4 Áreas em que as Mulheres Podem Experimentar a Liberdade em Cristo

As mulheres são frequentemente confrontadas com muitos vícios que desafiam sua capacidade de viver sua verdadeira liberdade em Cristo. Muitas vezes, precisamos ser lembrados de João 8:36 , que declara: “Assim, se o Filho vos libertar, vocês são verdadeiramente livres.” 

Existem quatro áreas, em particular, que todos enfrentaremos e teremos que superar as mentiras do inimigo no que diz respeito à nossa liberdade. No entanto, Deus é fiel, e a Palavra de Deus é verdadeira. Vamos nos confortar em saber que podemos nos apegar à nossa liberdade dada por Deus e escolher acreditar que somos tudo o que Ele diz que somos. Nossa identidade é definida unicamente pela verdade da santa Palavra de Deus.

1. Libertação do Pecado

Em primeiro lugar, podemos nos regozijar por estarmos eternamente livres da escravidão do pecado quando aceitamos o dom da salvação de Deus por meio de Jesus Cristo. Isso está estabelecido para sempre na terra e no céu. A Escritura nos assegura em Romanos 8:1-4:

“Assim, agora, nenhuma condenação há para os que pertencem a Cristo Jesus. E porque vocês pertencem a ele, o poder do Espírito que dá vida os libertou do poder do pecado que conduz à morte. A lei de Moisés não pôde nos salvar por causa da fraqueza de nossa natureza pecaminosa. Então Deus fez o que a lei não podia fazer. Ele enviou seu próprio Filho em um corpo como os corpos que nós pecadores temos. E nesse corpo Deus declarou o fim do controle do pecado sobre nós, dando seu Filho como sacrifício pelos nossos pecados. Ele fez isso para que a justa exigência da lei fosse plenamente satisfeita para nós, que já não seguimos nossa natureza pecaminosa, mas ao invés disso, seguimos o Espírito”.

Mesmo que o inimigo de nossa alma sempre tente nos fazer acreditar em narrativas falsas, como devemos ganhar nossa salvação, devemos trabalhar para manter nossa salvação, ou podemos perder nossa salvação se errarmos, a verdade da Palavra de Deus sempre nos aponta de volta ao Calvário. Já que a salvação é um dom que não poderíamos ter iniciado, simplesmente recebemos este dom através da obra consumada de Jesus. Isso significa que somos incapazes de pecar? Claro que não. Nossa humanidade não nos permitirá viver vidas sem pecado. No entanto, só porque podemos pecar não significa que somos escravizados ao pecado.

Como discípulos de Cristo, nosso objetivo é aceitar a graça de Deus que é evidenciada através do processo de santificação. Em outras palavras, todos nós ainda somos um trabalho em andamento. 

No entanto, não procuramos praticar o pecado ativamente só porque temos a graça de Deus. Quando pecamos, podemos nos arrepender rapidamente e ser lembrados de nossa liberdade em Jesus. Não podemos mais ser escravos do pecado porque entendemos que o poder de Deus vive dentro de nós, dando-nos a capacidade de permanecer firmes em nossa liberdade por meio de Cristo Jesus. O objetivo dos crentes deve ser sempre viver uma vida que ofereça glória e honra pelo nosso precioso dom da salvação.

2. Libertação do Passado

De vez em quando, podemos esperar ser lembrados do nosso passado. Com isso, quero dizer a pessoa que já fomos, o estilo de vida que vivíamos e as ações ímpias que cometemos antes de aceitar Jesus como Salvador e Senhor. Podemos ser acionados por outra pessoa ou até ter flashbacks provocados por nossa memória. O diabo é tão esperto e sutil que usa qualquer cenário possível para nos fazer sentir mal conosco mesmos. As más escolhas que fizemos uma vez refletem nossa velha natureza e aparentemente podem inundar nossas almas a qualquer momento, dadas as circunstâncias certas. E se formos honestos, podemos até ter tomado decisões desde que aceitamos Jesus em nossas vidas das quais não temos tanto orgulho. Tudo isso pode nos deixar envergonhados ou envergonhados por coisas do nosso passado.

Andar em liberdade de nosso passado exige que prossigamos intencionalmente e constantemente para o futuro que temos em Cristo Jesus. 

Deus nos oferece a força para superar nosso passado e não permitir que ele atrapalhe nosso presente ou futuro. Em Filipenses 3:13-14, Paulo nos diz: “Não, queridos irmãos e irmãs, eu não consegui, mas me concentro em uma coisa: Esquecendo o passado e olhando para o que está por vir, eu pressiono para chegar ao fim da corrida e receber o prêmio celestial para o qual Deus, por meio de Cristo Jesus, nos chama”.

Como ex-perseguidor de cristãos, posso imaginar que Paulo teve muitas oportunidades de ser lembrado de seu passado. Em vez disso, ele sempre escolheu fixar os olhos em Jesus. Nós também estamos correndo uma ” corrida de fé ” e devemos seguir em frente apesar das coisas do nosso passado que tivemos que superar. Para que os corredores tenham sucesso em sua corrida, eles devem permanecer em sua raia e olhar para frente – não para trás. E assim, é igualmente para nós. Nós também devemos escolher manter nosso foco no futuro e no fim esperado que Deus tem para nós, para que possamos viver livres de nosso passado.

3. Livre de medos

International Womens Day. Vector seamless pattern with women different nationalities and cultures. Struggle for freedom, independence, equality.

Em algum momento de nossas vidas, todos nós sentimos medo, não importa quão corajosos possamos ser. O medo pode se manifestar de muitas formas. Alguns dos medos especialmente intimidantes para as mulheres são o medo do fracasso, da rejeição e da inadequação.

O medo do fracasso pode ser paralisante porque nos impedirá de agir por medo de que nossas ações resultem apenas em perda e não na realização da conquista. Sentimos que é inútil tentar o sucesso porque, no final, acabaremos apenas experimentando a derrota. O medo do fracasso também pode estar relacionado ao perfeccionismo. Se a única maneira pela qual estamos dispostos a tentar o sucesso em algo é quando temos a garantia de que não há como falharmos, ou de outra forma adiamos a ação, então tememos o fracasso.

O medo da rejeição pode nos picar profundamente. Depois de reunir coragem suficiente para nos tornarmos vulneráveis, devemos enfrentar o risco de não sermos aceitos. Às vezes, superamos nosso medo do fracasso e somos corajosos o suficiente para agir, mas depois lidamos com a realidade da rejeição sobre a mesma coisa que demos um passo de fé para buscar. Você já esteve lá? Claro que sim, e a rejeição de qualquer forma não é a pílula mais fácil de engolir.

Não vamos esquecer o medo da inadequação. 

Colocando claramente, isso é quando simplesmente não nos sentimos o suficiente – bons o suficiente, inteligentes o suficiente, bonitos o suficiente – você pode preencher o espaço em branco aqui. O medo da inadequação é atado à insegurança. Nós nos separamos, julgando todas as nossas falhas. Permitimos que tudo o que somos ou não somos bons em fazer seja ampliado tanto que nos sentimos inadequados. Esse medo da inadequação influenciará como nos percebemos, nos projetamos e limitamos nossa capacidade de receber a vida abundante que Deus projetou e deseja que vivamos.

Mas a boa notícia permanece, podemos ficar livres de todo medo! 2 Timóteo 1.7 afirma: “Porque Deus não nos deu espírito de medo e covardia, mas de poder, amor e autodisciplina”. Isaías 43:1 nos lembra: “Não tenha medo, porque eu te resgatei. Chamei você pelo nome; você é meu.” Pertencemos a Deus, e Ele promete nos resgatar e redimir do medo. Deus quer que sejamos cheios de paz, não de medo. Sempre que o medo ameaça nossa liberdade, podemos invocar o Senhor porque Ele nos livrará. Ele promete que quando sentirmos medo, podemos colocar nossa confiança nEle.

4. Liberdade das Opiniões dos Outros

Quando vivemos plenamente na liberdade de Cristo Jesus, somos capazes de viver livres das opiniões dos outros. Se nos importamos tanto com o que os outros pensam de nós na medida em que isso afeta nossas decisões ou a maneira como vemos e sentimos sobre nós mesmos, não estamos vivendo plenamente na liberdade que Jesus nos concede. Isso geralmente nos leva a um caminho de vida para agradar as pessoas e pode ter o mesmo impacto que um vício doentio. Neste caso, trata-se de um vício pela aprovação dos homens ao invés da única satisfação que deveria nos sustentar de ter a aprovação de Deus.

Se mais mulheres realmente vivessem livres das opiniões dos outros, teríamos menos comparação, mas mais colaboração, menos competição, mas mais camaradagem, e menos contenda, mas mais celebração umas das outras, especialmente entre as mulheres cristãs no Corpo de Cristo. Não haveria necessidade de se deixar levar por ilusões de imagem e status. Em vez disso, nosso valor seria colocado em defender nossa identidade em Cristo e animar umas às outras de maneiras genuínas e autênticas que apoiem nossas irmãs.

Quem imaginaria que algo tão simples como as opiniões dos outros poderia nos fazer tropeçar e nos fazer tropeçar na área de nossa liberdade? 

Mas devemos lembrar que muitas vezes são as pequenas coisas da vida – as pequenas raposas – que se acumulam ao longo do tempo, eventualmente oferecendo um impacto significativo (negativo). Gálatas 5:1  diz: “Assim, Cristo realmente nos libertou. Agora, certifique-se de permanecer livre e não fique preso novamente à escravidão da lei.” Portanto, devemos estar vigilantes e em guarda contra qualquer coisa que possa tentar nos subjugar a qualquer escravidão deste mundo. Devemos amar os outros, mas nunca ficar presos às suas opiniões ou ficar presos em tentar agradá-los.

Que nossa determinação seja sempre agradar a Deus acima de todas as coisas e manter a liberdade que encontramos nEle. Ao nos dedicarmos a esta causa, caminharemos em liberdade todos os dias de nossas vidas. O Salmo 119:45  declara: “Andarei em liberdade, pois me dediquei aos teus mandamentos”. Quanto mais nos fundamentarmos na verdade das escrituras, seremos capazes de usá-las como uma espada contra as mentiras do inimigo sempre que nossas liberdades compradas com sangue forem atacadas. Não há desafio à liberdade que temos por meio de Cristo Jesus que o poder de Deus já não tenha derrotado. Somos vitoriosos e podemos viver em total liberdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *