11 Maneiras Práticas de Valorizar a Cristo

Muitas vezes eu olho para trás no meu dia com arrependimento. Penso nos muitos minutos perdidos na forma de pergaminhos ou furtos sem sentido, e nas horas passadas com os olhos colados em uma tela.

Recentemente, um colega líder de jovens fez uma pergunta para nossas alunas do ensino médio que tocou meu coração: “Quanto tempo você gasta buscando coisas terrenas em comparação com o tempo gasto buscando a Deus?”

Essa é uma pergunta convincente. Se pensarmos nisso por mais de um minuto, o Espírito Santo pode apenas descascar as camadas do nosso coração, expondo o que realmente valorizamos.

O que você valoriza?

Pois onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. (Mateus 6:21)

Como cristãos, devemos nos perguntar: quanto do nosso tempo é gasto navegando, praticando um hobby, assistindo TV ou jogando videogame? Quantas vezes nossas mentes estão cheias dessas coisas? O encontro com Deus é algo que riscamos da lista, apenas para esquecê-lo até o nosso próximo “tempo de silêncio”?

Uma das belezas da vida cristã é ser livre em Cristo para desfrutar das coisas boas que amamos, para glória de Deus. O problema é quando essas coisas se tornam mais para nós do que o Senhor — quando as desejamos mais do que ansiamos por ele . Nós os criamos como nossos pequenos “deuses” e eles começam a nos governar.

Às vezes, quando acordo, a primeira coisa que penso é checar as redes sociais. Outras vezes, sinto-me impelido a enfrentar minha lista de tarefas. Essas ações revelam um coração muito mais interessado nos acontecimentos do mundo do que nas doces palavras de vida que meu Deus oferece em sua Palavra.

Suas misericórdias são novas todas as manhãs e, no entanto, muitas vezes nos roubamos de sua misericórdia, permitindo que nossas mentes se fixem em atividades menores. Esquecemos: Bem-aventurados os que o buscam de todo o coração (Salmo 119:2).

Em vez disso, podemos ecoar Davi:

Abre os meus olhos, para que eu veja    as maravilhas da tua lei. (Salmo 119:18)

Buscando o verdadeiro tesouro

Talvez seja apenas isso – talvez tenhamos esquecido que as Escrituras contêm “coisas maravilhosas”. Verdades gloriosas podem ser encontradas lá. Deixamos de nos lembrar do grande tesouro que temos em nossas mãos? Há encorajamento para nós do salmista.

Seus testemunhos são meu deleite;    eles são meus conselheiros. (Salmo 119:24)

Pois me deleito nos teus mandamentos,    que amo. Levantarei minhas mãos para os teus mandamentos, que amo,    e meditarei nos teus estatutos. (vv. 47-48)

Se a tua lei não tivesse sido o meu deleite,    eu teria perecido na minha aflição. (v. 92)

Anseio pela tua salvação, ó Senhor,    e a tua lei é o meu prazer. (v. 174)

Neste salmo que exalta a Deus, que se concentra nos testemunhos do Senhor, encontramos Davi reivindicando a lei como seu deleite dez vezes . Certamente, ele era um homem que valorizava o Senhor e sua Palavra. Quanto mais nós, que temos a Palavra mais plenamente confirmada, devemos nos apegar firmemente às Escrituras (2 Pedro 1:19)?

Mas muitas vezes, não nos apegamos à sua Palavra, não é? Nossa carne atrai nosso foco para objetos de menor valor. Mas nosso Salvador não venceu a carne? Jesus morreu para o pecado e ressuscitou, e estamos unidos a ele tanto em sua morte quanto em sua ressurreição (Romanos 6:2-5). Ao nos unir a si, ele também nos libertou da escravidão do pecado, dando-nos novos corações. Aleluia, que Salvador!

Sabemos que nosso velho eu foi crucificado com ele para que o corpo do pecado seja reduzido a nada, para que não sejamos mais escravos do pecado. (Romanos 6:6)

Amigos, por causa da obra de Jesus na cruz, somos livres para deixar de lado todo peso e pecado que se apega tão de perto, e correr a corrida que está diante de nós (Hebreus 12:1). Primeiro, olhemos para Jesus, o fundador e consumador da nossa fé, para cultivar um coração que o valorize mais (v. 2). Podemos pedir-lhe que aumente nosso desejo de buscá-lo por meio de sua Palavra e por meio da oração. Esta é uma oração que ele adora responder.

11 Maneiras Práticas de Valorizar a Cristo

Agora, não estou defendendo passar três horas estudando a Bíblia todos os dias (embora isso pareça fantástico). Mas há muitas outras coisas que podemos acrescentar à nossa rotina para fixar nossas mentes nas coisas do alto e crescer em nossos corações um profundo amor por Deus e sua Palavra (Colossenses 3:2).

Abaixo, você encontrará algumas sugestões para focar sua mente no Senhor e desenvolver um desejo maior de buscar a Deus no dia-a-dia. Essas coisas nunca devem substituir um estudo profundo da Bíblia ou oração, mas agem como suplementos ao seu tempo regular com o Senhor.

Pense em como você pode implementar alguns esta semana:

  • Ouça os sermões
  • Leia blogs sobre o Senhor
  • Ouça uma Bíblia em áudio
  • Mantenha um diário de ação de graças
  • Escrever Escritura
  • Encontre-se com outros crentes e ore juntos
  • Memorize as Escrituras
  • Ore para que Deus trabalhe em outros crentes
  • Ouça podcasts centrados no evangelho
  • Compartilhe com um amigo o que você aprendeu sobre Deus recentemente
  • Procure maneiras de mudar as conversas para as coisas do Senhor

Que todos nós cresçamos em nosso amor por Deus para que possamos dizer com Davi: “Minha alma está sempre cheia de saudades das tuas regras” (Salmo 119:20). Que Jesus se torne nosso tesouro supremo, acima de todas as outras coisas. Verdadeiramente, ele é mais precioso do que qualquer coisa que este mundo tem a oferecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *