senhor enviou contra eles os comandantes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés, colocaram-lhe um gancho no nariz e algemas de bronze, e o levaram para a Babilônia.

Jó 13:15 – Embora ele me mate, ainda assim esperarei nele; certo é que defenderei os meus caminhos diante dele.

Salmos 50:15 – e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará. “

Salmos 91:15 – Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.

Salmos 130:1 – Das profundezas clamo a ti, Senhor;

Isaías 26:16 – Senhor, no meio de aflição te buscaram; quando os disciplinaste sussurraram uma oração.

Lamentações 3:53 – Procuraram fazer minha vida acabar na cova e me jogaram pedras;

Oséias 5:15 – Então voltarei ao meu lugar até que eles admitam sua culpa. E eles buscarão a minha face; em sua necessidade eles me buscarão ansiosamente”.

Oséias 6:1 – “Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas.

Atos dos Apóstolos 16:24 – Tendo recebido tais ordens, ele os lançou no cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco.

Tiago 5:13 – Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore. Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *