4 Respostas diferentes que um semeador da palavra de Deus vê

Talvez você seja um líder de grupo pequeno. Seis meses depois, você descobre que alguns estão mais comprometidos do que outros. Alguns estão sempre engajados. Um ou dois parecem desconectados. Você começa a se perguntar: O que estou fazendo de errado? Não é o que eu esperava. 

Ou talvez você seja um pai cristão. Você determina que vai semear a Palavra de Deus na vida de seus filhos. Desde cedo você estabelece orações e um padrão de leitura da Bíblia, mas elas  não são igualmente responsivas.

Enquanto uma criança bebe, outra tem muito pouco interesse. Como pai, você fica preocupado, Meu filho parece desconectado da Palavra de Deus. Ele não se relaciona com isso. Ele não tem interesse nisso. O que eu devo fazer? 

Estas são as verdadeiras questões da vida e do ministério, e eu quero que você veja hoje que elas são precisamente o que nosso Senhor fala na parábola do semeador. Quando você semeia a Palavra. terá efeitos diferentes na vida de pessoas diferentes. Aqui estão algumas respostas: 

Sem resposta  

Quando alguém ouve a palavra do reino e não a entende, vem o maligno e arrebata o que foi semeado em seu coração. Isto é o que foi semeado ao longo do caminho. (Mateus 13:19) 

Algumas pessoas que ouvem a Palavra não responderão. Se você é um semeador da Palavra de Deus, sabe como isso pode ser difícil e desanimador. Você está tentando ensinar a Palavra de Deus. Você o divide para torná-lo o mais simples possível, mas seu filho ou filha, ou um membro de seu pequeno grupo, simplesmente não entende. 

Quando isso acontecer, você precisa lembrar que isso aconteceu com Jesus também. Este é o ponto principal da parábola do semeador. Jesus está nos dizendo para não ficarmos surpresos ou indevidamente desencorajados quando as pessoas que amamos e pelas quais oramos ouvem a Palavra, mas realmente não têm interesse ou compreensão dela. 

Se essa foi a experiência de Jesus, certamente será a experiência dos professores da escola dominical e dos pais e dos pastores e dos plantadores de igrejas e dos missionários transculturais, por mais bem preparados que sejam ou quão simples ensinem.  

Entusiasmado   

Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é o que ouve a palavra e logo a recebe com alegria, mas não tem raiz em si mesmo, mas permanece por algum tempo, e quando tribulação ou perseguição por causa da palavra, imediatamente ele cai. (Mateus 13:20-21)  

Aqui está uma pessoa que ouve a Palavra e a recebe. Mais do que isso, essa pessoa recebe a Palavra com alegria! E observe que essa pessoa dá uma resposta antecipada. Eles “imediatamente” o recebem com alegria. Dificilmente poderiam ser mais diferentes da pessoa que não responde. 

Mas este alegre recebimento da Palavra não dura. O problema vem, e a pessoa que uma vez professou fé tão brilhantemente cai. Esta segunda resposta é talvez a mais desanimadora de todas para o semeador da Palavra.  

Jesus deixa claro que se você é um semeador da semente, conhecerá a decepção de profissões de fé que parecem muito brilhantes, mas provam não ser genuínas porque não duram. Você não deve ficar surpreso ou indevidamente desencorajado por isso. Isso aconteceu até mesmo no ministério de Jesus.  

Jesus não afirmou toda profissão de fé. Quando ele realizou seu primeiro milagre em Caná, transformando água em vinho, muitos “creram em seu nome”, mas “Jesus … :23-25). 

Não podemos ver o coração como Jesus viu. Não podemos finalmente dizer quem é genuinamente convertido daquele e quem está apenas manifestando um entusiasmo passageiro. Mas esse ensinamento de Jesus certamente nos lembra que, como pais e líderes cristãos, devemos ter muito cuidado antes de afirmar que uma pessoa é cristã antes de ver evidências em sua vida.  

Dizer a uma pessoa que ela é cristã quando ela não ama, confia ou não serve a Jesus Cristo é uma das coisas mais espiritualmente prejudiciais que um pai ou líder pode fazer. 

Distraído   

Quanto ao que foi semeado entre espinhos, este é o que ouve a palavra, mas os cuidados do mundo e o engano das riquezas sufocam a palavra, e ela se torna infrutífera. (Mateus 13:22) 

Aqui está uma pessoa que ouve e recebe a Palavra. A semente entra no solo e começa a crescer. 

Sabemos disso porque nosso Senhor diz, ‘os espinhos cresceram’ (13:7). Os espinhos não eram visíveis no momento em que a semente foi lançada. O problema era que sob o solo havia grandes sistemas radiculares de velhos arbustos espinhosos que nunca haviam sido escavados do solo. Eles são apenas cobertos. Então, quando a semente começou a crescer, os espinhos cresceram e a sufocaram.  

Jesus não diz que essa pessoa ‘cai’. A pessoa distraída permanece na igreja e diria que é um cristão. Mas ele é infrutífero. O terreno de sua vida está tão cheio que sua profissão de fé é estéril. Não produz frutos. 

Ele diria: “Sim, eu sou um cristão”. Mas o poder da piedade foi consumido por dentro. Tem sido lotado. O arcebispo Trench diz: “A profissão de uma vida espiritual é mantida… mas o poder da piedade é gradualmente consumido e se foi”. [1] Esta pessoa é apenas o nome de batismo.  

O jovem rico rico é um exemplo perfeito no ministério de Jesus desta terceira resposta: “Quero tudo nesta vida e também quero o céu”. E quando ele vai embora, ele fica triste. Por quê? Porque o sistema radicular de sua vida é feito de espinhos.

Receptivo  

Quanto ao que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra e a compreende. Ele realmente dá frutos e produz, em um caso cem vezes, em outro sessenta e em outro trinta. (Mateus 13:23) 

Aqui estão as pessoas que ouvem a Palavra e a entendem. Eles vêem que isso lhes fala e Deus reivindica suas vidas. A Palavra de Deus entra em suas vidas e produz frutos nelas!  

A colheita que a Palavra traz na vida dessas pessoas é abundante: “Num caso cem vezes, em outro sessenta e em outro trinta”. 

O  grau de fecundidade varia entre os crentes, mas a marca distintiva de todo crente verdadeiro é que a Palavra de Deus produz frutos em sua vida. Qual é o fruto? A Palavra produz o fruto de arrependimento, fé, esperança, amor, serviço, perseverança, obediência, humildade e uma longa lista de coisas no Novo Testamento. 

Aqui está o grande encorajamento para os semeadores: A semente viva da Palavra de Deus produzirá uma colheita abundante. Entenda, ao se entregar a uma vida inteira de serviço, haverá frustrações. Haverá retrocessos. Mas a Palavra de Deus, semeada fielmente, levantará uma colheita de vidas vividas sob a bênção do governo de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *