10 coisas que você deve saber sobre o batismo

1. O batismo é um sacramento.

Um sacramento é um sinal de aliança apropriado às promessas feitas por Deus em sua aliança. A árvore da vida apontava para Deus como o autor da vida humana e sua promessa de vida eterna, o arco-íris na aliança de Noé significava a promessa de Deus de que nunca mais inundaria o mundo, enquanto a Páscoa significava a passagem de Deus sobre aqueles protegidos pelo sacrifício de sangue.

2. O batismo é um sacramento da nova aliança.

Deve ser administrado a todos os discípulos de Jesus (Mateus 28:19-20) e significa união com Cristo (Rom. 6:1-9) e purificação do pecado (Atos 22:16, 1 Cor. 6:9- 11).

3. O batismo deve ser entendido no contexto de toda a Escritura.

Como sacramento da nova aliança, representa o cumprimento de toda a obra redentora de Deus, conforme prometido nas Escrituras do Antigo Testamento.

4. O batismo se refere principalmente ao que Deus faz, não ao que nós fazemos.

Os sacramentos são sinais da obra de Deus; somente ele dá a vida eterna, provê expiação pelo pecado, nos une a Cristo e lava nossos pecados. As ações salvadoras de Deus são sempre acompanhadas pelos sinais da aliança que ele prescreve.

5. O batismo é no nome da nova aliança da trindade (Mateus 28:19-20, 1 Coríntios 6:9-11).

Conseqüentemente, pertence a Deus, não à igreja ou a qualquer denominação em particular.

6. O batismo está integralmente ligado à morte e ressurreição de Cristo.

Jesus descreveu sua morte como seu batismo (Lucas 12:49-50, Mateus 3:13-15). As promessas da aliança envolvem advertências contrárias e, portanto, os sacramentos são sinais de julgamento e também de bênção. No batismo somos unidos a Cristo em sua morte, sepultamento e ressurreição (Romanos 6:1-9) e purificados de nossos pecados.

As ações salvadoras de Deus são sempre acompanhadas pelos sinais da aliança que ele prescreve.

7. O batismo está inseparavelmente ligado à obra do Espírito, visto que a obra de Cristo e do Espírito são inseparáveis.

Somos batizados na morte de Cristo e ressuscitados para uma nova vida; a ideia de que o batismo na água e o batismo no Espírito são realidades separáveis ​​implica um modo de pensar dualista.

8. Portanto, o batismo está relacionado com o início da renovação espiritual e ressurreição (Rom. 6:1-9, 1 Cor. 12:12-13).

9. O batismo é uma das quatro portas espirituais .

Tony Lane diz que as quatro portas espirituais são o arrependimento, a fé, o perdão dos pecados e o dom do Espírito, que são apresentados de várias maneiras nos sermões evangelísticos em Atos.

Isso significa que há uma conexão invariável entre o batismo e a fé. 

10. Como a regeneração, o batismo ocorre logo no início da vida cristã, assim que uma pessoa pode ser considerada cristã.

Isso não significa que o batismo seja a causa eficiente da regeneração, nem que haja qualquer ordem temporal necessária entre eles (exceto no caso de convertidos), mas que eles estão ligados teologicamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *