Estudo de Lucas 5:5 – Comentado e Explicado

Simão respondeu-lhe: Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede.
Lucas 5:5

Comentário de Albert Barnes

Mestre – Esta é a primeira vez que a palavra aqui traduzida como “Mestre” ocorre no Novo Testamento, e é usada apenas por Lucas. Os outros evangelistas o chamam de rabino ou senhor. A palavra usada aqui significa um “prefeito” ou um “colocado” sobre os outros e, portanto, passa a significar “professor” ou “guia”.

Na tua palavra – Ao teu comando. Embora parecesse tão improvável que eles levassem qualquer coisa depois de ter trabalhado em vão a noite toda, ele estava disposto a confiar na palavra de Jesus e fazer o julgamento. Este foi um exemplo notável de “”. Pedro, ao que parece, sabia pouco sobre Jesus. Ele não era então um apóstolo escolhido. Jesus veio a esses pescadores quase um estranho e desconhecido, e, ainda assim, sob seu comando, Pedro resolveu fazer outra provação e voltar a mergulhar mais fundo. Oh, se todos o obedecessem tão prontamente, todos seriam da mesma maneira abençoados. Se os pecadores o obedecessem, eles teriam certeza de todas as suas promessas. Ele nunca desilude. Ele pede apenas que tenhamos “confiança” nele, e ele nos dará todas as bênçãos necessárias.

Comentário de E.W. Bullinger

até = para.

Mestre . Epistates gregos . Uma palavra peculiar a Lucas, implicando conhecimento e maior autoridade que Rabino, ou Mestre. ; Luke 17:13 , and nowhere else). Ocorre sete vezes ( Lucas 5: 5 ; Lucas 8:24 , Lucas 8:24 , Lucas 8:45 ; Lucas 9:33 , Lucas 9:49 ; Lucas 17:13 , e em nenhum outro lugar). Veja App-98.

all = allthrough. Dia grego . App-104. Lucas 5: 1 .

at = upon, ou [confiando]. Grego. epi. App-104. Como em Lucas 5: 9 . Não com o mesmo caso de Lucas 5:27 .

Comentário de John Calvin

Lucas 5: 5 . Mestre, trabalhando a noite toda, não pegamos nada. A razão pela qual Pedro o chama de mestre inquestionavelmente é que ele sabe que Cristo está acostumado a desempenhar o cargo de professor e é movido com reverência por ele. Mas ele ainda não fez tal progresso que merece ser classificado entre seus discípulos: pois nossos sentimentos a respeito de Cristo não lhe conferem honra suficiente, a menos que abraçemos sua doutrina pela obediência da fé e saibamos o que ele exige de nós. Ele tem apenas uma percepção esbelta – se é que tem alguma – do valor do Evangelho; mas a deferência que ele presta a Cristo é manifestada por isso, que, quando desgastado pelo trabalho infrutífero, ele recomeça o que já havia tentado em vão. No entanto, não se pode negar que ele estimava muito a Cristo e tinha o mais alto respeito por sua autoridade. Mas um exemplo particular de fé, prestado a um único mandamento de Cristo, não faria de Pedro um cristão, nem lhe daria um lugar entre os filhos de Deus, se ele não tivesse sido levado, desde esse primeiro ato de submissão, a uma obediência completa. Mas, como Pedro cedeu tão prontamente à ordem de Cristo, a quem ele ainda não conhecia ser um profeta ou o Filho de Deus, nenhum pedido de desculpas pode ser oferecido por nossa conduta vergonhosa, se, enquanto o chamamos de nosso Senhor e Rei , e Judege, ( Isaías 33:22 ) , não movemos um dedo para cumprir nosso dever, pelo qual dez vezes recebemos seus mandamentos.

Comentário de Adam Clarke

Simon – disse – Mestre – ?p??ata . Este é o primeiro lugar em que essa palavra ocorre; Ele não é usado por nenhum dos homens inspirados, exceto Lucas, e ele o aplica apenas ao nosso abençoado Senhor. Significa adequadamente um prefeito, ou alguém que se dedica a certos assuntos ou pessoas: é usado também para um instrutor ou professor. Pedro considerou Cristo, pelo que ouvira, como professor de uma doutrina divina, e como tendo autoridade para comandar etc. Ele parece compreender as duas idéias nesta denominação; ele ouviu atentamente seus ensinamentos e prontamente obedeceu suas ordens. Ouvir atentamente e obedecer alegremente são deveres que devemos, não apenas ao soberano Mestre do mundo, mas também a nós mesmos. Ninguém jamais tomou Jesus com proveito para seu professor, que ao mesmo tempo não o recebeu como seu Senhor.

Trabalhamos a noite toda – eles lançaram a rede várias vezes ao longo da noite e a arrastaram para a praia sem sucesso, e agora estavam muito desanimados. Eu já vi vários rascunhos trabalhosos desse tipo feitos sem frutos. Todo trabalho deve ser infrutífero onde a bênção de Deus não é; mas especialmente o do ministério. É a presença e influência de Cristo, em uma congregação, que faz com que as almas sejam reunidas para si: sem elas, quaisquer que sejam as eloquências ou habilidades do pregador, tudo será noite e trabalho infrutífero.

Com a tua palavra, deixarei cair a rede – Aquele que assume o caráter de pescador de homens, sob qualquer autoridade que não procede de Cristo, certamente não pegará nada; mas quem trabalha pela ordem e sob a direção do grande pastor e bispo das almas, não pode trabalhar em vão.

Referências Cruzadas

2 Reis 5:10 – Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: “Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado”.

Salmos 127:1 – Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda.

Ezequiel 37:4 – Então ele me disse: “Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor!

Ezequiel 37:11 – Então ele me disse: “Filho do homem, esses ossos são toda a nação de Israel. Eles dizem: ‘Nossos ossos se secaram e nossa esperança se foi; fomos exterminados’.

Lucas 6:46 – “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?

João 2:5 – Sua mãe disse aos serviçais: “Façam tudo o que ele lhes mandar”.

João 15:14 – Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.

João 21:3 – “Vou pescar”, disse-lhes Simão Pedro. E eles disseram: “Nós vamos com você”. Eles foram e entraram no barco, mas naquela noite não pegaram nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *