10 Ajudas Práticas para Combater o Medo

Combater o medo é como a memória muscular: quanto mais você luta, mais e melhor você lutará. Mas como é a luta contra o medo no sentido prático? Aqui estão 10 pensamentos:

Reconheça a realidade.

No Salmo 56:3, Davi escreve: “Quando estou com medo, coloco minha confiança em você”. Não se, mas quando. Um ótimo (e libertador) ponto de partida quando você está com medo é reconhecer que o medo é uma realidade humana universal. Como vivemos em um mundo corrompido pelo pecado e cheio de sofrimento, temos a garantia de encontrar o que é temível. Portanto, nem sempre é errado ter medo; o medo pode ser uma bondade dada por Deus para nos proteger de perigos e ameaças legítimos. Quando estamos com medo, em vez de nos condenarmos por sentir medo (Rm 8:1), podemos reconhecer as circunstâncias que provocaram tal resposta e, quando apropriado, agradecer a Deus por nos preparar para responder dessa maneira.

Discernir o medo.

No entanto, não devemos parar por aí. Às vezes, nossos medos podem mudar sutilmente de preocupações legítimas para fixações que tudo consomem. Podemos pedir a Deus para revelar quando isso se tornar o caso: “Sonda-me, Deus, e conhece meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos ansiosos” (Sl. 139:23, NVI). Normalmente, nosso problema com o medo não é sua existência, mas sua enormidade. O medo surgirá. A questão é: que peso tem, especialmente em comparação com Deus? Imagine uma balança de dupla face, onde seus medos estão de um lado e Deus está do outro. Qual lado pesa mais? Quando a magnitude do medo supera o que é mais verdadeiro e real, o resultado será ansiedade, raiva, dúvida e outros frutos amargos. Combata o medo perguntando ao Senhor se ele se tornou mais importante na balança do seu coração do que deveria – do que ele deveria ser.

Empunhar as Escrituras.

Efésios 6:17 chama a Palavra de Deus de “a espada do Espírito”. Hebreus 4:12 diz que é “viva e eficaz, mais afiada do que qualquer espada de dois gumes”, e Salmo 29:4 testifica: “A voz do Senhor é poderosa”. A verdade é que não podemos lutar contra o medo a menos que o Espírito de Deus aplique sua Palavra viva e poderosa aos nossos corações, e isso significa que devemos nos envolver com ela. Lembre-se, nós lutamos contra o medo crescendo no temor do Senhor—por nosso Deus pesando mais para nós do que nossos medos—e crescemos no temor do Senhor ao nos apegarmos às suas palavras auto-reveladoras e pedirmos ao seu Espírito para impressioná-los. sobre nossas mentes e almas. Então, pense em maneiras de manejar a Palavra. Depois de ler minha Bíblia de manhã, deixo-a aberta no balcão da cozinha para poder relê-la durante o dia. Também podemos memorizar as Escrituras, escrevê-las em cartões e compartilhar o que estamos lendo com outras pessoas.

Fique presente.

Em Mateus 6:34, Jesus nos dá um princípio sábio sobre o medo: “Portanto [porque Deus é um Pai confiável que promete prover para você] não se preocupe com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Cada dia tem problemas suficientes.” Lutaremos contra o medo enquanto nos concentramos no presente e nos recusamos a correr para o futuro. Jesus sabe que muitos pensamentos sobre o desconhecido nos sobrecarregarão e acabarão sendo improdutivos: “Algum de vocês, preocupado, pode acrescentar uma única hora à sua vida?” (v. 27). Então ele nos lembra de viver um dia de cada vez. Quando estiver com medo e assustado com o que está por vir, peça a Deus para ajudá-lo a permanecer presente. Confie nele para suprir as necessidades daquele dia em particular (v. 32). Então, quando o amanhã se tornar hoje, faça tudo de novo.

Limite o consumo de mídia.

Embora a mídia moderna possa ser um presente maravilhoso, também pode ser um peso inútil. A mídia de notícias prospera alimentando nossos medos, publicando manchetes sensacionais para chamar a atenção e prender a atenção. Claro, não queremos ficar desinformados, mas devemos considerar os efeitos. A mídia está nos deixando mais temerosos e ansiosos? Estamos gastando mais tempo absorvendo as notícias do que estamos na Palavra de Deus e em outros recursos vivificantes? Combata o medo limitando o consumo de mídia e ajustando seus olhos e ouvidos ao que é “excelente ou louvável – pense nessas coisas” (Fp 4:8).

Pratique a ação de graças.

Digo “prática” porque a ação de graças não vem naturalmente para nós; resmungar e reclamar fazem. Uma vez que somos criaturas esquecidas, Deus constantemente nos lembra nas Escrituras para “lembrar”: lembre-se de seu caráter, suas obras, suas promessas, seus bons dons e novas misericórdias, seu Filho. À medida que praticamos ações de graças com a boca – verbalmente em oração, conversando com outros crentes ou talvez por escrito – promoveremos uma postura de adoração em nossos corações. Em vez de seguir nossos sentimentos e nossos medos, conduzimos nossos corações pela fé. Combatemos o medo com ações de graças e louvor Àquele que é digno de ser temido.

Leia biografias.

Quando estou com medo (e desencorajado por meus medos), tenho sido ajudado por grandes livros, particularmente biografias de crentes que encontraram suas próprias circunstâncias de medo e aprenderam a confiar e valorizar Deus dentro deles. Adicione os seguintes livros à sua pilha e seja estimulado pela fé: A Chance to Die , Bonhoeffer , A Passion for the Impossible , Here I Stand , Amy Carmichael , The Life of Martyn Lloyd-Jones , 12 Faithful Men, and 12 Faithful Women .

Fale para alguém.

O medo floresce no silêncio e na escuridão, mas quando trazido à luz – quando confessado e falado – perde um pouco de seu poder. Podemos começar contando ao Pai Celestial sobre nossos medos em oração (Fp 4:6-7), e então seremos ajudados a contar a um ou dois amigos de confiança. Às vezes, no processo de falar sobre o que mais tememos, somos levados a reconhecer inverdades em que acreditamos, padrões inúteis ou até pecaminosos que adotamos e, o mais importante, como nossos medos se tornaram mais pesados ​​para nós. do que o Senhor. Amigos sábios nos ouvirão e nos aconselharão na verdade (Pv 20:5), e nós podemos prover esse mesmo ministério para um amigo medroso.

Saia.

O rei Davi conhecia o valor da criação para reorientar seu olhar para o Criador. No Salmo 19:1 ele escreve: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o céu anuncia a obra de suas mãos”. Então, no Salmo 8:3-4, ele diz:

Quando olho para os teus céus, obra dos teus dedos,
para a lua e para as estrelas que puseste no lugar,
que é o homem para que te lembres dele,
e o filho do homem para que tenhas cuidado dele?

Podemos seguir o exemplo. Combata o medo fazendo uma caminhada (até mesmo uma viagem!) e observe a beleza e a majestade da cuidadosa obra de Deus. Ele criou para que nós o adorássemos; ele fez para que nos maravilhemos com sua glória. Deixe o temor do Senhor aumentar em sua alma enquanto você olha para longe de seus medos e para seu poder e beleza como revelados na criação.

Lembre-se da graça de Deus.

Em última análise, as pessoas medrosas precisam do evangelho: as boas novas de que Deus enviou seu Filho ao mundo para restaurar no coração dos pecadores um temor correto dele. Quando estamos unidos a Jesus pela fé – quando confessamos nossa necessidade de ser resgatados e receber Cristo como nosso Salvador – então sua presença nos acompanha a cada momento de cada dia, na pessoa de seu Espírito. Quando estivermos com medo, lutaremos contra o medo ao nos lembrarmos da graça de Deus: seu suprimento de ajuda espiritual totalmente satisfatório e suficiente. Ele não apenas nos salvou quando cremos pela primeira vez, mas continua a nos salvar como cremos: de nós mesmos, das tentações deste mundo e do maligno. Ele promete: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12:9). Então, nos lembramos de sua graça em meio aos nossos medos, que mesmo que o pior aconteça, Deus nos dará o que precisamos,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *