3 meios pelos quais as pessoas seguem a Jesus

Os primeiros discípulos não vieram todos a Jesus da mesma maneira. Eles tinham histórias diferentes e encontraram o caminho para Jesus por meios diferentes.

1. Proclamação do Evangelho

Dois discípulos de João “seguiram a Jesus” (João 1:37). Eles fizeram isso como resultado da pregação de João. Eles ouviram João dizer: “Eis o Cordeiro de Deus”, e foi por meio dessa pregação que se afastaram dele e se tornaram seguidores de Jesus.

Um dos que deixou João Batista e seguiu a Jesus foi André (João 1:40). Muitos acreditam que o outro foi João, o apóstolo, que escreveu este quarto Evangelho. Ele nunca menciona a si mesmo no Evangelho, embora mais tarde se descreva como “o discípulo a quem Jesus amava” (João 13:23; 19:26; 20:2; 21:7; 20).

2. Convite Pessoal

Simão Pedro tornou-se um seguidor de Jesus através do convite pessoal de seu irmão, André:

Um dos dois que ouviram João falar e seguiram Jesus foi André, irmão de Simão Pedro. Ele primeiro encontrou seu próprio irmão Simão e disse a ele: “Encontramos o Messias” (que significa Cristo). (João 1:40-41)

Então estas belas palavras: “Ele o trouxe a Jesus” (João 1:42). André trouxe seu irmão a Jesus compartilhando seu próprio testemunho: “Encontramos o Messias! Aqui está o que descobri em Jesus…” Pedro conheceu Jesus e se tornou um discípulo de Jesus porque foi convidado por um amigo.

Você encontra o mesmo padrão nas palavras de Filipe a Natanael:

Achamos aquele de quem Moisés e os profetas escreveram. (João 1:45)

Pense no seu círculo familiar. Pense nos seus colegas no seu local de trabalho. Quem precisa encontrar e seguir Jesus?

Algumas pessoas vêm a Cristo por meio da pregação pública do evangelho (é por isso que é bom convidar as pessoas para virem à igreja), mas outras são trazidas a Cristo pela influência pessoal de um amigo.

3. Intervenção direta

No dia seguinte, Jesus decidiu ir para a Galileia. Encontrou Filipe e disse-lhe: “Segue-me”. (João 1:43)

Tanto quanto podemos dizer, nenhuma outra agência humana estava envolvida aqui. Filipe não se tornou discípulo porque ouviu um pregador ou porque foi convidado por um amigo. Jesus Cristo entrou diretamente em sua vida.

Cristo faz isso, e devemos ser gratos por isso e orar para que Ele o faça. Devemos orar para que, por meio de nosso convite pessoal, as pessoas saibam que Jesus as está chamando para segui-lo. Devemos orar para que, em nossa pregação pública, as pessoas saibam que Jesus está dizendo a elas: “Siga-me!”

E quando as pessoas em sua vida não estão abertas a um convite pessoal e não querem ouvir a pregação do evangelho, você pode pedir a Deus para fazer uma intervenção direta em suas vidas, para se apoderar delas pelo Seu Espírito Santo e trazer uma mudança de coração.

Haverá alguns de nós para quem isso também será verdade. Você não pode apontar para nenhum pregador em particular que ouviu ou pessoa que conheceu, mas durante um período de tempo, houve uma fome crescente em seu coração, e isso o levou a ler a Bíblia e então orar e de alguma forma, na presença de Deus. bondade, Jesus Cristo o alcançou e você começou a segui-lo.

Seria bom em seus pequenos grupos compartilhar as histórias de como cada pessoa se tornou um seguidor de Jesus. Você não precisa ter uma história dramática de conversão. O que importa é que, não importa como você chegou lá, você conhece Jesus, acredita nele e o segue agora.

As pessoas se tornam discípulos de Jesus de várias maneiras. Nossa abordagem deve ser fazer tudo o que pudermos na proclamação do evangelho, convite pessoal e oração por intervenção direta. Por todos os meios, ganhe alguns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *