5 Marcas de um líder espiritualmente abusivo

Sou grato pela ênfase de Deus tanto na sã doutrina quanto na sã vida para os líderes cristãos. É por isso que Paulo ordenou a Timóteo que observasse sua vida e doutrina de perto (1 Timóteo 4:16) – um líder cristão precisa viver uma vida santa para apoiar a mensagem da santa Palavra de Deus.

Infelizmente, muitos líderes têm a sã doutrina no papel, mas falham em vivê-la – para perigo de sua igreja e do testemunho do evangelho de sua igreja. Na carta de 3 João, muitas vezes negligenciada, ouvimos falar de Diótrefes, um líder que causou grande dano à igreja que ele serve. João escreve a Gaio em 3 João 9–10:

Escrevi algo para a igreja, mas Diótrefes, que gosta de se colocar em primeiro lugar, não reconhece nossa autoridade. Então, se eu for, trarei à tona o que ele está fazendo, falando bobagens perversas contra nós. E não contente com isso, ele se recusa a acolher os irmãos, e também impede aqueles que querem e os expulsa da igreja. 

Da descrição de João de Diótrefes, vemos pelo menos cinco marcas de um líder espiritualmente abusivo.

1. Um líder espiritualmente abusivo demonstra ambição egoísta.

Diótrefes “gosta de se colocar em primeiro lugar”. Que isso nunca seja dito de nós! Líderes egoístas que anseiam por atenção e adulação são líderes carnais, pois nosso chamado não é exaltar a nós mesmos, mas a Jesus Cristo como Senhor e nós como Seus servos (2 Coríntios 4:5). Não devemos “fazer nada por ambição ou vaidade egoísta, mas humildemente considerar os outros mais importantes do que nós mesmos” (Filipenses 2:4). Quando nos colocamos na frente da fila, passamos na frente de Jesus e roubamos Sua glória. Líderes piedosos são servos humildes que pastoreiam humildemente o rebanho, sabendo que Deus os responsabilizará e os recompensará (1 Pedro 5:1–4).

2. Um líder espiritualmente abusivo não respeita a autoridade.

Diótrefes não reconheceu a autoridade apostólica de João ou de outros líderes da igreja. Rejeitar a autoridade dos apóstolos de Deus equivale a rejeitar a autoridade de Deus e tentar exercer a nossa. Hoje em dia muitos rejeitam a autoridade apostólica rejeitando as Escrituras. Outros rejeitam os líderes da igreja dados por Deus devido ao orgulho e ao egoísmo. Se você ou alguém que você conhece ignora os mandamentos claros das Escrituras para a vida da igreja, as qualidades de liderança encontradas em 1 Timóteo 3 ou Tito 1, ou mina diretamente as palavras de outro líder sem garantia bíblica, cuidado. Você pode ter um Diótrefes em suas mãos.

3. Um líder espiritualmente abusivo faz acusações injustas.

Falar bobagens perversas é uma acusação séria, pois revela as mentiras e as intenções maliciosas das ações de Diótrefes. Jogar acusações injustas pode funcionar como veneno na vida de uma congregação, colocando amigos uns contra os outros e fazendo com que eles escolham lados e ataquem uns aos outros. Em vez de permitir que palavras prejudiciais causem tanto dano, Jesus deu instruções claras em Mateus 18:15-20 sobre o que fazer se tivermos um problema com nosso irmão ou irmã na igreja. Isso é especialmente crucial para os líderes que servem de exemplo para o rebanho.

4. Um líder espiritualmente abusivo carece de hospitalidade para aqueles que diferem.

Não sabemos por que Diótrefes se recusou a receber os missionários itinerantes itinerantes, mas a carta deixa claro que ele deveria tê-los recebido. Sua ambição egoísta e desejo de poder o impediram de praticar a hospitalidade cristã com seus companheiros de trabalho em Cristo. Há claramente uma questão entre Diótrefes e João e os irmãos itinerantes. Em vez de trabalhar para resolver o conflito, Diótrefes se empenha e deixa seus “inimigos” saberem que a batalha começou.

Os “uns aos outros” nas Escrituras não são anulados se tivermos um desacordo (assumindo que não seja uma grande diferença teológica), eles existem para nos ajudar a lembrar nossa identidade como o único corpo de Cristo, exortando-nos a servir uns aos outros. Se há pessoas que você não acolhe em sua igreja, não faça o jogo do diabo, mas faça todos os esforços para reconciliá-los e acolhê-los como Cristo o acolheu (Romanos 15:7).

5. Um líder espiritualmente abusivo cria divisão.

Diótrefes não apenas se recusou a receber os irmãos, mas também garantiu que outros também não o fizessem. Ele também excomungou aqueles que discordam dele! Essa “mentalidade do meu jeito ou da estrada” pode funcionar no mundo dos negócios, mas não tem lugar na liderança de uma igreja. Uma igreja e seus líderes devem trabalhar arduamente para “manter a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Efésios 4:3).

Um exemplo melhor

Ao escrever 3 João, João quer que Gaio entenda o desejo de Deus para os líderes, que é modelar a verdade e a graça do evangelho em cada ação. O exemplo negativo de Diótrefes vai contra isso. Não há espaço para ambição egoísta, divisão instigante e apropriação de poder na igreja. Seguindo sua descrição de Diótrefes, João aponta para um exemplo positivo:

Amado, não imite o mal, mas sim o bem. Quem faz o bem é de Deus; quem pratica o mal não viu a Deus. Demétrio recebeu um bom testemunho de todos e da própria verdade. Também acrescentamos nosso testemunho, e você sabe que nosso testemunho é verdadeiro. (11-12)

Quando líderes abusivos como Diótrefes o desencorajam, não pense que não há bons exemplos. Há também muitos Demétrios por aí, cada um caracterizado pela humildade, discernimento piedoso e amor. Siga-os como eles seguem a Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *