Estudo de Mateus 14:23 – Comentado e Explicado

Feito isso, subiu à montanha para orar na solidão. E, chegando a noite, estava lá sozinho.
Mateus 14:23

Comentário de Joseph Benson

Mateus 14:23 . Quando ele enviou as multidões para longe – Assim como seus discípulos, e agora estava sozinho, ele subiu a um monte à parte – Embora Cristo tivesse muito a ver com e para outros, ainda assim, às vezes ele escolheu ficar sozinho; e esses não são seus seguidores que são avessos à solidão e estão fora de seu elemento quando não têm com quem conversar, nem com quem desfrutar, mas com Deus e suas próprias almas; orar – Isso era assunto de nosso Senhor enquanto estava sozinho; não apenas para meditar, mas também, e especialmente, para orar ao Pai celestial. É verdade que ele não tinha as mesmas razões de oração que nós, pois ele não tinha pecados a serem perdoados ou vencidos, nem qualquer depravação da natureza a ser subjugada e levada; mas ele tinha uma variedade de serviços infinitamente importantes para realizar, muitas tentações a serem superadas e sofrimentos sem paralelos para suportar; e em tudo isso, como homem, “de uma alma razoável e de carne humana subsistindo”, ele precisava de apoios e consolações divinos. Ele também teve que orar pela humanidade em geral, e sua igreja em particular, e agora especialmente por seus discípulos, a quem ele acabara de enviar ao mar e que, ele previa, estavam prestes a ser dominados por uma terrível tempestade, e portanto, era necessário que ele orasse pela preservação deles, e que a fé deles não falhasse no meio de seus problemas. Porém, ao se aposentar para orar, como costumava fazer, nosso Senhor parece principalmente ter a intenção de nos dar um exemplo, para que possamos seguir seus passos. Como ele, devemos usar a oração privada e pública e social; e, como ele ordenou, Mateus 6: 6 , deve realizá-lo em particular. Ao dispensar a multidão e seus próprios discípulos, devemos nos separar de nossos assuntos, cuidados e preocupações mundanos, e até nos retirarmos de nossos amigos cristãos e dos membros de nossa própria família, para que possamos conversar em segredo com Deus. Os ministros de Cristo, em particular, devem cuidar de misturar a devoção secreta com seus trabalhos públicos pela instrução e salvação da humanidade, se conseguirem a bênção divina sem a qual nem a pregação mais eloquente, nem a conduta mais envolvente ou benevolente, pode comandar ou prometer sucesso. E quando a noite chegou – Isso confirma a observação feita em Mateus 14:15 , que os judeus tiveram duas noites. O último é aqui, começando ao pôr do sol, e denominado por nós o crepúsculo: ele estava lá sozinho – e, parece em Mateus 14:25 , lá estava ele até a manhã seguinte. A noite chegou e foi uma noite tempestuosa e tempestuosa, mas ele continuou instantaneamente em oração. É nosso dever, pelo menos algumas vezes, em ocasiões especiais, e quando encontramos nossos corações dilatados, continuar por muito tempo em oração secreta e ter amplo alcance para derramar nossos corações diante do Senhor.

Comentário de John Calvin

23. Ele subiu a uma montanha sozinho. É provável que o Filho de Deus, que estava plenamente consciente da tempestade que se aproximava, não negligenciou a segurança de seus discípulos em suas orações; e ainda assim nos perguntamos naturalmente que ele não preferiu evitar o perigo do que se dedicar à oração. Mas ao desempenhar todas as partes de seu cargo como mediador, ele se mostrou Deus e homem, e exibiu provas de ambas as naturezas, à medida que as oportunidades ocorriam. Embora tivesse todas as coisas à sua disposição, ele se mostrava homem orando; e isso ele não fez com hipocrisia, mas manifestou uma sincera e humana afeição por nós. Dessa maneira, sua majestade divina ficou oculta por um tempo, mas depois foi exibida no tempo apropriado.

Ao subir a montanha , consultou sua conveniência, a fim de ter mais tempo para orar quando removido de todo barulho. Sabemos com que facilidade as menores interrupções destroem o ardor da oração ou, pelo menos, a tornam definhada e fria. Embora Cristo não corresse o risco dessa falha, ainda assim ele pretendia nos alertar com seu exemplo, que devemos ser extremamente cuidadosos em aproveitar toda a ajuda necessária para libertar nossa mente de todas as armadilhas do mundo, para que possamos olhar direto para o céu. Agora, a esse respeito, a solidão exerce uma poderosa influência, dispondo aqueles que se envolvem em oração, quando Deus é sua única testemunha, para ficarem mais atentos, derramarem seu coração em seu seio, serem mais diligentes no auto-exame; e, em uma palavra – lembrando que eles têm a ver com Deus – se elevar acima de si mesmos. Ao mesmo tempo, deve-se observar que ele não estabeleceu uma regra fixa, como se nunca tivéssemos permissão para orar, exceto na aposentadoria; pois Paulo nos ordena a orar em todos os lugares, levantando as mãos limpas ( 1 Timóteo 2: 8 😉 e o próprio Cristo às vezes orava na presença de outras pessoas, e até instruiu seus discípulos a se reunirem para oferecer oração social. Mas essa permissão para orar em todos os lugares não os impede de realizar uma oração secreta em épocas apropriadas.

Comentário de Adam Clarke

Ele subiu a uma montanha à parte, para orar – Aquele a quem Deus empregou em uma obra de misericórdia precisou retornar, pela oração, o mais rápido possível, ao seu Criador, para que não se sentisse tentado a se valorizar. daquilo em que ele não tem mérito – pelo bem que é feito na terra, o Senhor o faz sozinho. Alguns tornam essa parte da conduta de nosso Senhor emblemática do espírito e da prática da oração, e observam que as disposições e circunstâncias adequadas para orar bem são:

  1. Aposentadoria do mundo.
  • Elevação do coração a Deus.
  • Solidão.
  • O silêncio e a quietude da noite.
  • É certo que nisto também Cristo nos deixou um exemplo de que devemos seguir Seus passos. A aposentadoria do mundo costuma ser um meio de animar, apoiar e espiritualizar a oração. Outra sociedade deve ser excluída quando a alma conversar com Deus.

    Referências Cruzadas

    Mateus 6:6 – Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.

    Mateus 26:36 – Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: “Sentem-se aqui enquanto vou ali orar”.

    Marcos 6:46 – Tendo-a despedido, subiu a um monte para orar.

    Lucas 6:12 – Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.

    João 6:15 – Sabendo Jesus que pretendiam proclamá-lo rei à força, retirou-se novamente sozinho para o monte.

    Atos dos Apóstolos 6:4 – e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra”.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *