3 maneiras pelas quais a adoração pode acalmar sua ansiedade

Martinho Lutero disse uma vez: “Ore e deixe Deus se preocupar”. Como isso soa relaxante – e como é difícil de acreditar!

Os seres humanos parecem ser programados para o estresse e a ansiedade e, nestes tempos modernos, basta navegar nas redes sociais, conversar com outras pessoas ou assistir televisão para ver a ansiedade em ação.

A boa notícia é que uma solução duradoura para a ansiedade é facilmente encontrada – adorando nosso Senhor. O dar e receber de oração e adoração é um canal natural para a paz em nossas mentes e corações, se confiarmos nele e agirmos para torná-lo possível.

Continue lendo para entender como a adoração melhora nossa saúde mental!

1. Conectando-se com a Verdadeira Fonte de Paz

Quando adoramos, sozinhos ou com outras pessoas, nos conectamos com a verdadeira fonte de toda esperança, paz e certeza – que é exatamente o que precisamos em tempos de ansiedade. Meu marido contraiu o coronavírus no verão passado, quando era relativamente novo, e as previsões médicas sobre possíveis resultados – incluindo a morte – eram muito amplas e assustadoras. Fale sobre ansioso!

Minhas orações diárias aumentaram a ponto de eu falar com o Senhor a cada minuto! Também repeti este versículo, que aponta para sensações físicas, incluindo “cansaço” e “desmaio”: “Mas aqueles que esperam no SENHOR renovarão as suas forças. Subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão, caminharão e não se cansarão” ( Isaías 40:31 ).

A Bíblia tinha o versículo certo para mim, e enfrentei cada um dos longos nove dias em que meu marido esteve doente com a certeza de que o Senhor realmente estava cuidando dele.

Deus anseia que levemos nosso estresse, preocupação e ansiedade diretamente a Ele em adoração; é uma maneira muito importante de mostrarmos a Deus nossa fé e confiança Nele. Você nunca está “incomodando” Ele, ou exagerando em suas orações e petições. Como Hebreus 11:1 lembra: “Ora, a fé é a confiança naquilo que esperamos e a certeza daquilo que não vemos”.

Quão bela é a experiência de adorar com outras pessoas, seja em uma igreja, no topo de uma montanha ou ao redor da mesa da sala de jantar. O Salmo 55:4 confirma: “Nós, que tínhamos doce comunhão juntos, andávamos na casa de Deus no meio da multidão”. A palavra “doce” transmite a beleza criada quando inclinamos nossas cabeças juntos em adoração.

Acho que a igreja é o melhor lugar para estar quando a ansiedade aumenta; em 11/09/01, quando nossa nação foi atacada, eu estava ao lado de minha igreja em uma aula de dança com meu filho. Levei meu filho à igreja assim que a aula acabou, depois de ouvir sobre os dois primeiros aviões que colidiram com as Torres Gêmeas na cidade de Nova York. Quando nos sentamos, fiquei emocionado ao ver alguns trabalhadores locais, empoeirados e sujos, com os cintos de ferramentas ainda na cintura, sentados alguns bancos à minha frente, orando.

A igreja – e a adoração – nos atrai como um ímã porque é bom e certo que levemos nossas tristezas e tensões a Deus, o criador do céu e da terra e o arquiteto de nossa própria existência. Ele nos fez, então Ele nos entende. O Salmo 99:9 explica: “Exaltai ao Senhor, nosso Deus, e adorai no seu santo monte, porque o Senhor, nosso Deus, é santo.”

2. Percebendo que os outros também têm ansiedade (incluindo os apóstolos!)

Quando adoramos em comunidade, nossa humanidade é compartilhada. Cada cabeça inclinada reconhece um poder muito maior do que o nosso, um amor muito maior do que podemos experimentar apenas entre nós.

A adoração nos conecta e permite que nos voltemos juntos para nossa resposta final quando estamos ansiosos e preocupados. Como seres humanos, ansiamos por controle – e por meio da tecnologia e de nosso modo de vida moderno, para muitos de nós a ilusão de controle nunca foi tão grande. Vivemos um estilo de vida “sob demanda” que atende a todos os nossos desejos e necessidades, ao que parece. É por isso que a adoração é tão importante – reconhece que, na verdade, temos muito pouco controle e que somente Deus tem poder sobrenatural.

Também nos permite enviar e receber amor ao Senhor, que é a coisa mais saudável que você fará em sua vida. 

Isso me ajuda a lembrar que até mesmo os apóstolos estavam ansiosos – e eles conheciam Jesus quando ele estava aqui na terra! Como é comovente quando Jesus precisa acalmar suas ansiedades quando sua vida terrena se aproxima do fim.

“Não se turbe o vosso coração”, diz Jesus aos seus preocupados seguidores em João 14:1-2 . “Você acredita em Deus; acredite também em mim. A casa de meu Pai tem muitos aposentos; se não fosse assim, eu teria dito a você que estou indo para lá para preparar um lugar para você? E se eu for e preparar um lugar para você, voltarei e o levarei para estar comigo para que você também esteja onde eu estou. Tu conheces o caminho para o lugar para onde vou”.

O que Jesus está fazendo aqui? Ele é tranquilizador, com exemplos concretos do que está para acontecer – ele vai para o céu, preparará um lugar para eles e um dia voltará para eles – e para nós também! Como podemos nos preocupar demais quando temos essa bela garantia de Jesus?

Tomé (um duvidoso que provavelmente era um grande preocupado) disse a Jesus: “’Senhor, não sabemos para onde vais, então como podemos saber o caminho?’ Jesus respondeu: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. Se você realmente me conhece, você também conhecerá meu Pai. Desde agora vocês o conhecem e o têm visto.’” ( João 14:5-7 )

Que bendita segurança o próprio filho de Deus ofereceu àqueles que ele tanto amava. Pode ser menos para nós, também amados pelo Pai e pelo Filho?

3. Caindo na real sobre o que o aflige

A adoração nos permite colocar nosso estresse e ansiedade em um espaço sagrado, compartilhando tudo com Deus. O Senhor já sabe tudo sobre nossas vidas, mas quer nos ouvir diretamente sobre questões grandes e pequenas.

Considere a ideia de saber sobre os problemas de alguém, em vez de ouvir diretamente deles – são duas situações totalmente! A pessoa que lhe diz que está lutando o convida para sua vida, mesmo nas partes complicadas – que é o que Deus deseja de nós.

Às vezes é tentador ser muito “adequado” em nossas orações, omitindo coisas que parecem tolas, horripilantes ou revelam um lado feio e pecaminoso. Absurdo! Leve tudo a Deus em oração .

Provérbios 3 :5-6 lembra: “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento; submeta-se a ele em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas”. Esta é uma passagem interessante. “Endireitai as vossas veredas” implica um caminho inicial tortuoso, que pode ser interpretado como significando pensamentos e/ou ações ruins – aqueles que podemos ter vergonha de levar ao Senhor. Às vezes, conhecendo a bondade total de Deus , é horrível pensar em revelar nossa  maldade a Ele.

Nunca tema; Ele conhece nossa natureza pecaminosa e quão maus podemos ser. Afinal, se realmente não somos tão maus, por que Cristo teve que morrer por nossos pecados?

Então, Deus já sabe o quão cruel, luxuriosa e egoísta a humanidade pode ser. Revele todos os seus pecados, desespero e ansiedade a Ele por meio de suas orações e adore-O apaixonadamente como o único que pode salvá-lo.

Isso é o que realmente o aliviará de sua preocupação e ansiedade – e lhe trará um novo futuro brilhante começando agora – um que é mais feliz, saudável e frutífero do que você jamais pode imaginar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *