Estudo de Mateus 13:15 – Comentado e Explicado

porque o coração deste povo se endureceu: taparam os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que não se convertam e eu os sare {Is 6,9s}.
Mateus 13:15

Comentário de E.W. Bullinger

encerado bruto = gordura crescida.

Vejo. Grego. blepo. App-133.

ser convertido = ser virado para [o Senhor].

Comentário de John Calvin

Mateus 13:15 . Para que eu não os cure Na palavra cura, Mateus, assim como o Profeta, inclui a libertação de todo mal; pois um povo afligido pela mão de Deus é metaforicamente comparado por um homem doente. Eles dizem que a cura é concedida, (188) quando o Senhor libera do castigo. Mas, como essa cura depende do perdão dos pecados, Marcos descreve de maneira adequada e justa sua causa e fonte, para que não sejam convertidos e que seus pecados lhes sejam perdoados. De onde vem a mitigação dos castigos, mas porque Deus nos reconciliou. e nos torna os objetos de sua bênção? Às vezes, sem dúvida, depois de remover nossa culpa, ele continua a nos punir, com o objetivo de nos humilhar mais ou de nos tornar mais cautelosos com o futuro. E, no entanto, ele não apenas mostra evidências de seu favor, restaurando-nos à vida e à saúde; mas como os castigos geralmente terminam quando a culpa é removida, a cura e o perdão são adequadamente introduzidos juntos. Contudo, não se deve concluir que o arrependimento é a causa do perdão, como se Deus tivesse recebido a seu favor homens convertidos , porque eles o mereciam; (189) pois a própria conversão é uma marca do livre favor de Deus. Nada mais se expressa do que tal ordem e conexão, que Deus não perdoa os pecados de ninguém, exceto daqueles que estão insatisfeitos consigo mesmos.

Comentário de Adam Clarke

O coração é encerado nojento – ?pa????? , torna-se gordo – desatento, estúpido, insensível. Eles ouvem profundamente com os ouvidos – estão meio adormecidos enquanto a salvação de Deus lhes é pregada.

Eles fecharam os olhos – Resistiram total e obstinadamente à verdade de Deus, e fecharam os olhos contra a luz.

Para que eles não vejam seus bens perdidos, e sejam obrigados a se voltar para Deus e buscar sua salvação. Seu estado é verdadeiramente deplorável, que está doente até a morte, e ainda tem medo de ser curado. A culpa está aqui totalmente no povo, e de modo algum naquele Deus cujo nome é Misericórdia e cuja natureza é amor.

Referências Cruzadas

Salmos 119:70 – O coração deles é insensível, eu, porém, tenho prazer na tua lei.

Isaías 29:10 – O Senhor trouxe sobre vocês um sono profundo: fechou os olhos de vocês, profetas; cobriu as cabeças de vocês, videntes.

Isaías 44:20 – Ele se alimenta de cinzas, um coração iludido o desvia; ele é incapaz de salvar a si mesmo ou de dizer: “Esta coisa na minha mão direita não é uma mentira? “

Isaías 57:18 – Eu vi os seus caminhos, mas vou curá-lo; eu o guiarei e tornarei a dar-lhe consolo,

Jeremias 3:22 – “Voltem, filhos rebeldes! Eu os curarei da sua rebeldia. “Sim! Nós viremos a ti, pois tu és o Senhor, o nosso Deus.

Jeremias 17:14 – Cura-me, Senhor, e serei curado; salva-me, e serei salvo, pois tu és aquele a quem eu louvo.

Jeremias 33:6 – ” ‘Todavia, trarei restauração e cura para ela; curarei o meu povo e lhe darei muita prosperidade e segurança.

Oséias 14:4 – “Eu curarei a infidelidade deles e os amarei de todo o meu coração, pois a minha ira desviou-se deles.

Zacarias 7:11 – “Mas eles se recusaram a dar atenção; teimosamente viraram as costas e taparam os ouvidos.

Malaquias 4:2 – Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral.

Marcos 4:12 – a fim de que, ‘ainda que vejam, não percebam, ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados! ’”

João 8:43 – Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo.

Atos dos Apóstolos 3:19 – Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,

Atos dos Apóstolos 7:57 – Mas eles taparam os ouvidos e, gritando bem alto, lançaram-se todos juntos contra ele,

2 Tessalonicenses 2:10 – Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.

2 Timóteo 2:25 – Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,

2 Timóteo 4:4 – Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.

Hebreus 5:11 – Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender.

Hebreus 6:4 – Ora para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo,

Apocalipse 22:2 – no meio da rua principal da cidade. De cada lado do rio estava a árvore da vida, que dá doze colheitas, dando fruto todos os meses. As folhas da árvore servem para a cura das nações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *