4 promessas aos cristãos sobre o corpo ressuscitado

Vejamos quatro passagens bíblicas que falam do que Deus prometeu, promessas maravilhosas em toda a Bíblia sobre a ressurreição do corpo.  

Nº 1: Jó 19:25-27 

Pois sei que meu Redentor vive e que, finalmente, ele estará na terra. E depois que minha pele tiver sido assim destruída, ainda em minha carne verei a Deus, a quem verei por mim mesmo, e meus olhos verão, e não outro.  

Observe o que Jó já sabia: a. que seu Redentor vive, b. que seu Redentor estará na terra, e c. quando isso acontecer, Jó verá Deus com seus próprios olhos.  

Jó está falando sobre o físico aqui: Meus olhos! Minha carne! Eu verei Deus! E tudo isso acontecerá quando meu Redentor, que vive, estiver na terra. Você verá Deus tão verdadeiramente quanto vê este púlpito à sua frente.  

Nº 2: Romanos 8:22-24 

Sabemos que toda a criação tem gemido junta nas dores do parto até agora. E não apenas a criação, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, gememos interiormente enquanto esperamos ansiosamente pela adoção como filhos, pela redenção dos nossos corpos. Pois, nesta esperança, fomos salvos.  

A redenção do corpo é a esperança na qual você foi salvo. O grande propósito de Deus não é salvar uma parte de você (sua alma), mas todo você (unidade corpo/alma). 

Cristo fez você (corpo e alma), e ele irá redimi-lo (corpo e alma). Ele fará isso nesta ordem; alma agora, corpo depois. Tudo o que Deus fez é bom e tudo o que Deus fez ele redimirá. 

Nº 3: Filipenses 3:20-21 

Mas a nossa cidadania está no céu, e dele aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo humilde para ser semelhante ao seu corpo glorioso, pelo poder que o capacita a sujeitar todas as coisas a si mesmo.  

a. O corpo humano é descrito como ‘humilde’   

No seu estado mais forte e desenvolvido, o corpo humano é frágil . Mesmo que você esteja realmente em boa forma e seja atropelado por um caminhão, você terá problemas. Nossos corpos são frágeis. 

CS Lewis diz: “Quando você está aprendendo a montar, eles lhe dão cavalos inexpressivos. Somente quando você estiver pronto para isso você poderá ter um animal que galopará e pulará”  [1] Espere até ver a atualização. Mesmo que você esteja impressionado agora. Você ainda não viu nada! 

b. Seu corpo será ‘transformado’ pelo Senhor Jesus Cristo e pelo seu poder  

A ressurreição do corpo é uma verdade que não pode ser compreendida sem a obra de Cristo e o poder de Cristo.  

A credibilidade desta grande verdade é que Cristo demonstrou o seu poder para levantar o seu povo, levantando-se a si mesmo! Todo cristão diz: “Sim, o Salvador me deu um novo coração!” Ele também lhe dará um novo corpo. Será a conclusão da obra redentora dele em sua vida.  

c. Seu corpo ressurreto será como o corpo glorioso de Cristo  

Isso significa que será um corpo físico. Você não será um fantasma ou espírito desencarnado na nova criação. A razão pela qual você não passará a eternidade flutuando nas nuvens é que os corpos não flutuam, certo? 

Jesus disse: “Vede minhas mãos e meus pés, que sou eu mesmo. Toque-me e veja. Porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho” (Lucas 24:39). Carne e ossos! Este é um corpo físico! Jesus está falando sobre seu próprio corpo ressurreto. 

Em termos de aparência, o corpo ressurreto de Jesus era tão semelhante à forma do corpo que temos agora que Maria poderia confundi-lo com um jardineiro. E Jesus parecia apenas mais um viajante para os dois discípulos na estrada de Emaús, 

Embora o corpo ressurreto seja muito diferente, as semelhanças com o corpo que você tem agora são mais marcantes do que as diferenças.  

No Evangelho de João,  Jesus não apenas  prepara  o café da manhã, mas também o come com os discípulos.  Definitivamente estamos falando de churrasco na ressurreição, pessoal!   

Wayne Grudem diz: “Nenhum texto [bíblico] diz que Jesus atravessou paredes ou algo parecido”.  [2] Por que alguém pensaria isso? Porque a Bíblia diz que os discípulos estavam reunidos a portas trancadas quando Jesus entrou ( João 20:19 ). Mas Pedro também estava atrás de portas trancadas na prisão e Deus milagrosamente as abriu para que Pedro pudesse sair ( Atos 12:10 ).  

A ideia de corpos celestes que se desmaterializam vem de assistir muito Star Trek, não da Bíblia. Jesus fala sobre seu corpo ressurreto em termos de carne e ossos.   

#4: 1 Coríntios 15:51-52 

Contemple! Eu lhe digo um mistério. Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.  

A transformação do corpo que você tem agora, no corpo que você terá, será instantânea. Todos os crentes receberão este presente ao mesmo tempo.  

A nova terra será melhor do que a que temos agora. O corpo da ressurreição será melhor do que o corpo que você tem agora. E você terá para sempre para saborear os prazeres que Deus reservou para você. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *