20 versículos sobre paz durante essa tempestade de incertezas

Acho que ninguém contestaria a observação de que estamos vivendo em tempos incertos. Tempestades de incerteza nos cercam.

Tempestades políticas, tempestades  pandêmicas e nossas próprias tempestades pessoais giram em torno de nossas mentes e tentam perturbar nossas vidas.

Como podemos encontrar paz em um mundo que parece tão tempestuoso? 

Os versículos bíblicos para a paz são abundantes. Vamos dar uma olhada em alguns deles e permitir que a paz de Deus governe nossos corações.

O que é paz divina?

A primeira coisa que acho que precisamos saber sobre a paz divina é que ela está disponível para nós.

Não é algo que Deus mantém escondido e nos faz conquistar, simplesmente temos que pedir por ela.

A segunda coisa que precisamos saber sobre a paz divina é que ela é encontrada em meio às tempestades da vida. Às vezes, Deus acalma nossa tempestade e a remove de nós.

Ele consertará tudo e nós O louvaremos pelo milagre que operou. Mas Deus nem sempre acalma a tempestade. Às vezes, Ele permite que passemos por algo difícil, mas nunca nos faz passar por isso sozinhos.

Ele estará conosco na tempestade e nos dará paz apesar da tempestade. Isso também é um milagre.

Quais são algumas maneiras pelas quais Deus nos concede paz em meio às tempestades?

Deus nos concede paz no meio das tempestades estando presente conosco.

Um dos melhores exemplos em que posso pensar é a história de Sadraque, Mesaque e Abednego. Lemos sobre eles em Daniel 3 . 

O rei Nabucodonosor  fez uma enorme imagem de ouro. Ele a instalou na província de Babilônia e convidou os líderes e oficiais do reino para a dedicação da imagem de ouro.

Todos se reuniram em uma grande planície aberta diante da imagem. Um arauto proclamou em voz alta que, quando a música tocasse, eles deveriam prostrar-se e adorá-la.

Qualquer um que não fizesse isso seria imediatamente lançado em uma fornalha ardente para ser queimado vivo.

A música tocou e as pessoas caíram de cara no chão. A maioria das pessoas, pelo menos. Três homens ficaram de pé. Sadraque, Mesaque e Abednego eram judeus que se destacaram durante o exílio na Babilônia.

Eles estavam lá naquele dia, mas se recusaram a adorar qualquer pessoa ou qualquer coisa além do Senhor seu Deus. As pessoas notaram e contaram ao rei Nabucodonosor.

Sim, eles tagarelaram ao rei, que ficou furioso e ordenou que fossem trazidos à sua presença. Ele perguntou se isso era verdade e deu a eles uma segunda chance de se curvarem diante de sua imagem dourada.

“Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei: ‘Ó Nabucodonosor, não precisamos de lhe responder sobre este assunto. Se assim for, nosso Deus a quem servimos é capaz de nos livrar da fornalha de fogo ardente, e ele nos livrará da sua mão, ó rei. Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos aos teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste’” (Daniel 3:16-18).

A única maneira de dar essa resposta é somente se a paz de Deus estivesse enchendo seus corações. Eles sabiam que Deus poderia salvá-los, mas estavam dispostos a enfrentar uma morte horrível se Ele não o fizesse.

Eles sabiam que de qualquer maneira, Deus estaria com eles e este conhecimento os enchia de uma paz que não fazia sentido dada a sua situação atual.

Você sabe o que acontece depois. O rei Nabucodonosor instruiu a fornalha a ser aquecida sete vezes mais quente do que o normal, e então foram jogados nas chamas.

O fogo estava tão quente que matou os homens que os jogaram, mas um milagre estava acontecendo.

Quando o rei olhou para dentro, ele viu não três homens amarrados e queimando, mas quatro homens, desamarrados e andando no meio do fogo. Um dos homens parecia “um filho dos deuses”. 

Nabucodonosor ordenou a Sadraque, Mesaque e Abednego que saíssem das chamas.

Eles “viram que o fogo não tinha qualquer poder sobre os corpos daqueles homens. O cabelo de suas cabeças não foi chamuscado, suas capas não foram danificadas, e nenhum cheiro de fogo havia subido sobre eles” (Daniel 3:27).

O Senhor não tirou a tempestade de fogo que eles enfrentaram. Em vez disso, Ele entrou na tempestade e caminhou ao lado deles no meio dela, literalmente.

Por causa da fidelidade desses homens, uma nação viu o poder de Deus. Sadraque, Mesaque e Abednego foram promovidos e só posso imaginar as pessoas que conheceram a Deus por causa deles.

Deus também nos concede paz em meio às tempestades, acalmando-as. Vemos um exemplo disso em Marcos 4:35-41, onde Jesus literalmente acalma uma tempestade.

Depois de um longo dia ministrando ao povo, Jesus entra em um barco com Seus discípulos e imediatamente adormece. Uma forte tempestade vem sobre eles e eles acordam Jesus. “Mestre, você não se importa que estejamos morrendo?” Jesus acordou, repreendeu o vento e falou ao mar: “Paz! Fique quieto!” Imediatamente o vento parou de soprar e uma grande calma desceu sobre o mar. Os discípulos ficaram maravilhados com o poder que Jesus tinha de que até o vento e as ondas O obedeciam.

Deus acalmará a tempestade ou nos encherá com Sua paz e presença no meio da tempestade. Vejamos alguns versículos que podemos guardar quando as tempestades da vida tentarem nos atingir.

Versos bíblicos sobre paz e força

Então aquele que parecia um homem me tocou novamente e eu senti minhas forças voltando. ‘Don ‘ t ter medo ‘disse ele,’ pois você é muito precioso para Deus. Paz! Ser encorajado! Seja forte!’ Quando ele falou essas palavras para mim, de repente me senti mais forte e disse-lhe: ‘Por favor, fale comigo, meu senhor, porque você me fortaleceu’” Daniel 10:18-19.

“O Senhor dê força ao seu povo! Que o Senhor abençoe seu povo com paz! ” Salmo 29:11.

“Assim, a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samaria teve paz e foi fortalecida. Vivendo no temor do Senhor e encorajado pelo Espírito Santo, aumentou em números Atos 9:31.

Versos bíblicos sobre paz em tempos difíceis

“Que o Deus de esperança os encha de toda a alegria e paz na , para que pelo poder do Espírito Santo abundem em esperança” Romanos 15:13.

“O Deus da paz em breve esmagará Satanás sob seus pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco” Romanos 16:20.

“Eu disse isso a você, para que você tenha paz em mim. No mundo você terá tribulação. Mas tenha coragem; Eu venci o mundo” João 16:33.

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Portanto, coloque-se de pé, tendo colocado o cinto da verdade, e colocado a couraça da justiça, e, como sapatos para os seus pés, tendo colocado a prontidão dada pelo evangelho da paz. Em todas as circunstâncias, pegue o escudo da fé , com o qual você pode extinguir todos os dardos inflamados do maligno; e tomai o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, orando em todo o tempo no Espírito, com toda a oração e súplica”  Efésios 6:3-18.

“Agora que o próprio Senhor da paz vos dê a sua paz em todos os momentos e em todas as situações. O Senhor seja com todos vocês” 2 Tessalonicenses 3:16.

Versos bíblicos sobre paz de espírito

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27.

“Pois os que vivem segundo a carne pensam nas coisas da carne, mas os que vivem segundo o Espírito pensam nas coisas do Espírito. Porque pensar na carne é morte, mas pensar no Espírito é vida e paz” Romanos 8: 5-6.

“Porque Deus não é um Deus de confusão, mas de paz” 1 Coríntios 14:33.

“Não se preocupe com nada, mas em tudo, pela oração e súplica com ações de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e mentes em Cristo Jesus” Filipenses 4:6-7.

Enfim, irmãos, tudo o que é verdade, tudo o que é digno de honra, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é louvável, se existe alguma excelência, se existe algo digno de elogio, pensem nestas coisas. O que você aprendeu, recebeu, ouviu e viu em mim – pratique essas coisas, e o Deus de paz estará com você” Filipenses 4:8-9.

“A graça e a paz vos sejam multiplicadas no conhecimento de Deus e de Jesus nosso Senhor” 2 Pedro 1:2.

Versos bíblicos sobre paz e conforto

“Em paz vou deitar-me e dormir; só por ti, Senhor, faze-me habitar em segurança” Salmos 4:8.

“Portanto, visto que fomos feitos retos aos olhos de Deus pela fé, temos paz com Deus por causa do que Jesus Cristo nosso Senhor fez por nós. Por causa da nossa fé, Cristo nos trouxe a este lugar de privilégio imerecido onde agora nos encontramos, e com confiança e alegria esperamos compartilhar a glória de Deus” Romanos 5:1-2.

“Finalmente, irmãos, alegrem-se. Visem a restauração, confortem-se, concordem, vivam em paz; e o Deus de amor e paz estará com você.” 2 Coríntios 13:11 

E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. Colossenses 3:15.

“Exorto-vos, em primeiro lugar, a orar por todas as pessoas. Peça a Deus para ajudá-los; interceda em seu nome e agradeça por eles. Ore desta forma pelos reis e por todos os que têm autoridade para que possamos viver uma vida pacífica e tranquila, marcada pela piedade e dignidade ” 1 Timóteo 2:1-2.

“Graça, misericórdia e paz estarão conosco, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, na verdade e no amor” 2 João 1:3.

Há uma abundância de  versículos bíblicos de paz para confortar nossos corações atribulados.

Deus sabia que enfrentaríamos muitas tempestades na vida, por isso Ele nos deu Sua Palavra, a Bíblia.

Nela encontramos versículos que nos fortalecem e nos consolam quando passamos por temporadas tempestuosas.

Se você está passando por uma tempestade de incertezas agora, saiba que Deus está com você no meio dela. Ele nunca vai te deixar ou te desamparar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *