10 maneiras de se recuperar de estar muito ocupado

Você está correndo pela vida com uma agenda lotada que o empurra? Você costuma se sentir estressado e exausto por tentar encaixar muito em pouco tempo?

Se você olhar por baixo de seu estilo de vida ocupado, descobrirá que ele pode estar encobrindo algo que lhe falta espiritualmente. Deus pretende que você viva uma vida pacífica, com bastante tempo para descansar. Você pode começar a desfrutar desse tipo de vida assim que se curar dos fatores que estão impulsionando sua ocupação.

Veja como se recuperar de estar muito ocupado:

Reconheça os ritmos insalubres em sua vida e conte o custo deles

Deus o projetou para viver ritmicamente, mas alguns dos ritmos que você escolheu para seu estilo de vida podem não estar lhe servindo bem. Talvez você tenha a tendência de se inscrever para mais do que pode razoavelmente caber em sua agenda porque é levado a se sentir necessário, ou talvez não tenha tempo para gastar em oração com Deus todos os dias. 

Quaisquer que sejam seus ritmos insalubres, observe o preço que cada um está causando em sua vida de maneiras específicas, como deixá-lo com uma sensação de ansiedade ou falta de propósito, ou desconectando-o de relacionamentos familiares importantes. Confesse a Deus as diferentes maneiras pelas quais sua ocupação o levou a pecar – desde enganar seus filhos na atenção que eles merecem de você, até cortar custos em qualquer uma de suas práticas de negócios. Peça ao Espírito Santo para ajudá-lo a mudar cada ritmo de tempo não saudável em sua vida para um ritmo saudável.

Estabeleça metas para trazer descanso ao seu corpo, mente e espírito

Pense e ore sobre maneiras específicas pelas quais você gostaria de aproveitar a vida física, mental e espiritualmente depois de se recuperar de estar muito ocupado. Como seria sua vida se você estivesse se sentindo em paz consigo mesmo e engajado com Deus e outras pessoas?

Desligue as distrações e sintonize a presença de Deus com você

Pratique a eliminação de coisas que o distraem de usar bem o seu tempo para que você possa se concentrar melhor na presença constante de Deus com você. Por um período de 24 horas, desligue sua TV, iPad, smartphone e todos os outros dispositivos que normalmente o distraiam de sentir Deus falando com você. Use o tempo que você teria passado distraído para orar ao longo do dia, pedindo a Deus para ajudá-lo a notá-lo trabalhando em sua vida e lhe dar paz.

Atreva-se a ser você mesmo 

Você tem se gabado para os outros sobre o quão ocupado você está para parecer importante para eles? Nesse caso, pare de perder tempo tentando gerenciar as impressões de outras pessoas sobre você. 

Você tem passado muito tempo trabalhando na tentativa de ganhar dinheiro para comprar o que vê que os outros têm? Se sim, pare de comparar sua vida com a vida de outras pessoas. Abrace seus chamados únicos de Deus e peça a ele para ajudá-lo a se contentar com quem você é e com o que você tem.

Desfrute de alguns “dias de cabeceira”

Receba a dádiva de Deus do descanso completo em certos dias em que você não está programado para trabalhar e pode relaxar com sua família. Nesses “dias de dormir”, faça uma pausa nas obrigações estressantes, como recados e tarefas, e apenas busque atividades relaxantes e divertidas juntos – desde dormir e comer refeições tranquilas, até jogar ou fazer uma longa caminhada ao ar livre. 

Quanto mais descansado você estiver, mais será capaz de se concentrar em agradar somente a Deus, em vez de ceder à pressão do tempo de outras pessoas.

Ensine seus filhos a descansar 

Pare de programar demais a vida de seus filhos. O tempo livre é uma parte crucial de seu desenvolvimento saudável, ensinando-os a refletir sobre suas experiências à luz das verdades bíblicas, expressar sua criatividade dada por Deus e discernir a voz de Deus falando com eles. 

Mantenha a vida de seus filhos simples, escolhendo suas atividades programadas com moderação, em vez de contratá-los para cada time esportivo, aula de música ou outra atividade que lhes interesse. Dê-lhes espaço para respirar para que possam aprender a lição de vida que é mais importante do que qualquer atividade extracurricular pode ensinar: descansar.

Siga o exemplo que Jesus deu de viver no ritmo certo

Jesus modelou o tipo de vida que todos deveriam aspirar a viver – incluindo o ritmo adequado. O ritmo de vida de Jesus era rítmico (ele se relacionava com as pessoas e depois se retirava para orar em solidão em intervalos regulares), relacional (ele passava seu tempo focado principalmente em investir em relacionamentos, comunicando-se frequentemente com Deus Pai no céu e com as pessoas na Terra) , e resoluto (Jesus insistiu em construir momentos de paz e tranquilidade em sua agenda lotada para manter um equilíbrio saudável).

Louve a Deus em vez de buscar louvor para si mesmo

Verifique suas motivações para o trabalho que você faz regularmente. Você está realmente gastando seu tempo tentando trazer glória a Deus e expressar seu amor por ele? Ou você está ocupado tentando mostrar às outras pessoas o quão importante você é e ganhar seus elogios? Até que ponto você está disposto a servir a Deus na obscuridade, fazendo um bom trabalho em particular para agradar somente a Deus? Em vez de tentar se promover, confie em Deus para promovê-lo a tarefas maiores, se e quando chegar a hora certa para isso.

Delegue tarefas a outras pessoas que possam ajudar 

Peça ajuda de outras pessoas sempre que você não conseguir concluir as tarefas dentro do prazo. Não tenha medo de que isso o torne substituível; em vez disso, confie no projeto de Deus para relacionamentos de pessoas trabalhando juntas.

Comece a viver os sonhos que sua nova agenda o ajuda a alcançar 

Agora que você tem uma margem saudável em sua agenda, você pode encaixar as atividades que são necessárias para realizar seus sonhos dados por Deus. Comemore começando a viver seus sonhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *