3 inverdades que você provavelmente disse para pessoas feridas

Os cristãos gostam de encorajar as pessoas. Isso é ótimo. Quando alguém de quem gostamos está sofrendo ou enfrentando provações, somos rápidos em dar palavras de encorajamento e conforto. Quando estamos sofrendo, outros são generosos em fazer o mesmo por nós.

Mas uma questão importante a respeito disso é: Que tipo de conselho damos ou recebemos?

Infelizmente, os confortos muitas vezes dados nestas situações não são úteis nem bíblicos. Eles podem ser usados ​​popularmente, mas raramente são fundamentados na Bíblia. Na verdade, algumas pessoas ouviram as seguintes declarações e palavras de conforto com tanta frequência que presumem que estejam na Bíblia.   

Aqui estão três das frases antibíblicas mais comuns que as pessoas usam para confortar aqueles que estão sofrendo. Prepare-se, pois provavelmente você já usou ou ouviu isso! 

1. “Se você tiver fé suficiente, tudo ficará bem.”

Isso não é verdade. As coisas nem sempre podem “dar certo”. O câncer nem sempre desaparece. O relacionamento nem sempre é reparado. A promoção no emprego nem sempre vem. A criança rebelde nem sempre retorna. As coisas nem sempre dão certo, mesmo quando demonstramos uma fé extraordinária e oramos com fervor.

No entanto, devemos absolutamente orar e colocar a nossa fé em Deus! Sim, evitamos tratar Deus como um gênio que garante nossos pedidos, mas certamente não perdemos a fé nem acreditamos que nossas orações não têm sentido.

A vontade de Deus para nossas vidas é boa, mesmo quando dói. Colocamos nossa fé em Deus, confiando em sua sabedoria e amor. Oramos por humildade para nos submetermos a tudo que ele traz para nós. Mas não é a nossa fé ou as nossas orações que garantem os nossos resultados. Escolhemos confiar em Deus e pedir-lhe que fortaleça a nossa fé durante as provações, independentemente das nossas circunstâncias.

2. “Deus não lhe dará mais do que você pode suportar.”

Alguns de vocês estão ofegantes agora. Você juraria que isso está na Bíblia. Mas isso não. O versículo que está sendo mal interpretado aqui é 1 Coríntios 10:13. Ali, Paulo escreve: “Não vos sobreveio nenhuma tentação que não fosse comum ao homem. Deus é fiel e não permitirá que vocês sejam tentados além de sua capacidade, mas com a tentação ele também fornecerá o escape, para que vocês possam suportá-la”. 

O versículo é comumente citado para sugerir que Deus nunca colocará sobre nós mais do que podemos suportar, mas na verdade é sobre tentações para pecar. Não tem nada a ver com nossas provações, dor ou sofrimento. E certamente não é uma promessa de que as nossas cargas serão administráveis.

A verdade é esta: Deus certamente colocará mais em você do que você pode suportar. Por que ele faria isso? Para que você pare de tentar “lidar” com tudo sozinho e morra para sua autossuficiência. Deus nos ama demais para não nos quebrar em nossa independência dele. Nossas provações e tribulações, que muitas vezes são maiores do que podemos suportar, são usadas por ele para nos ensinar uma dependência humilde.

3. “Isso também passará.” 

Já fui culpado de usar essa frase antes. Mas não está na Bíblia; acredita-se que seja de um poeta da antiga Pérsia. A ideia é que o sofrimento é cíclico e sazonal, então “apenas aguente” e ele irá embora. No entanto, pode não ser. Algumas pessoas suportarão uma vida inteira de dificuldades e dor. Temos irmãos e irmãs em Cristo que vivem em partes do mundo onde as dificuldades são tão inerentes quanto a própria vida. Portanto, não há garantia de que isso passará.

Em vez de aconselharmos com este antídoto, deveríamos encorajar as pessoas a confiar na graça todo-suficiente de Cristo disponível para nós (2 Coríntios 12:9). Ele promete ser nossa esperança, ajuda e força em nossas fraquezas. Em vez de nos apegarmos à esperança de que nossa provação passe com o tempo, deveríamos nos apegar a Cristo e saber que ele está conosco no meio de nossas provações.

Sim, um dia todo o sofrimento cessará quando Cristo voltar e a Nova Jerusalém for estabelecida. Por enquanto, a dor faz parte da vida nesta terra caída. Portanto, como sofredores e consoladores, possamos consolar biblicamente. Que possamos direcionar as pessoas para o Cristo que é mais do que suficiente para nós – mesmo em nossas amargas providências.

One Comment on “3 inverdades que você provavelmente disse para pessoas feridas”

  1. A Paz do Senhor.
    Belo artigo, que Deus abençoe sempre a vida de vocês e continuem nessa tarefa árdua de transmitir a palavra de Deus com verdade do alto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *