5 maneiras pelas quais a vergonha está prejudicando os crentes e a Igreja

Você já ouviu outro crente lhe dizer: “Você deveria ter vergonha de si mesmo!”?

Talvez você já tenha se sentado na igreja e ouvido seu pastor dizer o quão desapontado ele está com você (e o resto dos “culpados” na congregação) por não servir na Escola Bíblica de Férias deste ano ou por não dar o suficiente a Deus para atender a isso.

Ou talvez você tenha ouvido aquela voz interior lhe dizendo que você nunca será digno do amor e do perdão de Deus por causa do que fez.

A vergonha é prejudicial para a alma – e para a igreja. E não tem lugar no corpo de Cristo. 

Culpa vs. Vergonha

Há uma diferença entre culpa — sentir pena do que fizemos — e vergonha, que é sentir-se mal por quem somos. A culpa, muitas vezes uma suave convicção do Espírito Santo , pode nos motivar a mudar e tentar novamente. A vergonha nos leva ao desespero e à resignação e, por fim, nos faz desistir.

A culpa é uma reação a algo que fizemos ( eu pequei! ), enquanto a vergonha é uma identificação com quem somos ( eu sou um pecador ). Adão e Eva sentiram culpa por seu pecado (desobedecer a Deus) e vergonha por sua nudez (sua condição de pecadores diante de Deus). No entanto, um crente – que foi redimido e restaurado em seu relacionamento com Cristo devido à expiação de Cristo na cruz – ainda pode se arrepender de seu pecado (desobediência a Deus), mas nunca se arrepender de quem ele é (um pecador), porque quando ele está em Cristo, ele é uma nova criação.

A vergonha é uma ferramenta de Satanás – e pode, às vezes, se tornar uma ferramenta de outros cristãos – para derrubar uma pessoa a fim de manipular suas ações. A convicção pelo Espírito Santo, por outro lado, é gentil e resulta em arrependimento e restauração do relacionamento do crente com Deus.

Como crentes, não devemos ter nada a ver com vergonha – não devemos recebê-la de outros crentes ou de nossos próprios pensamentos, e não devemos lançá-la sobre os outros. Com uma distinção clara entre o que é convicção pelo Espírito Santo e o que é vergonha – de nossa carne ou das ações carnais de outros – aqui estão cinco maneiras pelas quais a vergonha está prejudicando a igreja e os crentes:

1. Envergonhar os outros obstrui a obra do Espírito Santo.

Envergonhar uma pessoa para fazê-la servir, ser voluntária ou parar com seus caminhos pecaminosos é prejudicial e degradante para a pessoa como indivíduo. No entanto, as Escrituras nos dizem que “a bondade  de Deus [nos] conduz ao arrependimento” ( Romanos 2:4. E uma vez que nos arrependemos, não temos motivo para culpa ou vergonha, porque a vergonha não vem de Deus. Romanos 8:1 nos diz: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” .

O remorso pelo nosso pecado é um resultado direto da convicção do Espírito Santo em nossos corações. Assim como você e eu não podemos expiar nossos pecados (precisamos da obra de Cristo na cruz para fazer isso), também não podemos fazer com que outra pessoa sinta pena de seus pecados – precisamos permitir que o Espírito Santo faça isso. Embora seja nossa responsabilidade confrontar amorosamente o pecado dentro do corpo de Cristo ( Mateus 18:15-20 ), a chave para esse processo bíblico é a palavra amorosamente .

O evangelista Billy Graham disse uma vez: “É trabalho do Espírito Santo condenar, é trabalho de Deus julgar e meu trabalho é amar”. A coisa maravilhosa sobre amar os outros (crentes e incrédulos) e deixar o Espírito Santo convencê-los de seus pecados, é que o Espírito faz isso com bondade e gentileza ( Romanos 2:4 ). Envergonhar não é gentil. Culpar alguém em serviço também não é gentil – é manipulador.

Em vez de assumir o papel do Espírito Santo na vida de outra pessoa culpando-a ou envergonhando-a para que se arrependa de seus pecados ou se ofereça para servir, ore por sua paciência para permitir que o Espírito Santo trabalhe por conta própria, e ore para que seu companheiro crente seja receptivo à voz de Deus , não necessariamente a sua.

2. A vergonha afasta as pessoas do corpo de Cristo.

Podemos tender a pensar que, se alguém se envergonhar tanto de si mesmo e de seu estilo de vida, buscará mudanças e começará a frequentar a igreja. Mas não costuma funcionar assim. As pessoas vêm à igreja quando vêem algo em nós, a igreja, que é atraente para elas – algo como amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio ( Gálatas 5:22-23 ) . Eles procurarão fazer parte de nossa irmandade se souberem que encontrarão esperança, amor, aceitação e perdão entre nós.

Quando você e eu desejamos viver como um seguidor de Cristo, o Espírito Santo nos condenará quando nossas intenções não estiverem corretas, quando nosso comportamento não glorificar a Deus e quando comprometermos nossos valores e convicções bíblicas. Quando um incrédulo experimentou Deus batendo na porta de seus corações, eles procurarão encontrar suas respostas sobre Deus em uma comunidade onde são amados e aceitos, guiados, orientados e exortados na Palavra. É isso que a igreja deve ser – um santuário para aqueles que buscam a Cristo, não um lugar para se envergonhar pessoalmente.

Efésios 4:29-32  ilustra a maneira amorosa como os crentes devem falar e agir uns para com os outros: pode dar graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, por quem fostes selados para o dia da redenção. Que toda amargura, ira, raiva, clamor e calúnia sejam afastados de você, juntamente com toda malícia. Sede bondosos  uns para com os outros, compassivos , perdoando -vos uns aos outros, como Deus em Cristo vos perdoou”

Essa instrução não deixa espaço para envergonhar, culpar ou manipular outro crente por meio de nossas palavras ou ações. Em vez de tentar corrigir outros crentes, vamos ser uma comunidade de pessoas que se amam e desejam sinceramente edificar umas às outras, espiritualmente. 

3. A vergonha se concentra em nossos próprios esforços e fracassos para obter a aprovação de Deus.

Efésios 2:8-9 diz que somos salvos pela graça por meio da fé e mesmo essa fé não é nossa. Também é um dom de Deus. E nossa salvação não é resultado de nossas próprias boas obras, de modo que não podemos nos gabar de que a merecemos. A vanglória pertence somente a Cristo, que conquistou nossa salvação e a deu a nós pela fé. 

No entanto, em nossa ambição e desejo de sucesso, podemos nos culpar por nossos fracassos e nossa incapacidade de chegar a Deus por nosso próprio valor. Nesse caso, nossa vergonha de como nos apresentamos está enraizada em um foco próprio e em uma teologia inerrante que devemos realizar para ganhar a aprovação de Deus. Uma convicção saudável do pecado e um remorso por quebrar o coração de Deus devem nos levar de volta a Ele, onde podemos confessar nossos pecados e receber a verdade de que nossa comunhão com o Salvador e Pai foi restaurada (1 João 1:9 ). 

À medida que nos esquecemos de nós mesmos e de nosso próprio sucesso ou fracasso, e nos concentramos no que Jesus fez por nós, a vergonha desaparecerá. E como estamos sempre cientes da graça de Jesus para conosco, podemos estender essa mesma graça para os outros.

4. Viver com vergonha – ou envergonhar outros crentes – ignora o que Cristo realizou na cruz.

Nosso sentimento de vergonha está muitas vezes ligado às nossas feridas do passado. Como você já foi envergonhado pode afetar a forma como você se vê como pessoa. Talvez lhe tenham dito quando criança que você era inútil, preguiçoso ou estúpido. Talvez você tenha tido um pai que lhe disse que você nunca seria nada. Ou talvez sua mãe tenha te envergonhado por não ser “uma boa garota cristã”. No entanto, as Escrituras asseguram aos crentes que seu passado (e rótulos passados) são irrelevantes quando entram em um relacionamento com Ele. Segundo Coríntios 5:17 nos diz: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é. O velho se foi, eis que o novo chegou”. A vergonha não nos afeta quando cremos e vivemos como essa “nova criação” em Cristo Jesus.

Quando estamos em Cristo, Deus removeu nosso pecado “até onde o oriente está do ocidente” ( Salmo 103:12 ), e, portanto, nem Satanás, nem nossa própria carne, nem qualquer outra pessoa tem o direito de trazê-lo de volta. frente de nós ou nos envergonhar com isso.

Em vez de dizer a outro crente: “Você deveria se envergonhar de si mesmo”, exorte-os amorosamente a “fazer tudo para a glória de Deus” ( 1 Coríntios 10:31 ). Embora seja bíblico confrontar um crente que está vivendo em pecado ( Mateus 18:15-16 ), como  fazemos isso faz toda a diferença. As Escrituras ordenam: “primeiro tire a trave de seus próprios olhos, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão!” ( Mateus 7:5). E há uma razão pela qual devemos confrontar amorosamente nossa irmã ou irmão que está em pecado. Quando falamos em amor, seremos ouvidos, mas uma “pessoa que fala as línguas dos anjos, mas não tem amor” tornou-se “um gongo barulhento ou um címbalo que retine” (1 Coríntios 13:1 NASB). 

5. A vergonha se recusa a reconhecer/aceitar o que Jesus suportou em nosso favor.

As Escrituras nos dizem que Jesus carregou nosso pecado e vergonha na cruz. Então, por que escolhemos continuar a carregá-lo nós mesmos – ou empilhá-lo sobre os outros?

Isaías 53:3-6 nos fala da vergonha que Jesus suportou em nosso favor:

“Ele foi desprezado e rejeitado –
  um homem de dores, familiarizado com a mais profunda dor.
Viramos as costas para ele e olhamos para o outro lado.
  Ele era desprezado, e nós não nos importamos.

No entanto, eram nossas fraquezas que ele carregava;
  foram nossas tristezas que o pesaram.
E pensávamos que seus problemas eram um castigo de Deus,
  um castigo por seus próprios pecados!

Mas ele foi traspassado por nossa rebelião,
  esmagado por nossos pecados.
Ele foi espancado para que pudéssemos ficar inteiros.
  Ele foi chicoteado para que pudéssemos ser curados.

Todos nós, como ovelhas, nos desviamos.
  Deixamos os caminhos de Deus para seguir os nossos.
No entanto, o Senhor colocou sobre ele
  os pecados de todos nós”.

À medida que vivemos na novidade de vida que Jesus nos deu ( 2 Coríntios 5:17 ), podemos evitar que a vergonha tenha uma fortaleza sobre nós. E à medida que começamos a viver livres de vergonha, podemos evitar acumular essa vergonha nos outros também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *