10 perguntas para examinar sua vida

Examinar sua vida é essencial para seu crescimento como crente cristão. Ver seus próprios pecados e falhas possibilitará que você confesse, se arrependa, encontre perdão e cresça na graça. Estes são os passos pelos quais avançamos na vida cristã. Se você não consegue ver suas próprias falhas, você não pode progredir.

O auto-exame também é um negócio perigoso. Satanás tentará subverter seu autoexame, puxando você para a autocondenação e o desespero. Por isso tem cuidado. Enquanto você tem um olho focado em seu pecado e fracasso , mantenha o outro olho focado na graça de Deus dada a você em Jesus Cristo.

Deus deu dois dons para ajudá-lo a se examinar com sucesso. Estes são a sua Palavra e o seu Espírito. A Palavra lhe mostrará pecados e falhas. O Espírito abrirá seus olhos para vê-los.

O auto-exame, feito corretamente, trará grandes benefícios à sua vida cristã.

Três Diretrizes para o Auto-Exame

1. Seja intencional.

Reserve um tempo específico para examinar sua própria vida. Encontre um lugar onde você possa ficar sozinho. Traga sua Bíblia, uma caneta e papel. Espere que Deus lhe mostre coisas que precisam ser confessadas e mudadas. Você pode optar por contar a um amigo que reservou um tempo para examinar sua vida. Você pode pedir-lhes que orem por você e se comprometam a compartilhar o que Deus lhe mostrou.

2. Seja específico.

Peça ao Espírito Santo para abrir seus olhos para ver o que está acontecendo em sua vida. Leia os Dez Mandamentos (Êxodo 20:1-17). Trabalhe nas dez perguntas a seguir, observando o que Deus traz à sua mente.

3. Seja um crente.

Traga o que Deus lhe mostra em confissão como um crente. Ore, crendo no sangue de Jesus Cristo derramado, para que os pecados que você está confessando sejam perdoados. Ore, crendo no poder do Espírito Santo, capacitando-o a mudar. Ore, com a confiança de que Deus é gracioso e amoroso com você, e que ele está trabalhando em sua vida.

10 perguntas para examinar sua vida

1. Deus

Não terás outros deuses diante de mim. (Êxodo 20:3)

Que decepções Deus permitiu em sua vida? Como isso afetou seu amor por ele?

A dor e a decepção muitas vezes revelam o grau em que amamos e desejamos as dádivas de Deus mais do que o amamos e desejamos. Sua confissão começará aqui.

2. Adoração

Não farás para ti um ídolo. (Êxodo 20:4)

De que maneiras você gostaria que Deus fosse diferente de quem ele é?

O desejo de que Deus seja diferente é idolatria . Mostra descontentamento ou insatisfação com quem ele é ou o que ele faz. Isso é pecado e fará parte da sua confissão.

3. Falsa Religião

Não usarás mal o nome do Senhor teu Deus. (Êxodo 20:7)

De que maneiras você menos reflete a imagem e semelhança de Deus?

Ser cristão significa que você leva o nome de Cristo. As pessoas fazem julgamentos sobre Cristo pelo que vêem naqueles que levam seu nome. Use esta parte de sua confissão para pedir a Deus que cresça em áreas onde você precisa refletir melhor o caráter dele.

4. Tempo, Trabalho e Descanso

Lembre-se do dia de sábado, santificando-o. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. (Êxodo 20:8-9)

Como você poderia melhorar o que você oferece em sua vida profissional? Como você pode organizar melhor sua vida para completar seu trabalho e reservar tempo para Deus e para outros relacionamentos que Deus confiou a você?

Deus estabeleceu um padrão para o seu trabalho e descanso da mesma forma que criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo. O padrão da obra de Deus nos dá um modelo para o trabalho, lembrando-nos que Deus nos chama para sermos produtivos e encontrarmos alegria no trabalho que Ele nos deu para fazer. Observe atentamente o vigor de seu trabalho e o equilíbrio de sua vida.

5. Autoridade

Honre seu pai e sua mãe. (Êxodo 20:12)

Quem Deus colocou em uma posição de autoridade em sua vida? O que eles estão dizendo para você? Como você está respondendo?

Pai e mãe são as primeiras figuras de autoridade que Deus coloca em sua vida. Dificuldade em se submeter aos outros geralmente indica dificuldades em se submeter à autoridade de Deus sobre sua vida. Examine-se cuidadosamente aqui.

6. Paz

Você não deve matar. (Êxodo 20:13)

Com quem você está mais irritado e frustrado neste momento? Existe alguém com quem você está procurando se vingar? Você está guardando ressentimento em seu coração?

Nosso Senhor rastreou o assassinato até suas raízes na ira (Mateus 5:22). Você pode não ser capaz de trazer cura para todos os relacionamentos, mas pode guardar seu próprio coração. Confesse qualquer amargura em seu coração a Deus. Peça-lhe para purificá-lo de sua alma.

7. Pureza

Não cometerás adultério. (Êxodo 20:14)

De que maneiras você deu expressão à luxúria?

Jesus traçou o adultério de volta à luxúria no coração (Mateus 5:28). A luxúria destruirá sua alma se você a alimentar e permitir que ela cresça em sua vida. Seus pensamentos revelam quem você é em seu coração. Faça uma confissão honesta a Deus ao examinar essa área de sua vida.

8. Integridade

Você não deve roubar. (Êxodo 20:15)

Como posso receber menos e dar mais?

Deus dá. Satanás rouba. A essência do roubo é que você pega o que Deus confiou a outra pessoa, mas não dá o que Deus confiou a você. Use esta parte do seu auto-exame para ver o que você está recebendo dos outros e o que está devolvendo. Observe especialmente o que você está recebendo de Deus e o que você está devolvendo a ele.

9. Verdade

Não darás falso testemunho. (Êxodo 20:16)

O que Deus confiou em mim?

No nono mandamento, Deus o chama para ser uma pessoa confiável. Faça uma lista do que Deus confiou a você. Dê uma olhada honesta em como você está sendo fiel ou infiel com essa confiança. Peça a Deus para prepará-lo para o que ele vai confiar a você no futuro.

10. Contentamento

Você não deve cobiçar. (Êxodo 20:17)

Quais são os maiores desejos do seu coração neste momento? Como isso se relaciona com o propósito de Deus em sua vida?

Todos os nossos pecados fluem da raiz do problema do pecado que está no coração humano. Sendo um pecador, você deseja as coisas erradas. Você não encontra alegria ou satisfação nas coisas certas. É por isso que Deus lhe dá seu Espírito para mudar e renovar seu coração. Use esta parte final de seu auto-exame para olhar além dos pecados que você cometeu para os pecados que podem estar crescendo sem ser detectados em seu coração. Peça a Deus que limpe seu coração de desejos errados e o guarde de pecados futuros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *