Estudo de Lucas 19:5 – Comentado e Explicado

Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa.
Lucas 19:5

Comentário de Albert Barnes

Permaneça em tua casa – Permaneça lá, ou ature-o. Essa foi uma honra que Zaqueu não esperava. O máximo, ao que parece, que ele visava era ver Jesus; mas, em vez disso, Jesus propôs permanecer com ele e dar-lhe o benefício de sua instrução pessoal. É apenas um dentre mil casos em que o Salvador vai, ao conceder misericórdias, muito além do deserto, ao desejo ou à expectativa dos homens; e não é impróprio aprender com este exemplo que a solicitude de contemplar o Salvador não passará despercebida por ele, mas se encontrará com sua calorosa aprovação e estará conectada com sua bênção. Jesus estava disposto a incentivar os esforços para procurá-lo, e sua benevolência o levou a satisfazer os desejos do homem que estava solícito em vê-lo. Ele não menospreza as mansões dos ricos, assim como não faz as moradas dos pobres, desde que haja um coração humilde; e ele não supunha que houvesse “menos” necessidade de sua presença para economizar na casa do rico do que entre os pobres. Ele deu o exemplo a todos os seus ministros e não teve medo nem vergonha de proclamar seu evangelho em meio à riqueza. Ele não ficou impressionado com o esplendor ou a grandeza externos.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 19: 5-8 . E quando Jesus chegou ao local, olhou para a árvore e o viu – Zaqueu olhou para Cristo, e resolveu prestar atenção especial nele, mas pouco pensava em ser percebido por Cristo. Essa foi uma honra muito grande, e muito acima do seu mérito, para ele ter alguma idéia. Observe, leitor, como Cristo o impediu com as bênçãos de sua bondade e superou suas expectativas; e veja como ele incentiva um começo muito fraco e os ajuda a avançar. Aquele que deseja conhecer a Cristo será conhecido por ele; aquele que apenas deseja vê-lo, será admitido a conversar com ele. E disse: Zaqueu, apresse-se e desça, hoje, etc. Jesus nunca o tinha visto antes, mas ele o chamou pelo nome e pelo que ele disse sugeriu que sabia que sua casa estava mais longe na estrada. Que estranha mistura de paixões deve ter experimentado agora Zaqueu, ao ouvir alguém falar como conhecendo seu nome e seu coração. Zaqueu poderia perguntar, como Natanael, ( João 1:48 ). De onde você me conhece? Mas antes de subir no sicômoro, Cristo o viu e o conheceu. E ele se apressou, etc., e o recebeu com alegria – Feliz por ter essa honra colocada sobre ele e sua família. E recebê-lo em sua casa era uma indicação de recebê-lo em seu coração. E quando eles viram – Quando a multidão o viu entrar na casa de Zaqueu; todos eles murmuraram – Ficaram muito ofendidos com a consideração particular que Jesus lhe mostrou; dizendo que ele foi convidado, pa?a aµa?t??? a?d?? , com um homem pecador – E não eram eles mesmos homens pecadores? e não era tarefa de Cristo no mundo buscar e salvar homens pecadores? Mas eles parecem ter pensado que Zaqueu era um pecador acima de todos os homens que habitavam em Jericó; um pecador que não estava apto para conversar. Ele, no entanto, logo deu provas de que, embora tivesse sido um pecador, agora era um penitente e um verdadeiro convertido. Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor : Ele faz sua declaração de pé, não apenas para que possa ser visto e ouvido por aqueles que murmuraram em Cristo por terem vindo a sua casa; mas que ele possa mostrar por sua postura seu propósito deliberado e mente pronta; e se expressar com solenidade, fazendo um voto a Deus. Eis que, Senhor, metade dos meus bens eu dou aos pobres – Ele não diz: Eu o darei pela minha vontade quando morrer; mas eu dou agora. Embora até agora eu tenha sido caridoso com os pobres, agora vou aliviá-los e dar muito mais por ter negligenciado o dever por tanto tempo. Ele não espera ser justificado por suas obras, como fez o fariseu, que se gabava do que havia feito, mas por suas boas obras, ele propôs, pela graça de Deus, evidenciar a sinceridade de sua e arrependimento, e ele aqui significa que esse era o seu propósito. Ele se dirige a Cristo, ao fazer esta declaração, e não ao povo, que não deveria ser seu juiz; e ele permanece, por assim dizer, no bar de Cristo. O bem que fazemos, devemos fazer como ele: devemos apelar para ele e aprovar-nos a ele em nossa integridade, em todos os nossos bons propósitos e resoluções. Se eu tomei alguma coisa por acusação falsa – ou por qualquer tipo de acusações prejudiciais ou reivindicações opressivas, como a palavra es???fa?t?sa , de acordo com Heinsius, pode significar muito adequadamente. Ele parece ter entendido, por qualquer exação injusta dos impostos. Eu o restauro quatro vezes : “Isso foi o máximo que a lei judaica exigia, mesmo em casos de ocultação e condenação fraudulentas; (a menos que um boi tenha sido morto ou vendido, e assim seu trabalho seja perdido para o proprietário, e a descoberta se torne mais difícil: Êxodo 22: 1 😉 para a frase de restaurar sete vezes ( Provérbios 6:31 ,) parece apenas proverbial, para expressar fazendo satisfação abundante. Mas se um homem, não condenado ou acusado legalmente, descobrisse voluntariamente uma fraude que cometera, além de sua oferta pela culpa, acrescentaria ao diretor apenas uma quinta parte, Levítico 6: 5 . Zaqueu, portanto, mostra a sinceridade de seu arrependimento por tal oferta. Alguns comentaristas observaram que os publicanos opressivos pela lei romana eram obrigados a restaurar quatro vezes; mas isso foi somente após o julgamento obtido, onde eles foram culpados de extorquir pela força; que, antes da condenação, bastava restituir o que fora tomado; e mesmo depois disso, em casos comuns, tudo o que a lei exigia era restaurar o dobro. ” – Doddridge.

Comentário de E.W. Bullinger

to = até. Grego. epi. App-104.

Ele olhou para cima = Jesus olhou para cima. Grego. anablepo. App-133.

até . Grego. profissionais. App-104. Zaqueu. Compare João 10: 3 .

Eu devo respeitar . Adotando o mandato real,

at = in. grego. en. App-104. Não é a mesma palavra que nos versículos: Lucas 19:29 , Lucas 19:37 .

Comentário de John Calvin

5. Zaqueu, apresse-se e desça. É um exemplo notável de favor, o fato de o Senhor antecipar Zaqueu e não esperar por seu convite, mas por sua própria vontade pedir hospedagem em sua casa. Sabemos o quão odioso, não, quão detestável era o nome de publicano naquela época; e descobriremos que isso é mencionado logo depois por Lucas. Portanto, é uma bondade surpreendente no Filho de Deus aproximar-se de um homem, de quem o grande corpo de homens recua, e isso antes que ele seja solicitado. Mas não precisamos nos perguntar se ele concede essa honra a alguém que já foi atraído por um movimento secreto do Espírito; pois era um presente mais valioso habitar em seu coração do que entrar em sua casa. Mas, com essa expressão, ele tornou evidente que nunca é procurado em vão por aqueles que desejam sinceramente conhecê-lo; pois Zaqueu obteve muito mais do que esperava. Além disso, a grande disposição de Zaqueu em obedecer, a pressa de descer da árvore e a alegria de receber a Cristo exibem ainda mais claramente o poder e a orientação do Espírito Santo; pois, embora ele ainda não possuísse uma fé pura, essa submissão e obediência devem ser consideradas como o começo da fé.

Comentário de Adam Clarke

Apresse-se e desça – Com este convite, nosso abençoado Senhor transmitiu influência celestial ao seu coração; por isso, estava disposto a prestar a mais implícita e alegre obediência ao chamado, e, portanto, não recebeu em vão a graça de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 19: 5 . Zaqueu, apresse-se : Jesus nunca o tinha visto antes; contudo, ele o chamou pelo nome e pelo que ele disse insinuou que sabia que sua casa estava mais longe. Que estranha mistura de paixões deve ter sido Zaqueu, ao ouvir alguém falar, como conhecendo seu coração e sua vida!

Comentário de John Wesley

E quando Jesus chegou ao local, olhou para cima e o viu, e disse-lhe: Zaqueu, apresse-se e desça; pois hoje devo permanecer em tua casa.

Jesus disse: Zaqueu, apresse-se e desça – Que estranha mistura de paixões Zaqueu deve ter sentido agora, ouvindo alguém falar, como conhecendo seu nome e seu coração!

Referências Cruzadas

Gênesis 18:3 – Disse ele: “Meu senhor, se mereço o seu favor, não passe pelo seu servo sem fazer uma parada.

Gênesis 19:1 – Os dois anjos chegaram a Sodoma ao anoitecer, e Ló estava sentado à porta da cidade. Quando os avistou, levantou-se e foi recebê-los. Prostrou-se, rosto em terra,

Salmos 101:2 – Seguirei o caminho da integridade; quando virás ao meu encontro? Em minha casa viverei de coração íntegro.

Salmos 139:1 – Senhor, tu me sondas e me conheces.

Eclesiastes 9:10 – O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.

Ezequiel 16:6 – ” ‘Então, passando por perto, vi você se esperneando em seu sangue, e, enquanto você jazia ali em seu sangue, eu lhe disse: Viva!

Lucas 19:10 – Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.

João 1:48 – Perguntou Natanael: “De onde me conheces? ” Jesus respondeu: “Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar”.

João 4:7 – Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: “Dê-me um pouco de água”.

João 14:23 – Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.

2 Coríntios 6:1 – Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus.

Efésios 3:17 – para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor,

Hebreus 13:2 – Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber alguns acolheram anjos.

Apocalipse 3:20 – Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *