5 coisas que você deve saber sobre o sofrimento

1. O sofrimento é resultado da queda.

Deus advertiu Adão que comer do fruto proibido resultaria em morte (Gn 2). Romanos 5:12 confirma que isso aconteceu após a queda de Adão: “Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. A morte (e a dor e o sofrimento que a acompanham) veio como resultado daquele primeiro pecado e de nosso pecado continuado. A dor, o sofrimento e a morte — em si mesmos — não são bons. 

2. Deus usa o sofrimento para o bem.

Felizmente, Romanos 8 nos diz: “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Deus nunca nos diz que nossa dor é boa, mas ele usa a dor para trabalhar para o nosso bem de maneira milagrosa e misteriosa.

Uma das maneiras pelas quais Deus usa a dor é para nos acordar e trazer para si mesmo. Nossa tendência em tempos de provação pode ser fugir de Deus, ficar com raiva de Deus ou idolatrar o conforto mundano. Charles Spurgeon disse isso muito bem quando nos encorajou a olhar para Deus em nossa dor. Ele é atribuído por dizer: “Aprendi a beijar a onda que me joga contra a Rocha das Eras”. Precisamos perceber que Deus está no controle de todas as nossas circunstâncias. . . e ele é bom. Precisamos abrir nossos olhos em nossa dor e ver que nossas circunstâncias estão nos levando diretamente a Deus.

3. Nem sempre podemos ver o que Deus está fazendo em nossa dor.

Agostinho escreveu sobre Deus e nossas circunstâncias: “Se você entende, não é Deus que você entende”. Dificilmente podemos arranhar a superfície da intencionalidade, criatividade e sabedoria da obra de Deus. Quem pode aconselhá-lo ou criticar seu trabalho? Provérbios 16:4 diz: “O Senhor fez tudo para o seu propósito”. Podemos confiar que Deus está sempre fazendo mais do que podemos imaginar.

Precisamos perceber que Deus está no controle de todas as nossas circunstâncias. . . e ele é bom.

4. Deus usa o sofrimento para nos amadurecer em Cristo.

Tiago 1 diz: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de enfrentarem várias provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz firmeza. E deixe a firmeza ter seu pleno efeito, para que você seja perfeito e completo, sem faltar em nada.” As provações podem ser contadas como alegria porque Deus está perseverando em nossa fé. Ele está nos tornando mais semelhantes a Cristo, e isso é sempre ganho.

5. Perseverar no sofrimento permite-nos consolar os que sofrem.

Deus nos conduz ao sofrimento para que possamos confortar os outros que estão sofrendo. 2 Coríntios 1:3-4 diz: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estamos em alguma aflição com o consolo com o qual nós mesmos somos consolados por Deus”. Os melhores carregadores de fardos são aqueles que no passado precisaram de alguém para carregar seus fardos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *