3 barreiras à fé (e como superá-las)

Existe algo para o qual Deus está chamando você, mas você está se segurando?

Como você preencheria as lacunas dessa afirmação? Acho que Deus pode estar me chamando para _____, mas estou me segurando porque _____.

  • Talvez haja algo grande que você colocaria naquele primeiro espaço em branco. Acho que Deus está me chamando para iniciar um ministério sem-teto, mas estou me segurando porque não tenho recursos para isso.
  • Talvez seja algo em menor escala. Acho que Deus está me chamando para ensinar na Escola Dominical, mas estou me segurando porque acho que não tenho tempo para me preparar.
  • Pode até ser algo muito mais pessoal. Acho que Deus está me chamando para fazer as pazes com meu irmão, mas estou me segurando porque tenho medo de que ele não responda bem.

Você entendeu a ideia. Provavelmente todos nós temos coisas que achamos que Deus está nos chamando para fazer, mas estamos nos segurando por um motivo ou outro. Em Hebreus 11 encontramos o que algumas pessoas chamam de “ Salão da Fé ”. Ele lista os heróis da Bíblia que foram convidados a confiar em Deus de grandes maneiras. Um desses homens foi Abraão. Deus tinha uma grande bênção esperando por Abraão. Mas ele também tinha um grande desafio. Deus o chamou para deixar tudo para trás e se aventurar em uma nova terra.

Isso é o que Abraão colocaria no primeiro espaço em branco. E, como você pode imaginar, havia barreiras significativas para obedecer. Vejamos o que Abraão poderia ter colocado naquele segundo espaço em branco e como ele superou as barreiras à obediência em sua vida.

Três Barreiras à Fé

Barreira da Fé #1: Abraão não sabia para onde estava indo.

Coloque-se no lugar de Abraão. Deus vem até você e diz: “Faça as malas. Você está deixando tudo para trás. E você diz: “Para onde estou indo?” E Deus diz: “Você descobrirá.” Este seria um comando difícil de obedecer, não é?

No entanto, muitas vezes descubro que é assim que Deus nos guia. Ele nos mostra o próximo passo, mesmo não sabendo o destino final. Mas se não dermos esse primeiro passo, não chegaremos ao destino final!

Essa é a posição em que Abraão estava quando Deus o chamou. Ele não sabia para onde estava indo.

Barreira da Fé #2: Abraão deixou sua zona de conforto.

Deus chamou Abraão para deixar a cidade e morar em uma tenda. E não sozinho – com toda a sua família. Quantos de vocês estão prontos para se inscrever para esse chamado?

Deus estava chamando Abraão para deixar para trás tudo o que era confortável para ele.

Barreira da Fé #3: Abraão estava indo para uma terra estrangeira.

Todos nós amamos nossa pátria. É uma parte de nós. Deus está chamando Abraão para deixar sua terra natal para sempre e ir para uma terra estrangeira. Agora esse é o grande desafio. Qual de nós realmente gosta de ser desenraizado de tudo o que é familiar, para que possamos nos mudar para um lugar desconhecido? Preferimos ficar parados em nosso ambiente conhecido do que nos aventurar em território desconhecido, mesmo que seja apenas a próxima cidade ou estado.

Então, como Abraão superou essas barreiras? Como no mundo podemos superar o nosso?

Superando as Barreiras da Fé

É realmente muito simples. Abraão os venceu pela fé:

Pela fé , Abraão obedeceu quando foi chamado para ir a um lugar que havia de receber como  herança. E saiu, sem saber para onde ia. Pela fé foi habitar na terra  da promessa, como em terra alheia, morando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. (Hebreus 11:8-9)

Fé é acreditar na realidade invisível da Palavra de Deus sobre o mundo visível que podemos ver, tocar e ouvir (Hebreus 11:1).

Há sempre alguma competição entre essas duas realidades.

Por exemplo, Jesus disse que quando damos dinheiro ao Senhor, estamos acumulando tesouros para nós mesmos no céu. Cremos nisso, e por isso damos generosamente ao Senhor. Isso é viver pela realidade invisível da Palavra de Deus.

Mas então nosso vizinho estaciona em sua garagem em um carro novo e brilhante. E o pensamento surge em nossa mente: Sabe, se eu não estivesse dando tanto ao Senhor, poderia estar dirigindo um carro novo. Será que dar esse dinheiro vale mesmo a pena?

Em falhas o mundo visível.

Certamente Abraão estava experimentando tal tensão. A realidade invisível eram as promessas de Deus – que ele teria uma nova terra, que ele seria uma nação e experimentaria a bênção de Deus e seria uma bênção para o mundo inteiro (Gênesis 12:1-3). Isso é o que Deus havia prometido, mas ele não podia ver. Ele não podia tocá-lo. Era invisível.

No entanto, Abraão tomou a decisão de viver pela fé . Ele escolheu viver por realidades invisíveis e invisíveis. E porque ele escolheu viver pela fé, ele experimentou a bênção de Deus como você não pode imaginar. Por meio de sua linhagem familiar, Jesus Cristo nasceu: o Salvador que viveria uma vida perfeita, nos mostraria o Pai, morreria por nossos pecados e traria todos aqueles que crêem nele para o céu por toda a eternidade.

Você e eu queremos ser pessoas que dizem: “Deus está me chamando para _____, e eu vou fazer isso pela  em Jesus Cristo”.

Portanto, aqui está a pergunta para todos nós: como seria para você exercer fé na situação para a qual você sente que Deus o está chamando?

One Comment on “3 barreiras à fé (e como superá-las)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *