5 mitos sobre o discipulado

Mito #1: O discipulado é uma coisa cristã.

O discipulado não se originou com Jesus. Os rabinos judeus e os filósofos gregos tinham discípulos que se dedicavam ao seu ensino. Saulo foi discipulado por Gamaliel e Platão por Sócrates. 

Existem pessoas francas em nossos feeds de mídia social, cujas postagens solicitam qualquer coisa, desde um emoji de chama até uma resposta retórica. O mundo, a carne e o diabo exercem considerável influência em nossas vidas, assim como a Igreja, o Espírito e o Filho de Deus. Não há um dia, hora ou minuto sem influência em nossas vidas. Somos constantemente discipulados pelas forças culturais, relacionais e espirituais que nos cercam. Quais forças de discipulado mais o influenciam?

Mito #2: É tudo uma questão de discipulado.

Algumas pessoas amam o discipulado. Eles dizem coisas como: “É tudo sobre fazer discípulos que fazem discípulos”. Eles enfatizam a multiplicação. Enquanto Jesus certamente usou metáforas reprodutivas para ensinar sobre o reino de Deus, ele nunca avaliou seus discípulos com base em sua reprodutividade espiritual. Quando ele falou às sete igrejas em Apocalipse, nenhuma vez ele as julgou por baixa frequência, falha em reproduzir discípulos ou em plantar uma igreja. Em vez disso, ele julgou o caráter e a fé deles.

Quando Jesus usa metáforas agrícolas, elas geralmente transmitem um crescimento lento, mas deliberado, não um crescimento rápido da franquia. Considere o crescimento variado do bom solo na parábola dos quatro solos: a semente de mostarda que cresceu lentamente em uma grande árvore de nidificação de pássaros; as ervas daninhas que cresceram rapidamente, mas foram colhidas e queimadas. A multiplicação não é o valor principal do reino de Deus, o evangelho é. 

A produtividade não é a medida da maturidade, a fidelidade é. Assim, embora o evangelho faça discípulos, ele os faz por toda a vida. Às vezes eles amadurecem rapidamente, reproduzindo suas falhas e fé nos outros. E alguns discípulos crescem lentamente, enfrentando muitos desafios e contratempos. Alguns discípulos deveriam estar fazendo discípulos que fazem discípulos. Muitos discípulos escorregarão e seguirão reto e estreito. Para alguns discípulos, fidelidade é correr uma milha de seis minutos; para outros, é simplesmente encarar Jesus.

Mito 3: O discipulado é “vida sobre vida”.

“O discipulado é vida após vida” é outra expressão evangélica. Quando as pessoas usam essa frase, elas enfatizam que a vida cristã não pode ser vivida na sua cabeça. Não basta aceitar as crenças da Bíblia; devemos também compartilhá-los uns com os outros. A melhor versão desse ditado leva à intencionalidade nos relacionamentos. 

Ao fazer discípulos, devemos confessar nossos pecados, compartilhar nossas lutas e ser honestos sobre nossos sofrimentos, demonstrando que Jesus é suficiente para nossas falhas e forte para nossos sucessos.

Mito 4: O discipulado é opcional.

Algumas expressões do cristianismo parecem acreditar que ir à igreja regularmente e ser uma boa pessoa é tudo o que é necessário para ser um cristão. As estratégias evangelísticas estabelecem um padrão ainda mais baixo ao atrair as pessoas com o céu – “se você morresse esta noite . . . você iria para o céu?” Mas não deveríamos cortejar as pessoas com as inesgotáveis ​​riquezas de Cristo? O objetivo de Jesus não era levar as pessoas para o céu; era para colocá-los em si mesmo. Por esta razão, o Novo Testamento está repleto de ditos “em Cristo”.

Em vez disso, Jesus ensinou seus seguidores a permanecer nele, como um ramo permanece em uma videira que nutre a vida. Se o galho não permanecer, murcha e se queima. Jesus não desceu da glória e sofreu na terra para nos dar um assento em um banco. Ele sacrificou sua vida para nos dar uma vida inteiramente nova. Jesus não faz convertidos; ele faz discípulos dedicados a ele, e a devoção a Jesus em toda a vida é o que o discipulado significa. O discipulado é possível porque Jesus dedicou toda a sua vida a nós, antes mesmo de nascermos. O discipulado não é opcional, porque fomos chamados para Jesus, não para o céu. Mire em Jesus e você terá o céu lançado; aponte para o céu, e você não terá nenhum céu. Mas, se você realmente encontrou Cristo, sabe que no fundo ele é o único pelo qual realmente vale a pena viver.

Mito 5: O discipulado é uma desmancha-prazeres.

Ao contemplar o discipulado, podemos ser tentados a pensar em todas as coisas das quais temos que desistir para seguir a Jesus. Talvez seja a aprovação de seus colegas, um mau hábito, um lar ou um relacionamento. O discipulado implica sacrifício. Jesus não diz para pular em seu carro de luxo e me seguir; ele diz tome a sua cruz. Mas o que ele pede em sacrifício, ele mais do que compensa em recompensa: “E todo aquele que tiver deixado casas ou irmãos ou irmãs ou pai ou mãe ou filhos ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes mais e herdará a vida eterna. ” (Mateus 19:29). Nossa recompensa eterna é exponencialmente maior do que nosso sacrifício temporário.

Mas e a recompensa nesta vida? Jesus não disse que temos que perder nossas vidas para ganhá-la? Na verdade, ele apela para o ganho inesgotável da vida com ele . O que perdemos nesta vida empalidece em comparação com o que ganhamos na vida com Cristo. Muitas vezes nos contentamos com alegrias passageiras, mas Jesus veio para nos dar alegria abundante. Quando caminhamos com Jesus e a terra parece ceder ao nosso redor, ele nos estende uma mão forte para nos elevar à felicidade transcendente que nenhum bem terreno jamais poderia proporcionar. Graças a Deus que Jesus suportou a cruz pela alegria que lhe foi proposta, garantindo alegria em nossos sofrimentos e além deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *