4 mitos sobre a Bíblia

Mito 1: O texto e a tradução da Bíblia não são confiáveis.

Em um artigo da Newsweek alguns anos atrás, o autor afirmou: “Nenhum pregador de televisão jamais leu a Bíblia. Tampouco tem algum político evangélico. Nem o papa. Nem eu. E nem você. Na melhor das hipóteses, todos nós já lemos uma tradução ruim — uma tradução de traduções de traduções de cópias manuscritas de cópias de cópias de cópias, e assim por diante, centenas de vezes.”

Espero que seja uma hipérbole, porque não entendo como um jornalista pode publicar isso. Ele está dizendo que o melhor que podemos esperar encontrar é uma tradução de uma tradução de uma tradução. Acho que ele quis dizer que nossas traduções modernas do Novo Testamento para o inglês são traduções de uma tradução latina que foi uma tradução do grego original. Não posso falar pelos pregadores da televisão, pelos políticos evangélicos ou pelo papa, mas sei que tenho muitos alunos e colegas que lêem o Novo Testamento grego com frequência e muito bem. E o que descobrimos é que nossas traduções para o inglês, português e muitas outras – são traduções muito confiáveis.

Mas alguns podem dizer que, mesmo que possamos traduzir a Bíblia, nunca saberemos qual era o texto original. Afinal, o texto da Bíblia foi copiado à mão ao longo de milhares de anos por milhares de pessoas que cometeram dezenas ou mesmo centenas de milhares de erros intencionais e não intencionais.

É verdade que até o século XV, o texto da Bíblia era copiado à mão e às vezes os escribas cometiam erros. Mas isso não significa que o texto que temos não é nada próximo dos escritos originais e não é confiável. Na verdade, é exatamente o contrário, especialmente quando o comparamos com outros textos antigos. Temos mais de 6.000 manuscritos do NT grego (para não mencionar cerca de 20.000 traduções antigas).

Dos 6.000 manuscritos gregos, a evidência de suas contradições foi muito exagerada. Embora existam muitas variações no texto, a maioria delas são diferenças de ortografia ou ordem das palavras. Existem várias outras diferenças que não alteram em nada o sentido do texto, principalmente o uso de sinônimos. Menos de 1% das variantes representam uma mudança significativa, e nenhuma delas afeta qualquer doutrina cristã essencial. Nada disso sequer considera as dezenas de milhares de pergaminhos e códices hebraicos do Antigo Testamento que mostram um nível semelhante de confiabilidade. A evidência é clara: nossas traduções modernas são traduções confiáveis ​​de um texto confiável.

A Bíblia conta uma história do único Deus que está redimindo um povo em sua única criação por meio do único Salvador Jesus Cristo.

Mito #2: A Bíblia é cientificamente ignorante e não confiável.

Mesmo muitos cristãos acreditam em alguma versão desse mito. Eles dirão que a Bíblia pretende ensinar teorias científicas do final da Idade do Bronze ou do Antigo Oriente Próximo. Não podemos confiar em um livro tão desinformado sobre ciência, certo?

O problema aqui é quando as pessoas assumem que a Bíblia pretende ser um livro científico que não usa linguagem normal. Recentemente li alguém acusando a Bíblia de um erro científico porque ela descreve o Mar circular de bronze no templo com uma circunferência de 30 côvados e um diâmetro de 10 côvados ( 1 Reis 7:23-24 ). Isso tornaria o valor de pi 3,0 em vez de 3,14. Outros dizem que a Bíblia ensina um universo geocêntrico porque Eclesiastes 1:5 diz que o sol nasce e se põe. Isso exige um nível de precisão na linguagem que não usamos em uma conversa normal.

Se eu lhe dissesse que o sol se põe às 18h45, você me acusaria de ser heliocentrista e cientificamente ignorante? É verdade que o sol não está se pondo às 18h45. A Terra está girando em seu eixo para o leste, então nos moveremos para fora do alcance da luz do sol. Mas se eu falasse que a Terra está girando fora do alcance da luz do sol às 18h45, em vez de apenas dizer que o sol está se pondo, você pensaria que eu estava um pouco errado. Portanto, a Bíblia usa linguagem humana normal para descrever fenômenos científicos, assim como você e eu. Aplicar um padrão diferente à Bíblia é injusto e não condiz com o modo como a linguagem realmente funciona.

Embora as questões sobre a idade da terra e os detalhes da criação sejam um pouco diferentes, e os cristãos discordem sobre a melhor forma de interpretar esses capítulos, mesmo Gênesis 1-2 não pretende nos ensinar um relato científico detalhado de como o universo começou. Em vez disso, ele usa a linguagem humana normal para nos ensinar sobre o poder de Deus sobre sua criação desde o início. Quando lido dessa maneira, nenhum dos chamados erros científicos na Bíblia equivale a um sério desafio à sua absoluta veracidade e autoridade.

Mito #3: A Bíblia é misógina.

Muitas pessoas assumem que no mundo greco-romano as mulheres eram tratadas com honra, respeito e dignidade até que o cristianismo apareceu e estragou tudo porque a Bíblia nos ensina a maltratar as mulheres. Mas isso falha em entender o que a Bíblia realmente ensina sobre as mulheres. É verdade que Deus também projetou homens e mulheres para cumprir diferentes funções e responsabilidades em algumas áreas, como o lar e a igreja. Mas diferente não significa desigual.

Muitas pessoas distorceram as Escrituras para oprimir as mulheres, mas isso é uma falha em entender tanto o que a Bíblia ensina sobre as mulheres quanto como Deus projetou homens e mulheres para se relacionarem uns com os outros. Desde o início, a Escritura é clara. Tanto o homem como a mulher foram criados juntos à imagem de Deus ( Gn 1:26-27 ). 

Embora as mulheres fossem consistentemente maltratadas e abusadas no Antigo Oriente Próximo, o AT está cheio de histórias de mulheres de fé, como Ana ( 1 Samuel 1-2 ), mulheres sábias e corajosas, como Débora ( Juízes 4 ) e Abigail ( 1 Samuel 1-2) e mulheres que salvaram o povo de Deus da destruição (Ester). 

Em um mundo onde as mulheres quase nunca eram vistas como nada além de propriedade para servir aos homens, a visão da Bíblia sobre as mulheres que são feitas à imagem de Deus e usadas por ele para realizar seus propósitos é notável.

Jesus tratou as mulheres com dignidade, amor e respeito, mesmo quando elas eram envergonhadas pela cultura em que viviam ( João 4 ; Lucas 7:36-50 ). Embora ele certamente chamasse as mulheres ao arrependimento de seus pecados, ele não as deixou em seus pecados, mas as viu como portadoras da imagem de Deus que devem ser amadas e honradas. 

Vemos mulheres desempenhando papéis chave no evangelismo e ensino, como Priscila ( Atos 18:24-26 ), plantação de igrejas, como Lídia ( Atos 16 ) e oração, como Maria, mãe de João ( Atos 12:12 ). As mulheres eram importantes colaboradoras de Paulo e dos outros apóstolos ( Romanos 16:17 ).

Mito 4: A Bíblia é uma coleção aleatória de histórias desconexas e ideias inconsistentes.

Imagine se pegássemos um documento legal escrito em 1718, uma coleção de poemas de 1818, uma biografia escrita em 1918 e, finalmente, uma narrativa histórica escrita em 2018 e tentássemos fazer com que ela contasse uma história coerente. Seria difícil, certo? É assim que muitas pessoas concebem a Bíblia. Foi escrito ao longo de milhares de anos por dezenas de pessoas em várias culturas e idiomas diferentes. Como este livro poderia contar uma história coerente?

Mas considere como a “descendência” se desenvolve em toda a Bíblia. Gênesis 3:15 fala da “descendência” de Eva que um dia esmagaria a cabeça da serpente, o diabo. Deus promete a Abraão, o descendente de Eva, que daria certas promessas à sua descendência ( Gn 12:1-3; 17:7 ) e o bisneto de Abraão, Judá, recebeu a promessa de que sua descendência governaria as nações. Séculos depois, Deus disse ao rei Davi que sua descendência governaria um reino que nunca acabaria ( 2 Samuel 7:13 ). Quando chegamos ao Novo Testamento, descobrimos que a descendência de Eva, que é descendente de Abraão ( Gálatas 3:16 ), também é o filho real de Judá e Davi ( Romanos 1:3-4 ). Por fim, em um quadro simbólico do cumprimento de Gênesis 3:15 , um dragão, a “antiga serpente” tenta destruir a descendência da mulher, mas derrotou o dragão e seus aliados de uma vez por todas ( Apocalipse 12 ).

Este é apenas um tema de muitos que podemos traçar através da história da Bíblia. Existem camadas de temas que se encaixam nessa grande história de maneira notável. Algumas partes podem ter ênfases diferentes e diferentes autores têm estilos diferentes, e a história se desenvolve entre a antiga e a nova aliança. Mas a história e os detalhes da Bíblia são unificados de maneiras surpreendentes. A Bíblia conta uma história do único Deus que está redimindo um povo em sua única criação por meio do único Salvador Jesus Cristo. A unidade da Bíblia é incrivelmente alegre.

Se este fosse qualquer outro livro, eu teria dificuldade em explicar sua consistência e profundidade. Como poderia um livro escrito de forma tão diversa ter uma unidade tão notável? A única resposta que podemos dar é a inspiração da Sagrada Escritura. Os cristãos ao longo dos séculos têm confessado que este não é um livro comum. É a própria palavra do Deus vivo. Mas ele se revelou neste livro, e seria sábio lê-lo, compreendê-lo, submetê-lo e, assim, sermos transformados pela mensagem do evangelho que ele proclama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *