5 Jogos caros que o orgulho joga em você

Sou uma pessoa orgulhosa, mas pela graça de Deus meu arrependimento se aprofunda a cada dia. Mesmo que este pecado me repugne, eu volto a ele. Descobri que a condescendência e a arrogância são atraentes no início, mas deixam um sabor terrível. Quando volto ao orgulho, sempre fico me perguntando:  como vim parar aqui? Por que eu comi o fruto do orgulho mais uma vez?  

Quero explorar por que o orgulho pode parecer tão poderoso. Ele joga esses 5 jogos em nós, e é um mestre neles. Tenha cuidado para evitar seus truques, porque a adesão terá um grande custo.

5 jogos que o orgulho joga em você 

1. O orgulho promete o que você quer ao custo do que você precisa.

Pois o ímpio se vangloria dos desejos de sua alma, 
    e o ávido de lucro amaldiçoa e renuncia ao Senhor. 
Na soberba do seu rosto o ímpio não o procura; 
    todos os seus pensamentos são: “Não há Deus”. (Salmo 10:4) 

O que eu quero? Algumas ofertas de livros. A admiração e respeito de todos que conheço. É pedir muito? O orgulho diz: “Isso não é muito. Na verdade, você merece essas coisas. Você tem direito a eles.”  

Uma pessoa que tem grande necessidade é uma vítima voluntária de seu próprio orgulho.  

Mas observe, se você pegar a mão do orgulho, você deixará a mão de Deus para trás. O orgulhoso não pensa: “Eu não sigo a Deus”, mas pensa: “Deus não existe”. Pois a existência de Deus exige que sejamos secundários a ele – mas o orgulho diz que você não é o segundo. 

2. O orgulho oferece um atalho para o conhecimento à custa da verdadeira sabedoria.

Eu, a sabedoria, habito com prudência… [Eu odeio] o orgulho e a arrogância e o caminho do mal e da linguagem pervertida. (Provérbios 8:13) 

O orgulho oferece um atalho para o conhecimento porque sugere que você já o possui! 

A sabedoria , no entanto, habita com a prudência. Isso significa que a verdadeira sabedoria vem de uma cautela espiritual que garante que ela não se desvie da palavra de Deus. Em outras palavras, leva tempo e trabalho. É preciso reconhecer que você não é sábio imediatamente. 

Mas o que habita com orgulho? A Sabedoria dá e recebe conselhos com a Prudência, mas com quem o Orgulho interage?  

“Não há verdade. Tudo é igual, então vá com seu instinto!” Talvez Imprudência, que diz: “Não há tempo a perder! Aja agora!” Ou talvez até Perversão, que pergunta: “Você já considerou os benefícios do mal? Há muito ganho a ser encontrado lá.” 

Provérbios 21:4 chama um coração orgulhoso de “a lâmpada dos ímpios”. Como uma pessoa orgulhosa encontra seu caminho? Pela luz de seu próprio orgulho, que não é luz, mas escuridão.  

3. O orgulho faz você se sentir melhor à custa de seus relacionamentos.

Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram. Vivam em harmonia uns com os outros. Não seja arrogante, mas associe-se aos humildes. Nunca seja sábio aos seus próprios olhos. A ninguém retribua mal por mal, mas pense em fazer o que é honroso aos olhos de todos. (Romanos 12:15-17) 

Muitas coisas podem acontecer em nossas vidas para nos perturbar. Alguém recebe algo em vez de nós, alguém nos decepciona, ou talvez alguém nos prejudique. Para esses momentos, Jesus deu o exemplo máximo de graça e abnegação e nos chama a imitar sua humildade. No entanto, o orgulho nos oferece uma maneira diferente de reagir. 

Quando seu amigo consegue o que você estava querendo, o orgulho o fortalecerá através do ódio. Quando alguém que você conhece foi humilhado, o orgulho irá protegê-lo enquanto você se distancia dele. E, quando alguém comete o mal contra você, o orgulho o encoraja, dizendo que você tem todo o direito do mundo de fazer o mesmo com ele. 

4. O orgulho promete dinheiro e poder ao custo de sua alma.

Quanto aos ricos do presente século, exortem-nos a não serem altivos, nem depositarem suas esperanças na incerteza das riquezas, mas em Deus, que ricamente nos dá tudo para desfrutar. (1 Timóteo 6:17) 

O versículo acima de Timóteo nos diz o que todos sabemos sobre as riquezas – elas são incertas. Eles sobem e descem. E, quando morremos, não podemos segurá-los. Mas aqui reside a interconexão dos esquemas do orgulho: 

A pessoa orgulhosa não se importa que eles não possam manter seu dinheiro após a morte porque eles só se importam com esta vida. Eles já disseram: “Não há Deus” (Salmo 10:4).

O dinheiro nunca é suficiente, porém, e os homens rapidamente buscam o poder. Pegar a mão do orgulho faz de você primeiro um materialista e depois um blasfemador. Considere esta frase impressionante do último livro da Bíblia:  

E à besta foi dada uma boca para proferir palavras altivas e blasfemas, e foi-lhe permitido exercer autoridade por quarenta e dois meses. (Apocalipse 13:5) 

A besta deve ter pensado que ele tinha grande poder. Ele estava blasfemando contra Deus, e Deus não o impediu. Na mente da besta, ele pode até ter pensado que Deus  não poderia detê-lo. Ele estava bêbado de poder, mas podemos ver sua loucura. O poder que ele pensava ter sobre Deus foi realmente “dado” e “permitido” por Deus. 

Este é um aviso para todos os que comem o fruto do orgulho. Você amará seu poder, ele o tornará tolo e o levará a blasfemar contra Deus. 

5. O orgulho dá gratificação instantânea à custa da alegria eterna.

Pois tudo o que há no mundo – os desejos da carne e os desejos dos olhos e a soberba da vida – não vem do Pai, mas do mundo. E o mundo está passando com seus desejos, mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre. (1 João 2:16-17)

Eu disse que o orgulho promete o que você quer – sentir-se melhor por meio da autoestima, dinheiro e poder – e a parte mais atraente do orgulho é que ele oferece tudo isso agora. Há uma urgência, um limite de tempo, para o orgulho. Essa urgência é criada para afastá-lo da “vontade de Deus”. 

Quando o diabo se ofereceu para dar a Jesus toda a autoridade dos “reinos do mundo … e sua glória” (Lucas 4:5-6), foi um tipo de acordo agora ou nunca. O diabo disse que tudo que ele tinha que fazer era se curvar a ele, e então tudo seria de Jesus. Bem desse jeito!  

O diabo é o tentador supremo. Ele sabe exatamente como chegar às pessoas. Ele sabe aqui em Lucas 4 que está dizendo ao Messias profetizado que ele poderia obter todo o poder do mundo sem ter que passar por toda a dor e miséria da crucificação.  

Mas Jesus, que era o Verbo encarnado, é forte demais para isso. Ele disse em resposta ao diabo: “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás”.  

Nosso Senhor e Salvador é mais forte que o pecado , e se estamos nele, então também estamos. Ele falou diretamente na cara do orgulho e disse: “ Você  deve adorar o Senhor seu Deus” para que possamos fazer o mesmo quando ele nos tentar. 

Jesus Oferece Algo Maior 

Leitor, o que você encontra nas promessas vazias do orgulho que não pode encontrar em Jesus? Jesus oferece coisas maiores e mais vivificantes para você.  

Jesus lhe dá o que você precisa, concede a verdadeira sabedoria, acalma sua alma enquanto redime seus relacionamentos, nos leva à rica generosidade do Pai e estende em suas mãos a alegria eterna. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *