5 formas de como Deus deseja ordem em nossas vidas

Os críticos da igreja e da Palavra de Deus muitas vezes lamentam a aliança mosaica e todos os ensinamentos do Antigo Testamento. Eles dizem que o Antigo Testamento está desatualizado e não é aplicável ao crente na dispensação da graça da era da igreja. Cada um dos princípios e mandamentos estabelecidos no Antigo Testamento deve ser usado como exemplo para o crente na igreja de hoje. A lei ordenava obediência porque estabelecia uma ordem e proximidade com Deus.

Muito da liberdade que estamos permitindo em nossas vidas são, de fato, liberdade mundana e carnal. É importante ressaltar que o Antigo Testamento nos direciona a Cristo e fornece grande esperança, como Paulo escreveu em Romanos 15:4, “porque tudo o que outrora foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança”.

1. Ordem de Gênero e Modéstia

No versículo cinco de Deuteronômio 22 , o Senhor transmitiu ao povo por meio de Moisés que “a mulher não usará roupa de homem, nem o homem vestirá roupa de mulher; porque todos os que assim fazem são abominação ao Senhor teu Deus.” Nossa sociedade e todo o seu “acordar” desacredita qualquer aplicabilidade deste versículo hoje. No entanto, considere como nosso pronunciamento de liberdade progrediu para um desejo de uma sociedade “sem gênero” ou “unissex”.

Muitas denominações ainda aderem ao rigor dos códigos de vestimenta para homens e mulheres. Os críticos consideram essas proibições e exigências legalistas e antiquadas. A questão permanece apenas se esses protocolos promovem a santidade mais do que as igrejas que não têm expectativas de vestimenta. As linhas de fronteira em preto e branco para santidade e liberdade legalistas podem ser debatidas até o retorno de Cristo.

2. Ordem entre nós e a natureza

A ordem contemplada pela lei nos versículos seis e sete evita a perturbação e a separação desnecessária de um pássaro, de seus filhotes ou de seus ovos. John Gill, em seu comentário bíblico , escreveu que “a intenção desta lei é ensinar humanidade, compaixão e piedade nos homens uns aos outros, e proibir a crueldade, a cobiça e dispositivos semelhantes”.

Muitas vezes sentimos a necessidade de ser o Bom Samaritano em todos os casos em que o perigo está presente, mesmo no caso da vida selvagem. Muitos de nós encontramos um coelhinho abandonado. Pensando que podemos ser seu salvador, levamos para casa apenas para morrer logo em seguida. Da mesma forma, muitos de nossos amigos e familiares muitas vezes nos procuram em busca de conselhos de vida ou aconselhamento financeiro. 

Em vez de enviá-los à Palavra de Deus ou levar o assunto à oração , usamos o conselho “quando eu estava naquela situação” ou abrimos nossa conta bancária para um Band-Aid “verde”. Essas correções são apenas temporárias e a pessoa geralmente retorna com a mesma situação precisando do mesmo conselho ou mais dinheiro.

Jesus Cristo é nosso único provedor e o meio de nosso sustento para a mudança pessoal. Lucas 12:6pergunta: “não são vendidos cinco pardais por dois centavos, e nenhum deles é esquecido diante de Deus?” Este pode ser um princípio espiritual complexo, mas devemos chegar à conclusão de que, se Deus o criou, Ele o proverá. Imagine o financiamento nacional necessário se fosse nossa responsabilidade alimentar e dar água a todos os animais selvagens da Terra. 

Não importa as vastas riquezas de um país, ele quebraria rapidamente ou decidiria eliminar toda a espécie porque são muito onerosas ou consideradas desnecessárias. 

Da mesma forma, não podemos ajudar a todos em todas as circunstâncias cada vez que sentimos a obrigação. Corremos o risco de nos tornar facilitadores criando dependência de nós para as finanças enquanto falimos ou ficamos grisalhos porque os conselhos que damos nunca são atendidos.

Considere a história poderosa quando Davi e seus homens estavam transportando a arca de volta para Jerusalém. Em vez de carregá-lo adequadamente, conforme recomendado pelo Senhor, eles usaram os meios filisteus de um carro novo. Ao ser puxada por bois, a arca ficou cambaleante e Uzá “pôs a mão na arca” para evitar que ela caísse. 

O instinto fez parecer a ação apropriada, mas isso foi “toque ilegal” que resultou na morte de Uzza. A lição para nós é de completa obediência e a percepção de que às vezes precisamos manter nossas mãos longe das situações e deixar as coisas caírem no chão. 

3. Ordem em Seu Eterno Amor e Segurança

O versículo oito ditava: “Quando construíres uma casa nova, farás uma ameia para o teu telhado, para que não derrames sangue sobre a tua casa, se dela cair alguém”. À primeira vista, este versículo parece bastante benigno, mas contém grande esperança e promessa para a vida do crente. 

A maioria das casas construídas durante o tempo em que este versículo foi escrito tinha telhados planos. Portanto, foi necessário considerar a instalação de um corrimão para evitar que alguém caísse acidentalmente do telhado, já que muitas atividades aconteciam lá.

Nosso Pai Celestial não apenas providenciou um meio de salvação por meio de Seu Filho como o sacrifício perfeito, mas Ele “instalou” o corrimão para nos impedir de cair. O poder e a direção do Espírito Santo dão ao crente a confiança de que o Salvador que foi o meio de libertação também pode nos manter salvos. Judas 1:24 nos diz: “agora, àquele que é poderoso para impedir que você tropece e apresentá-lo sem defeito diante da presença de sua glória com grande alegria”. 

Nosso Deus construiu a casa, forneceu-nos um telhado plano com boa base e forneceu-nos os trilhos necessários ao redor de seu perímetro para evitar que perdêssemos a residência por causa de Seu amor eterno e permanente.

4. Ordem na maneira como vivemos fora da igreja

Deuteronômio 22:9 ordena “não semearás a tua vinha com sementes diversas; para que não se contamine o fruto da tua semente que semeias e o fruto da tua vinha”. As pessoas que nos conhecem melhor nos dão olhares interessantes depois que gritamos “amém” para o pregador em uma manhã de domingo. Este “olhar” está na contemplação de como vivemos nossas vidas de segunda a sábado dentro de casa. 

Claro, estamos semeando boas sementes para o fruto da vinha, levando nossos filhos aos cultos e dizendo uma bênção durante a refeição da noite. Essa boa semente, porém, está contaminada pelas “diversas sementes” costuradas por outros hábitos em nossas vidas contrários à santidade e santificação. Deve haver ordem e consistência nas mensagens que estamos vivendo fora dos muros da igreja. A linha entre legalismo e liberdade é tênue e muitas vezes cinzenta, pois ambos têm muitos princípios comuns.

Em Coríntios 8:9, Paulo escreveu: “mas vede que esta vossa liberdade não se torne de modo algum uma pedra de tropeço para os fracos”. Deve ser dada uma profunda consideração a muitas circunstâncias; por exemplo, o consumo de bebidas alcoólicas com nossos filhos pequenos presentes. 

Paulo explicou que comer carne perto de quem não acredita em seu consumo pode ser um obstáculo espiritual, embora completamente legal. Da mesma forma, engajar-se em um determinado comportamento em torno de jovens ou fracos pode de fato ser perfeitamente aceitável e legal, mas devemos considerar se está semeando sementes diversas.

5. Ordem em nossos relacionamentos

Deuteronômio 22:10 proíbe arar “com boi e jumento juntos”. É duvidoso que muitos sermões de domingo tenham usado este versículo como foco. No entanto, o princípio espiritual de que os salvos e os perdidos “não vos ponhais em jugo desigual” escrito por Paulo em 2 Coríntios 6:14 segue sua aplicação para hoje. 

O crente é uma espécie diferente e “trabalha” diferentemente do incrédulo, assim como o boi e o jumento. A ordem do casamento, bem como a ordem de um acordo comercial, é afetada quando um crente e um não crente se unem para um propósito comum. O crente se esforça pela obediência “do que assim diz a Palavra de Deus”.

O indivíduo salvo deseja a comunhão com o Pai Celestial pela e através da unção do Espírito Santo. Por outro lado, o incrédulo vê a moral e os padrões através de uma perspectiva mundana nebulosa. Seus pontos de vista e direção mudam com os ventos do mundo e não há consistência. O estabelecimento da ordem deseja consistência. 

Considere a força policial de uma cidade pequena que pisca para os limites de velocidade estabelecidos há décadas. Então, por causa de uma mudança no xerife ou da necessidade de receita da cidade, o chefe de polícia monta um radar pela cidade e emite multas para aqueles que viajam acima do limite de velocidade. 

A “desordem” resultante contra a aplicação seletiva é baseado no argumento “mas você nunca impôs o limite de velocidade antes”. 

O infrator admite ter violado a lei, mas justifica seu comportamento com base em uma omissão passada. Não há fundamento em um relacionamento de jugo desigual. Não há expectativa uniforme de comportamento com obediência mundana. O que é certo hoje, pode ser desculpável amanhã por causa de uma mudança nas circunstâncias. Felizmente, a ordem estabelecida pela Palavra de Deus é o guia confiável para o crente. Quando nos permitimos ser colocados em relacionamentos românticos ou comerciais com não crentes, estamos nos preparando para o comprometimento dessa ordem estabelecida.

O legalismo pode ser definido como fazer da minha opinião uma obrigação dos outros. Devemos nos preocupar, então, se a proibição é mais do que apenas a opinião pessoal da igreja ou denominação. 

Devemos estudar a Palavra de Deus e saber a diferença entre o que gostamos de chamar de “legalista” e o que é realmente do Pai Celestial que deseja ordem e luta pela proteção de Seus filhos. Aqueles que se opõem aos requisitos legalistas de vestimenta argumentariam que Cristo cumpriu a lei e, portanto, esses mandamentos draconianos não são aplicáveis. 

Devemos nos perguntar ao ver roupas inadequadas dentro da igreja se o aumento da liberdade pessoal e o abandono da liberdade espiritual impediram nossa santidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *