4 Mentiras que Satanás fala na Escuridão

Você já experimentou um momento em que, quanto mais orava, mais seus problemas pareciam crescer? É comum nesses momentos darmos lugar ao medo, reclamar, e lamentar, sucumbindo à ansiedade e ao estresse.

O inimigo de nossas vidas adora se aproveitar de quando estamos por baixo, nos tentando enquanto estamos fracos, e sussurrando mentiras que justificam nossa auto-piedade na tentativa de nos voltar para o pecado.

Às vezes suas flechas flamejantes causam feridas. Outras vezes, pela graça de Deus, experimentamos a vitória usando nossa armadura espiritual e as armas de guerra. Um dia, Satanás será derrotado uma vez por todas, mas por agora, devemos estar em guarda contra suas táticas.

As Quatro Mentiras de Satanás

Se você está enfrentando um período difícil, inseguro do que Deus está fazendo e sentindo golpeado pela vida (ou se você está andando ao lado de um ente querido que está nessa situação), conhecer algumas mentiras do inimigo pode ajudar você nessa luta.

Mentira # 1: “Se Deus está no controle e Ele está permitindo que você sofra, então Ele se importa mais com sua própria glória do que com você.”

Esta mentira é muito sutil, porque o a verdade é que a glória de Deus é o maior objetivo. No entanto, Ele também sabe que estaremos mais satisfeitos e cheios de alegria quando Ele é glorificado. Como diz frequentemente John Piper: “Deus é glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nele”.

O inimigo, no entanto, quer que acreditemos que a glória de Deus está em desacordo com a nossa felicidade. Pelo contrário, é porque Deus quer nos trazer alegria eterna indizível que ele permite dor a curto prazo por um tempo ( 1 Pedro 1: 3-9 ).

Ele sabe que muitas vezes esse processo doloroso de poda (que pode parecer como se Deus não se importasse) para percebermos que fomos criados, não só para trazer a glória de Deus, mas para encontrar a nossa satisfação final em Cristo!

Deus permite que todo sofrimento nos leve a esse lugar como pecadores perdoados e não merecedores, desfrutando de sua glória.

Mentira # 2: “Se Deus realmente te ama, Ele responderia suas orações e atenderia suas necessidades”

Satanás se esconde no evangelho da prosperidade. Ele sabe que reconheceríamos seus maus caminhos se tentasse nos convencer de uma mentira óbvia, então preferia algo mais razoável: nossos desejos não satisfeitos (muitas vezes bons e naturais). Quando algo “bom” é tirado de nós, ou um desejo não é atendido, o inimigo nos tenta a concluir que Deus não é realmente bom (ver resposta de Asafe no Salmo 73).

O pensamento: “Se ele realmente me ama e eu tenho bastante fé , ele vai me dar o que (eu acho) que eu preciso” é tão perto da verdade que é fácil, mesmo para um cristão experiente ser vítima desta falsa maneira de pensar.

Mesmo quando eu sei que Deus me ama, eu posso ser rápido em questionar seu amor e bondade quando meu coração dói por algo que eu desejo.

Quando não entendemos, queremos uma resposta, queremos saber o por quê, encontrar uma explicação que conforte a minha confusão sobre circunstâncias devastadoras. No entanto, nem sempre recebemos essas respostas. Em vez disso, recebemos um Deus que nunca muda e deu uma evidência inabalável de seu amor através da cruz.

Satanás quer que questionemos o amor de Deus porque esse amor é a essência do evangelho.

Mentira # 3: “Se você tivesse uma fé mais forte, então não lutaria com emoções como raiva, desespero, confusão ou tristeza.”

Esta mentira é destinada a nos impedir de sermos reais com o nosso Salvador e, portanto, fazer-nos sofrer os efeitos nocivos de emoções recheadas de tristeza.

Mas podemos entender com a verdade que muitos homens e mulheres de Deus, e até mesmo o próprio Cristo, exibiam uma série de emoções (João 11:35).

Nossas emoções podem nos levar ao pecado, então devemos ser cautelosos e não criar desculpas em relação aos sentimentos, mas entender que somos criados seres emocionais à imagem de Deus.

Ele conhece e compreende cada emoção que sentimos. Ao invés de se envergonhar quando você se sente confuso e perturbado por algo que Deus tem permitido, traga-lhe honestamente e confie que ele irá fornecer o que você precisa por sua força.

Mentira # 4: “Você está sozinho. Ninguém pode entender sua dor. “

Estamos muito mais vulneráveis ​​aos ataques do inimigo quando nos sentimos sozinhos e não estamos ligados ao corpo de Cristo. Portanto, Satanás trabalha duro para nos isolar. Uma maneira que ele faz isso é convencendo-nos de que ninguém pode entender ou se relacionar com nossas circunstâncias.

É verdade que ninguém (a não ser Cristo) pode integrar plenamente a dinâmica e os efeitos de várias camadas de nossos problemas específicos, mas muitos podem se relacionar com a dor e o sofrimento de uma forma ou de outra.

Mesmo os crentes que não sofreram da mesma maneira que nós (por natureza ou intensidade) podem nos oferecer a esperança, o encorajamento e a verdade do evangelho. O corpo de Cristo é um presente incrível para todos os crentes, é por isso que o inimigo vai fazer todo o possível para nos impedir de experimentar sua beleza, proteção e bênçãos ( 1 Coríntios 12: 24-27 ).

Não fomos feitos para ficar sozinhos. Os cristãos são cada um dos membros do corpo de Cristo e, portanto, devem estar em guarda para não viver e agir como se fossemos independentes dele, especialmente em tempos de sofrimento.

Embora Jesus Cristo seja o único que possa nos entender e nos confortar plenamente no sentido mais profundo, ele frequentemente fornece irmãos e irmãs para caminhar ao nosso lado para encorajar, servir e falar a vida dando verdades do evangelho para nos sustentar.

Fonte: CrossWalk