25 Versículos Bíblicos sobre Fé

Existem algumas frases que me irritam infinitamente. Sinceramente, eles acendem a raiva justificada em mim porque eles são muito dolorosos.

Uma dessas frases é: “Você só precisa ter mais ”.

O significado implícito é que, se eu tivesse mais fé, todos os meus problemas desapareceriam por mágica. Mas isso não é verdade.

A Bíblia está cheia de homens e mulheres de grande fé que enfrentaram tempos extremamente difíceis. Eles são exemplos incríveis de como nós também podemos suportar provações enquanto crescemos em nossa fé.

Vamos dar uma olhada em algumas citações da Bíblia sobre fé e ver se podemos entender o que significa ter fé quando não podemos ver os próximos passos de Deus para nossas vidas.

O que é fé?

Primeiro, devemos entender o que é fé.  Hebreus 11:1 (ESV) nos diz que “a fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção das coisas que não se veem”. 

O Dicionário Webster 1828 explica: “A cristã, justificadora ou salvadora é o assentimento da mente à verdade da revelação divina, na autoridade do testemunho de Deus … plena confiança ou confiança no caráter e nas declarações de Deus, e no caráter e doutrinas de Cristo, com uma rendição sem reservas da vontade à sua orientação e dependência de seus méritos para a salvação. Em outras palavras, aquela firme crença no testemunho de Deus e na verdade do evangelho, que influencia a vontade e leva a uma confiança total em Cristo para a salvação ”.

A fé tem que estar em algo ou alguém. Para os cristãos, colocamos nossa fé em Deus. Não apenas acreditamos em Deus, mas também confiamos Nele e colocamos nossa fé Nele.

Também acreditamos que o que Deus nos disse por meio de Sua Palavra, a Bíblia, é verdade. Então, vamos ver o que Ele tem a dizer sobre a fé.

Citações bíblicas sobre  fé em tempos difíceis

“E eu, quando fui ter convosco, irmãos, não vim proclamar-vos o testemunho de Deus com palavras altivas ou com sabedoria. Pois decidi nada saber entre vós, exceto Jesus Cristo e este crucificado. E eu estava com você em fraqueza e medo e muito tremor, e meu discurso e minha mensagem não eram em palavras plausíveis de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que sua fé não pudesse descansar na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus” 1 Coríntios 2:1-5.

“Porque andamos por fé, não por vista” 2 Coríntios 5:7.

“Estou crucificado com Cristo. Já não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim. E a vida que agora vivo na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” Gálatas 2:20.

“Na verdade, considero tudo uma perda por causa do valor insuperável de conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele, sofri a perda de todas as coisas e as considero lixo, a fim de ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo minha própria justiça que vem da lei, mas aquela que vem pela fé em Cristo, a justiça de Deus que depende da fé – para que eu possa conhecê-lo e o poder de sua ressurreição, e possa compartilhar seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte, para que por todos os meios possíveis eu possa alcançar a ressurreição dos mortos” Filipenses 3:8-11.

“Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, andai nele, arraigados e edificados nele, e firmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças. Cuide para que ninguém o leve cativo pela filosofia e pelo engano vazio, de acordo com a tradição humana, de acordo com os espíritos elementais do mundo, e não de acordo com Cristo. Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e vós fostes preenchidos naquele que é o cabeça de todo governo e autoridade” Colossenses 2:6-10.

“Mas nós não somos daqueles que recuam e são destruídos, mas daqueles que têm fé e preservam as suas almas” Hebreus 10:39.

“Olhando para Jesus, o fundador e consumador da nossa fé, que pela alegria que lhe estava proposta suportou a cruz, desprezando a vergonha, e está sentado à direita do trono de Deus” Hebreus 12:2.

“Têm muita alegria, meus irmãos, quando enfrentam provações de vários tipos, pois sabem que a prova de sua fé produz perseverança. E tenha plena eficácia a constância, para que sejais perfeitos e completos, nada faltando” Tiago 1:2-4.

“Pois todo aquele que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo – nossa fé. Quem é que vence o mundo, exceto aquele que acredita que Jesus é o Filho de Deus?” 1 João 5:4-5.

Versículos bíblicos sobre  fé e confiança

“E sem fé é impossível agradá-lo, pois todo aquele que se aproxima de Deus, deve crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” Hebreus 11:6.

“Pela fé Noé, sendo advertido por Deus a respeito de eventos ainda não vistos, com temor reverente construiu uma arca para a salvação de sua casa” Hebreus 11:7.

“Pela fé Abraão obedeceu quando foi chamado para ir a um lugar que iria receber como herança. E saiu sem saber para onde ia” Hebreus 11:8.

“Pela fé a própria Sara recebeu poder para conceber, mesmo quando já tinha passado da idade, visto que considerava fiel aquele que havia prometido” Hebreus 11:11.

“Pois pela graça vocês foram salvos por meio da fé. E isso não é obra sua; é dom de Deus, não fruto de obras, para que ninguém se glorie” Efésios 2:8-9.

Versos bíblicos sobre fé e esperança

“Portanto, visto que fomos justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo. Por meio dele também obtivemos acesso, pela fé, a esta graça na qual nos encontramos, e nos regozijamos na esperança da glória de Deus” Romanos 5:1-2.

“Porque pelo Espírito, pela fé, nós mesmos aguardamos ansiosamente a esperança da justiça” Gálatas 5:5.

“Damos graças a Deus sempre por todos vocês, constantemente mencionando-os em nossas orações, lembrando diante de nosso Deus e Pai a sua obra de fé e trabalho de amor e firmeza de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo” 1 Tessalonicenses 1:2-3.

“E desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo para ter a plena certeza da esperança até o fim, para que não sejais preguiçosos, mas imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas” Hebreus 6:11-12.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! De acordo com sua grande misericórdia, ele nos fez nascer de novo para uma esperança viva por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que é imperecível, imaculada e imorredoura, mantida no céu para vocês, que pelo poder de Deus estão sendo guardados pela fé para uma salvação pronta para ser revelada no último tempo.

Nisto você se alegra, embora agora por um tempo, se necessário, você tenha sofrido por várias provações, de modo que a comprovada autenticidade de sua fé – mais preciosa do que o ouro que perece embora seja testado pelo fogo – pode ser encontrada para resultar em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo. Embora você não o tenha visto, você o ama. Embora você não o veja agora, você acredita nele e se regozija com uma alegria inexprimível e cheia de glória,obtendo o resultado de sua fé, a salvação de suas almas ” 1 Pedro 1:3-9.

Versículos bíblicos sobre fé e coragem

“Simão, Simão, eis que Satanás exigiu ter-vos, para vos peneirar como o trigo, mas tenho orado por vós para que a vossa fé não desfaleça. E quando você voltar, fortaleça seus irmãos” Lucas 22:31-32.

“Depois de terem pregado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, eles voltaram para Listra e para Icônio e para Antioquia, fortalecendo as almas dos discípulos, encorajando-os a continuar na fé e dizendo que através de muitas tribulações devemos entrar no reino de Deus” Atos 14:21-22.

“Porque desejo muito ver-vos, a fim de vos comunicar algum dom espiritual para vos fortalecer – isto é, para que sejamos mutuamente encorajados pela fé uns dos outros, tanto a vossa como a minha” Romanos 1:11-12.

“Por isso me ajoelho diante do Pai, de quem toda família no céu e na terra é nomeada, para que, de acordo com as riquezas de sua glória, ele conceda que sejais fortalecidos com poder por meio de seu Espírito em seu ser interior. que Cristo possa habitar em seus corações pela fé – que vocês, estando arraigados e alicerçados no amor, possam ter força para compreender com todos os santos qual é a largura e comprimento e altura e profundidade, e para conhecer o amor de Cristo que ultrapassa conhecimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus ” Efésios 3:14-19.

“Finalmente, seja forte no Senhor e na força de seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais resistir às maquinações do diabo. Pois não lutamos contra carne e sangue, mas contra os governantes, contra as autoridades, contra os poderes cósmicos sobre as trevas presentes, contra as forças espirituais do mal nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Portanto, coloque-se de pé, tendo colocado o cinto da verdade, e colocado a couraça da justiça, e, como sapatos para seus pés, tendo colocado a prontidão dada pelo evangelho da paz. Em todas as circunstâncias, pegue o escudo da fé, com o qual você pode extinguir todos os dardos inflamados do maligno; e pegue o capacete da salvação,e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus Efésios 6:10-17.

“Seja sóbrio; esteja atento. Seu adversário, o diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. Resista a ele, com firmeza na fé, sabendo que os mesmos tipos de sofrimento estão sendo vividos por sua irmandade em todo o mundo. E depois de teres sofrido um pouco, o Deus de toda graça, que te chamou para a sua glória eterna em Cristo, ele mesmo os restaurará, confirmará, fortalecerá e estabelecerá” 1 Pedro 5:8-10.

Que essas citações da Bíblia o encham de encorajamento e esperança. Que Deus os use para fortalecer e aumentar a fé que Ele lhe deu.

Não saber os próximos passos na vida pode ser assustador, mas quando colocamos nossa fé no Senhor, podemos confiar que Ele nos ajudará a seguir em frente.

Podemos não ter certeza de nosso futuro, mas sempre podemos ter certeza de Jesus. A cada momento, Ele nos ajudará a andar pela fé e a dar o próximo passo à frente. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *