4 razões pelas quais os discípulos de Jesus duvidaram da ressurreição no início

Jesus advertiu os discípulos mais de uma vez sobre o futuro sofrimento que Ele suportaria. Ele lhes disse que morreria e ressuscitaria nessas três instâncias:

Mateus 16:21; Marcos 8:31; Lucas 9:31-32

Mateus 17:20-23; Marcos 9:30-32; Lucas 9:43-45

Mateus 20:17-19; Marcos 10:30-34; Lucas 18:31-34

Horas antes da prisão de Jesus, os doze compartilharam a refeição da Páscoa com seu Mestre. Ele transmitiu a eles que o significado do cálice era Seu sangue da Nova Aliança. Enquanto estava à mesa, Ele disse a eles que um traidor estava sentado por perto. Eles ficaram preocupados com esse triste fato por um tempo, mas pouco tempo depois eles estavam tão focados em si mesmos que discutiram sobre quem seria o maior (Lucas 22:24).

Em outra ocasião, ao ouvir essas palavras sobre o que estava por vir para seu Senhor, Pedro repreendeu Seu Salvador por dizer tal coisa. Jesus repreendeu Pedro por usar as palavras de Satanás para tirar Seu foco do cumprimento da vontade de Deus (Mateus 16:22-23).

Apesar das advertências de Cristo, Seus seguidores, como o restante de Israel, esperavam por um Messias com poder militar. Os israelitas conquistaram outras nações e entraram na Terra Prometida por meio da guerra. Sua história envolveu conquistar e ser conquistado. Séculos depois, quando os romanos governaram seu país, eles presumiram que o tão esperado Messias os resgataria por meio de um conflito armado.

O Instrutor Mestre tentou preparar Seus companheiros para o que estava por vir. Mas eles não conseguiam nem ficar acordados para orar com Ele no Jardim do Getsêmani.

Após Sua morte e ressurreição, eles receberam mensagens dizendo que Ele estava vivo, mas eles se recusaram a considerar a verdade.

Aqui estão 4 razões pelas quais eles duvidaram dos relatórios.

1. Eles estavam muito familiarizados com sua humanidade

O Filho de Deus apareceu na terra como o Filho do Homem. Ele não se destacava da multidão, flutuava acima do solo, usava uma auréola ou sentava-se em um trono em Jerusalém.

As pessoas não esperavam este Messias simples. Por isso foi tão difícil para alguns aceitá-lo.

Os cidadãos de Nazaré O viram crescer. Eles O consideravam o filho de José.

Eles disseram: “Não é este Jesus , o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos?” João 6:42 NVI)

A familiaridade impediu que os moradores de sua cidade natal acreditassem que Ele era o Salvador.

Os discípulos andaram e ensinaram com Ele por três anos e meio. Eles viram o Filho do Pai em um corpo físico. Eles O viram cansado e sujo. O grupo comia, acampava e viajava junto. Além dos milagres que o galileu realizou, Ele sustentou a vida de maneira normal.

Eles sabiam que Ele era o Filho de Deus, mas Ele era tão parecido com eles em humanidade. Exceto quando Ele estava interagindo com multidões e curando os enfermos ou expulsando demônios, pode ter sido fácil para o lado divino Dele não estar em primeiro plano em suas vidas diárias juntos.

 2. Eles estavam muito focados no natural

Suas mentes nem sempre perceberam a razão espiritual pela qual o Todo-Poderoso enviou Seu Filho à Terra.

Os apoiadores de Cristo viram milagres diferentes de qualquer outro que o mundo já havia experimentado. Mas assim que o milagroso acabou, eles voltaram ao seu modo de pensar restrito.

Poucas horas depois da multiplicação dos pães e peixes, eles lutaram contra uma tempestade e pensaram que um fantasma andava sobre as águas até que seu Redentor os chamou ( Mateus 14:25 ). Pelo menos Pedro voltou à fé momentaneamente e saiu do barco para caminhar em direção ao Seu Mestre na água.

Na segunda vez em que estiveram na mesma situação em que uma multidão precisava de comida, eles não se referiram à expansão milagrosa anterior de pão e peixe, pois ainda se perguntavam o que fazer.

Seus discípulos responderam: “Onde poderíamos conseguir pão suficiente neste lugar remoto para alimentar tamanha multidão?” ( Mateus 15:33 )

Exceto pelo evento na montanha onde Pedro, Tiago e João assistiram enquanto o Filho do Homem se transfigurava na glória do Filho de Deus, Seu corpo era tão natural quanto o deles. Eles sabiam que Ele era divino, mas ainda tinham que lidar com as limitações de carne e sangue de Sua humanidade.

Maria Madalena e a mãe do Nazareno foram ao cemitério no domingo para ungir Seu corpo. A concentração deles estava na sepultura, não em uma pessoa ressuscitada. Eles se perguntaram como poderiam mover a pedra da entrada do sepulcro ( Marcos 16:1-3 )

3. Eles não entenderam sua missão

Os fariseus queriam colocar uma guarda na câmara funerária porque se lembravam do que seu inimigo disse sobre ressuscitar dos mortos. Todos os milagres e ensinamentos que o Senhor fez não foram suficientes para convencer os líderes judeus a considerá-lo o Messias, mas eles queriam garantir que não ocorresse um truque para tornar Suas palavras viáveis.

Seu bando de irmãos ou não se lembrava do que Ele disse, ou simplesmente não entendiam o significado.

Eles sabiam que Ele veio para salvar os perdidos, mas ainda esperavam pela gloriosa derrota do império romano.

Seus próprios irmãos achavam que Ele era louco. E Maria também se perguntava se era assim que ele cumpriria a sua missão.

Quando sua família soube disso, foram cuidar dele, pois disseram: “Ele está louco”. ( Marcos 3:21 )

O açoitamento massacrou Sua carne. João é o único que estava na cruz e o viu morrer, mas os outros sabiam o que a crucificação fazia. A escuridão de uma sepultura envolvia Seu cadáver.

O Messias não deveria ser o grande líder que os libertaria da escravidão?

O milagreiro do céu ressuscitou outros dentre os mortos, então por que Ele não impediu o que aconteceu? Agora tudo o que eles viram foi uma pedra em frente à entrada da tumba.

Eles não entenderam que Sua missão era dupla. Primeiro, Ele teve que destruir o pecado tornando-se o cordeiro sacrificial. Mais tarde, Ele julgaria o mundo e governaria com justiça na terra.

Esses onze apóstolos eram homens judeus que também conheciam as escrituras e as profecias . Mas eles não confiaram neles para discernir o propósito do Salvador.

O Cristo ressurreto disse ao casal de Emaús: “Como vocês são tolos e demorados para acreditar em tudo o que os profetas disseram! O Messias não teve que sofrer essas coisas e então entrar em sua glória?” ( Lucas 24:25-26 )

4. Eles foram controlados pelo medo

Todos os homens fugiram do local após a prisão de Jesus ( Marcos 14:50 ). Eles estavam com medo de serem presos também.

Maria Madalena foi a primeira a quem Cristo apareceu após a ressurreição e lhe deu a tarefa de proclamar a boa nova de que Ele estava vivo.

Ela foi até os seguidores ocultos e disse-lhes que tinha visto o corpo imortal do Senhor. Eles ainda não prestaram atenção a esta testemunha ocular.

Quando ouviram que Jesus estava vivo e que ela o tinha visto, não acreditaram. ( Marcos 16:11 )

Lucas 24:8 relata que outras mulheres estavam com Maria Madalena e contaram aos apóstolos o que havia acontecido.

E suas palavras pareciam-lhes contos ociosos, e eles não acreditaram nelas. ( Lucas 24:11 )

As leis judaica e romana não consideravam válido o testemunho de uma mulher. Talvez seja por isso que o Senhor escolheu aparecer primeiro para as mulheres, anulando assim a lei que desvalorizava as mulheres.

Os discípulos também não aceitaram o relato dos dois de Emaús ( Marcos 16:13 ).

Mas, finalmente, eles decidiram ver por si mesmos. Pedro e João correram ao sepulcro e não encontraram nada além do lençol de linho ( João 20:3-7 ).

O Cordeiro pascal materializou-se para eles em uma sala com a porta fechada. Tomé não estava nesta reunião e ainda não percebeu a verdade quando seus amigos lhes disseram que o Cristo ressurreto os visitou ( João 20:19-20 ).

Thomas queria uma prova substancial e a Divindade deu a ele na próxima visita. Mas o Senhor também disse a esse discípulo que era melhor ver pela fé do que ver com os olhos ( João 20:29 ).

Em outra ocasião, Jesus repreendeu a incredulidade deles quando se juntou aos onze enquanto comiam.

Mais tarde, Jesus apareceu aos Onze enquanto comiam; ele os repreendeu por sua falta de fé e sua obstinada recusa em acreditar naqueles que o viram depois que ele ressuscitou. ( Marcos 16:14 )

Outros viram Seu corpo ressuscitado e ainda duvidaram ( Mateus 28:16-17 ). A única explicação poderia ser dureza de coração.

Sua incredulidade não durou

O medo do discípulo os cegou. Eles sabiam que a morte era definitiva para um humano. Embora a Luz do mundo fosse Deus e tivesse ressuscitado pessoas dentre os mortos, Ele não estava lá agora para ressuscitar a Si mesmo. Tudo o que viram foi uma sepultura escura que envolvia seu amigo amoroso.

A morte levou embora seu Senhor e Mestre. Sua familiaridade com Ele como homem, seu medo dos judeus, foco mental no mundo natural e falta de compreensão das profecias impediram que Seus companheiros aceitassem a ressurreição a princípio. O próprio Rei dos reis era a testemunha de que eles precisavam para dissipar suas dúvidas.

Mas não devemos ser muito duros com esses onze homens. Podemos ter estado entre os que duvidam também. Agora temos a vantagem de uma visão retrospectiva e mais de 2.000 anos de história bíblica.

Depois que o Espírito Santo os encheu, sua ousadia e testemunho viajaram pelo mundo então conhecido e mudaram a história. Segundo a tradição, todos menos João foram martirizados por sua fé e mensagem, e João foi exilado por causa de Seu testemunho.

Eles entenderam a mensagem do evangelho e Seu propósito redentor na Terra.

Jesus realizou muitos outros sinais na presença de seus discípulos, que não estão registrados neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. ( João 20:31 )

Por causa do que eles fizeram, as boas novas chegaram até nós. Apesar dos imperadores, ditadores, ateus e agnósticos que tentaram refutar a Bíblia e acabar com o cristianismo, a Palavra de Deus ainda prospera.

Assim é a palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas realizará o que desejo e alcançará o propósito para o qual a enviei. ( Isaías 55:11 )

Podemos tomar as palavras que Cristo disse a Tomé para nós mesmos. Não podemos vê-Lo agora com nossos olhos, mas podemos confiar porque vemos com nossos corações. As próprias escrituras são nosso testemunho de que Ele ressuscitou exatamente como disse!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *