3 razões pelas quais pedir ajuda é honrar a Deus

Pedir ajuda é difícil. Minha rota preferida, em um momento de luta , é pressionar e fingir que está tudo bem, isolar-me, lançar uma série de festas silenciosas de piedade e, finalmente, desmoronar para quem tiver a infelicidade de me perguntar como estou.

O processo de pensamento que acompanha é seu próprio redemoinho de derrota: eu deveria ser capaz de lidar com isso. Este problema é muito insignificante para Deus se preocupar… Mas tudo está desmoronando! Não, está tudo bem. Você está sendo irracional. Você precisa falar com alguém sobre isso. Mas não quero sobrecarregar ninguém com meus problemas. É melhor aquela pessoa que está passando não me perguntar como estou…

Tenho certeza de que não estou sozinho nesse padrão doentio. Há uma sensação de retidão atraente, mas falsa, no isolacionismo: sofrerei em silêncio para não derrubar ninguém ou incomodar Deus com minhas lamúrias. Mas ao fazer isso, na verdade estamos perdendo o projeto de Deus para nossas necessidades.

Olhando para as Escrituras, fica claro que Deus quer que reconheçamos nossa necessidade, não que nos escondamos dela. Somos livres para buscar ajuda, até mesmo encorajados e ordenados a fazê-lo! Descobri várias verdades úteis para abrandar meu próprio coração nessa luta.

1) Precisar de ajuda sempre fez parte dos desígnios de Deus para nós.

Às vezes, evitamos pedir ajuda por medo de admitir o fracasso. Pensamos: devo ser capaz de lidar com isso sozinho; Eu deveria ter sucesso. Eu só preciso empurrar.

Mas a verdade é que Deus nos criou com a necessidade de ajuda. Pedir ajuda não é admitir o fracasso, mas reconhecer a forma como Deus nos fez. Mesmo antes da queda, no Jardim do Éden, Deus criou Adão para receber provisão e ajuda em vez de ser autossuficiente. Em um nível material, Deus forneceu toda a comida, água e até mesmo a respiração de Adão. Ele proveu comunhão para Adão através de sua própria presença.

Mas Deus também criou Adão com a necessidade da ajuda de outra pessoa. Ele criou Eva com este propósito em mente: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora idônea para ele” (Gênesis 2:18).

Deus disse que sua própria criação não estava completa até que ele construísse de forma que as pessoas pudessem dar e receber ajuda – mesmo antes do pecado entrar no mundo, era o desígnio de Deus que precisássemos de ajuda e auxiliássemos uns aos outros.

Isso significa que nossa necessidade de ajuda não é vergonhosa ou igual ao fracasso. Deus construiu em nós uma necessidade de ajuda desde o início – e então ele imediatamente começou a atender a essa necessidade.

2) Pedir ajuda é uma bênção para os outros.

Às vezes, evitamos pedir ajuda por medo de que seja um fardo para os outros. Pensamos: não quero arrastar outra pessoa para baixo com minha dor. Não é justo eu pedir a outra pessoa que carregue esse peso. Esse pensamento também esquece a maneira como Deus nos criou como um corpo de crentes.

Deus quer que ajudemos uns aos outros em tempos de luta e pecado. A Escritura ordena: “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo” (Gálatas 6:2). Quando você pede a alguém para ajudá-lo a carregar um fardo, você está dando a essa pessoa uma oportunidade de servir a Deus e compartilhar o amor de Cristo com você.

Também vemos nas Escrituras que Deus criou cada um de nós no corpo de Cristo com diferentes forças , chamando para usar essas forças plenamente para glorificá-lo e edificar os outros. Quando você descobre que é fraco em uma área e pede ajuda a alguém que é forte, você está dando a essa pessoa uma oportunidade de exercer seus dons dados por Deus.

Deus projetou o corpo de crentes para trabalharem juntos e ajudarem uns aos outros – não para funcionarem como indivíduos isolados. Ao pedir ajuda, estamos honrando o propósito de Deus em nos presentear de maneira diferente e honrar uns aos outros ao encorajar o uso desses dons – e isso está longe de colocar um fardo injusto sobre outra pessoa.

3) Pedir ajuda reconhece a verdade de nossa necessidade e a graça de Deus.

Embora pedir ajuda não seja automaticamente sinônimo de fracasso, o fato é que falhamos e somos fracos. Somos carentes. Embora possa ser doloroso para nós reconhecer, Deus nunca nos envergonha por admitirmos essa verdade. O desejo de Deus nas Escrituras é que clamemos a ele e nos voltemos para ele. Ele nos convida a encontrar nossa suficiência nele.

Às vezes gentilmente, às vezes com força, ele nos revela que não somos capazes de atender às nossas próprias necessidades, mas que deseja nos encher com sua própria provisão e graça onde somos fracos. (“Não vou admitir minha fraqueza, não vou pedir ajuda”, soa mais próximo de rebelião do que de submissão, não é?) Como ele disse a Paulo em um momento de fraqueza e luta: “Minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”.

Às vezes, digo a mim mesmo a mentira de que Deus não está tão interessado ou até mesmo um pouco irritado comigo. Certamente deve ser exaustivo ver meus fracassos e depois me ouvir pedir ajuda repetidamente. Mas veja como Deus representa a si mesmo nas Escrituras:

  • Ele é nosso Pai, criando-nos como filhos, alimentando-nos e suprindo todas as nossas necessidades.
  • Ele é nosso esposo, cuidando com amor e transbordando de afeição por nós.
  • Ele é o nosso libertador, salvando-nos do pecado e da destruição.
  • Ele é nosso esconderijo, nossa torre forte, nosso refúgio, nosso bom pastor, nosso Salvador.

De todas essas maneiras, Deus anseia por atender às nossas necessidades. Simplesmente não é possível que Deus pretenda que “vámos em frente” sem invocar sua graça e compaixão.

Peça por ajuda!

O plano de Deus para nós em tempos de necessidade é tão claro que chega a ser ridículo tentarmos nos isolar e cuidar de nossas próprias necessidades. Somos fracos e necessitados, mas Deus é forte e deseja nos ajudar. Isso não soa como o evangelho? Isso não é verdade em toda a narrativa das Escrituras ?

Somos fracos, rebeldes em nossa independência, incapazes de sobreviver sozinhos, mas Deus é forte e deseja nos cobrir com sua graça e ajuda. Ele nos dá sua própria compaixão e fornece um corpo de crentes, dotados para cuidar uns dos outros. Não temos que ceder ao isolamento, ao turbilhão de pensamentos e aos fardos pesados. Que alivio!

Tome liberdade nisto: Deus nos projetou para precisar de ajuda, e nós o honramos ao pedir por isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *