Estudo de Lucas 13:8 – Comentado e Explicado

Mas o viticultor respondeu: – Senhor, deixa-a ainda este ano; eu lhe cavarei em redor e lhe deitarei adubo.
Lucas 13:8

Comentário de Joseph Benson

Lucas 13: 8-9 . E ele disse: Deixe em paz também este ano – Aqui temos a intercessão da videira pela figueira estéril. Assim, Cristo, o grande intercessor, intercedeu pela Igreja e pelo povo judeu e, assim, como sempre vive, continua a interceder por todos os professores infrutíferos e outros pecadores. E todos os ministros fiéis do evangelho são intercessores de seus rebanhos. Os que vestem a vinha intercedem por ela e oram por aqueles a quem pregam. Observem, leitor, o lavrador de videiras não reza para que a árvore estéril nunca seja cortada, mas para que não seja cortada imediatamente; que um pouco mais de espaço possa ser concedido para tentar se dará frutos. Até eu cavar sobre isso, etc. – Aqui o vinicultor promete melhorar esse alívio, se for concedido, pois nossas orações devem sempre ser apoiadas por nossos esforços. Quando pedimos a graça de Deus, deve ser com humilde resolução cumprir nosso dever; caso contrário, zombamos de Deus e mostramos que não valorizamos corretamente a misericórdia pela qual oramos. Ele se empenha em cavar sobre a árvore e a excrementar: pois os cristãos infrutíferos devem ser despertados pelos terrores da lei, que, por assim dizer, quebram a terra e depois incentivados pelas promessas do evangelho, que podem ser comparadas às a aplicação de estrume de aquecimento e engorda em uma árvore: ambos os métodos devem ser experimentados, um se preparando para o outro, e ambos são considerados, por experiência, suficientemente escassos. Se der frutos, bem – Como é evidente que há reticências no original aqui (porque não há nada que responda bem à palavra) , o Sr. Wesley e o Dr. Campbell apresentam o versículo: Talvez dê frutos; mas se não, você pode depois cortá-lo – Embora Deus aguente muito tempo, ele não suportará sempre com professores infrutíferos: sua paciência, se abusada, terá um fim e dará lugar àquela ira que não terá fim. E quanto mais ele esperar, e quanto mais custar, por assim dizer, ele estiver com os pecadores, maior será a destruição deles quando vier. E aqueles que agora intercedem por eles e se esforçam com eles, se persistirem em sua infrutífera, ficarão contentes em vê-los serem abatidos e não terão mais que pedir em favor deles. Seus melhores amigos concordarão, e não aprovarão, e aplaudirão o justo julgamento de Deus, no dia da manifestação dele; Apocalipse 15: 3-4 . Assim, nesta parábola, pretendida principalmente, como observamos, a ser aplicada aos judeus, nosso Senhor representou àquele povo o desagrado de Deus contra eles por terem deixado de melhorar ou, para falar mais adequadamente, por terem abusado das muitas vantagens e oportunidades concedidas a eles, como plantadas na vinha de sua igreja; e de uma maneira terrível sugeriu que, embora até então, por intercessão dele, tenham sido poupados, um período adicional de provação lhes proporcionaria; todavia, se continuassem infrutíferos sob o cultivo adicional, em breve receberiam, por descendência do Espírito Santo, e pela proposta do evangelho, em toda sua extensão e evidência; isto é, sob o último e melhor meio pelo qual eles ainda deveriam ser favorecidos, não haveria mais esforços com eles, nem tinham algo que esperar além de uma ruína rápida, irresistível e irrecuperável.

Comentário de E.W. Bullinger

Senhor. App-98.

isto : ou seja, este terceiro ano.

sobre . Grego. peri. App-104.

esterco = colocar estrume. Grego. kopria. Somente aqui, e Lucas 14:35 .

Referências Cruzadas

Exodo 32:11 – Moisés, porém, suplicou ao Senhor, o seu Deus, clamando: “Ó Senhor, por que se acenderia a tua ira contra o teu povo, que tiraste do Egito com grande poder e forte mão?

Exodo 32:30 – No dia seguinte Moisés disse ao povo: “Vocês cometeram um grande pecado. Mas agora subirei ao Senhor, e talvez possa oferecer propiciação pelo pecado de vocês”.

Exodo 34:9 – “Senhor, se de fato me aceitas com agrado, acompanha-nos o Senhor. Mesmo sendo esse um povo obstinado, perdoa a nossa maldade e o nosso pecado e faze de nós a tua herança”.

Números 14:11 – E o Senhor disse a Moisés: “Até quando este povo me tratará com pouco caso? Até quando se recusará a crer em mim, apesar de todos os sinais que realizei entre eles?

Josué 7:7 – Disse então Josué: “Ah, Soberano Senhor, por que fizeste este povo atravessar o Jordão? Foi para nos entregar nas mãos dos amorreus e nos destruir? Antes nos contentássemos em continuar no outro lado do Jordão!

Salmos 106:23 – Por isso, ele ameaçou destruí-los; mas Moisés, seu escolhido, intercedeu diante dele, para evitar que a sua ira os destruísse.

Jeremias 14:7 – Embora os nossos pecados nos acusem, age por amor do teu nome, ó Senhor! Nossas infidelidades são muitas; temos pecado contra ti.

Jeremias 14:13 – Mas eu disse: “Ah, Soberano Senhor, os profetas estão dizendo a eles: ‘Vocês não verão a guerra nem a fome; eu lhes darei prosperidade duradoura neste lugar’ “.

Jeremias 15:1 – Então o Senhor me disse: “Ainda que Moisés e Samuel estivessem diante de mim, intercedendo por este povo, eu não lhes mostraria favor. Expulse-os da minha presença! Que saiam!

Jeremias 18:20 – Acaso se paga o bem com o mal? Mas eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que eu compareci diante de ti para interceder em favor deles, para que desviasses deles a tua ira.

Joel 2:17 – Que os sacerdotes, que ministram perante o Senhor, chorem entre o pórtico do templo e o altar, orando: “Poupa o teu povo, Senhor. Não faças da tua herança motivo de zombaria e de piada entre as nações. Porque se haveria de dizer entre os povos: ‘Onde está o Deus deles? ’ “

Romanos 10:1 – Irmãos, o desejo do meu coração e a minha oração a Deus pelos israelitas é que eles sejam salvos.

Romanos 11:14 – na esperança de que de alguma forma possa provocar ciúme em meu próprio povo e salvar alguns deles.

2 Pedro 3:9 – O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *