5 maneiras pelas quais a ira de Deus não é como a nossa

O tema da ira (ou raiva) de Deus para com o pecado e para com os pecadores é clara e amplamente ensinado na Bíblia. E essa verdade está tão entrelaçada com a esperança de nossa paz uns com os outros e com Deus que, se perdermos nossa compreensão de um, perdemos nossa esperança do outro.

A ira de Deus não é como a ira humana.

Quando falamos sobre a ira de Deus, lembre-se de que é a ira de Deus . Tudo o que sabemos sobre Ele — que Ele é justo, que Ele é amor e que Ele é bom — precisa ser derramado em nossa compreensão de Sua ira.

As palavras “raiva” e “ira” nos fazem pensar sobre nossa própria experiência dessas coisas. Você pode ter sofrido por causa de alguém que é habitualmente raivoso. A raiva humana pode frequentemente ser imprevisível, mesquinha e desproporcional. Essas coisas não são verdadeiras sobre a ira de Deus. A ira de Deus é a resposta justa e medida de Sua santidade para com o mal.

Aqui estão cinco maneiras pelas quais a ira de Deus é diferente da nossa.

1. A ira de Deus é provocada.

Não se esqueça de como você provocou a ira do Senhor, seu Deus, no deserto (Dt 9:7).

Esse tipo de linguagem é usado repetidamente na Bíblia. A ira de Deus não é algo que reside nele por natureza. É uma resposta ao mal. Ela é provocada.

Há uma diferença muito importante entre a ira de Deus e seu amor. A Bíblia diz: “Deus é amor”. Essa é a natureza dele. O amor de Deus não é provocado. Deus não nos ama porque vê alguma sabedoria, beleza ou bondade em nós. A razão pela qual Deus nos ama está em sua natureza, não na nossa.

Mas a ira de Deus é diferente. É Sua resposta santa à intrusão do mal em Seu mundo. Se não houvesse pecado no mundo, não haveria ira em Deus.

Muitas vezes foi apontado que o oposto do amor não é ódio; é indiferença. Que esperança teríamos em um mundo perseguido pelo terror se Deus apenas olhasse com um sorriso fraco ou mesmo uma carranca desaprovadora? A esperança para um mundo cuja história é repleta de violência está em um Deus que se opõe implacavelmente a todo o mal, e que tem o poder, a capacidade e a vontade de destruí-lo.

2. Deus é lento para a ira.

O Senhor é misericordioso e gracioso, lento para a ira e grande em benignidade (Sl 103:8).

Essas qualidades são repetidas inúmeras vezes no Antigo Testamento, como se fossem as coisas mais importantes que você precisasse saber sobre Deus.

Por que Deus permite que o mal continue no mundo? Por que Ele não volta agora e o elimina? 2 Pedro 3:9 nos lembra que “o Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém, é longânimo para convosco, não querendo que ninguém pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.”

Deus oferece graça e perdão em Jesus Cristo. As pessoas estão vindo a Ele com fé e arrependimento todos os dias, e Deus pacientemente mantém a porta da graça aberta. O dia da ira de Deus virá, mas Ele não tem pressa em trazê-lo — porque então a porta da graça estará fechada.

3. A ira de Deus é revelada agora.

Porque do céu se revela a ira de Deus contra toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade pela injustiça (Rm 1:18).

Quando você continua lendo Romanos 1, você descobre que os pecadores seguem uma de três direções. Eles suprimem a verdade sobre Deus, eles trocam a verdade por uma mentira, e eles adoram coisas criadas em vez do Criador. Como Deus revela Sua ira quando pecadores fazem essas coisas? Deus os abandona.

Portanto, Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à impureza (Rm 1:24).
Por essa razão, Deus os entregou a paixões desonrosas (Rm 1:26).

Quando vemos o tecido moral da nossa cultura sendo rasgado, os crentes cristãos devem clamar a Deus por misericórdia com base em Romanos 1: “Senhor, o que vemos ao nosso redor é um sinal da tua ira e julgamento. Sê misericordioso, ó Senhor, e por favor não nos desista completamente.”

4. A ira de Deus está armazenada.

Por causa do seu coração duro e impenitente, você está acumulando ira para si mesmo no dia da ira, quando o justo julgamento de Deus será revelado (Romanos 2:5).

Toda a história da Bíblia leva a um dia em que Deus lidará com todo o mal finalmente e para sempre. Naquele dia, o julgamento de Deus será totalmente revelado. Este será o dia da ira quando Deus recompensará todo o mal.

Deus fará isso em perfeita justiça. Ninguém será indiciado por um único pecado que não cometeu, e a punição para cada pecado corresponderá ao crime. Toda boca será fechada, porque todos saberão que Ele julgou em retidão. Então Deus inaugurará um novo céu e uma nova terra que serão o lar da retidão.

5. A ira de Deus está sobre os pecadores. 

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que se rebela contra o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece (Jo 3,36).

João não diz: “A ira de Deus virá sobre os desobedientes”. Ele diz: “A ira de Deus permanece sobre ele”. Ela já está lá. Por quê? Por natureza somos filhos da ira (Ef. 2:3). É o estado em que nascemos.

Aqui estamos cara a cara com o problema humano em seu cerne. O que é? Não é que estejamos perdidos e precisemos encontrar nosso caminho em uma jornada espiritual. Não é que estejamos feridos e precisemos ser curados. O cerne do problema humano é que somos pecadores sob o julgamento de Deus, e Sua ira divina paira sobre nós, a menos que seja removida.

A ira de Deus foi derramada. 

Isso nos leva ao cerne do que aconteceu na cruz. A ira divina contra o pecado foi derramada, ou gasta, sobre Jesus. Ele se tornou a “propiciação” pelos nossos pecados (Rm 3:25) assim como se tornou o sacrifício por nós. Esta grande palavra “propiciação” significa que a recompensa ou o pagamento pelos nossos pecados foi derramado sobre Jesus no Calvário.

O derramamento da ira de Deus sobre Jesus Cristo foi o maior ato de amor que este mundo já viu. E Jesus está diante de nós hoje, um Salvador vivo. Ele nos oferece o presente inestimável da paz com Deus. Ele está pronto para perdoar seus pecados e enchê-lo com Seu Espírito. Ele é capaz de salvá-lo da ira e reconciliá-lo com o Pai. Ele abriu a porta do céu e é capaz de trazê-lo para dentro. Você está pronto para encontrar paz com Deus por meio dele?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *