5 mitos sobre o inferno

Mito #1: Jesus não estava preocupado com o inferno.

Cristo falou muito mais sobre julgamento e inferno do que muitos gostariam de admitir. Não apenas isso, mas ele fala do inferno de várias maneiras diferentes para ilustrar seu tormento horripilante e interminável. 

Por exemplo, ele usa uma “parábola” em Lucas 16 para descrever o lugar chamado “Hades” (Lucas 16:23), que tem um “grande abismo” (Lucas 16:26) estabelecido por Deus para impedir a travessia do inferno para o céu e vice versa. Ele fala do “inferno de fogo” (Mateus 5:22); o perigo de “todo o corpo” ser “lançado no inferno” (Mateus 5:29); é o “fogo inextinguível” (Marcos 9:43); os impenitentes são “lançados” lá (Marcos 9:45).

Jesus, o Filho do homem, com seus anjos, enviará todos os “infratores” e “lançá-los-á na fornalha ardente” onde haverá “choro e ranger de dentes” (Mateus 13:41-42). Jesus o chamou de um lugar de “trevas exteriores” (Mateus 25:30). No final, há pouca dúvida de que nosso Senhor não se esquivou de discutir um lugar de tormento sem fim, muitas vezes usando linguagem evocativa para enfatizar seu ponto de vista a fim de alertar os pecadores sobre o julgamento vindouro.  

Mito 2: O Antigo Testamento não se preocupava com o inferno.

Como a maioria das doutrinas, a doutrina do inferno não está totalmente desenvolvida no Antigo Testamento, mas isso não significa que não esteja presente. Por exemplo, em Isaías, os ímpios deveriam tremer, pois são ameaçados com “o fogo consumidor” e as “queimaduras eternas” (Isaías 33:14). Isaías frequentemente fala da ira de Deus.

Isso culmina no capítulo final, onde ele fala do Senhor vindo em fogo “para tornar sua ira em fúria e sua repreensão em chamas de fogo. Porque pelo fogo o Senhor entrará em juízo, e pela sua espada, com toda a carne; e muitos serão os mortos pelo Senhor” (Isaías 66:15-16). Finalmente, bem no final, os justos “sairão e verão os cadáveres dos homens que se rebelaram contra [Deus]. Porque o seu verme nunca morrerá, o seu fogo não se apagará, e eles serão um horror para toda a carne” (Isaías 66:24; veja o uso que Cristo fez dessas palavras em Marcos 9:48). 

Essa linguagem também é espelhada em Daniel, onde somos informados sobre o julgamento final de que “muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, alguns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno”.

Mito 3: O inferno não é um lugar infinito de punição.

O Novo Testamento deixa claro que o inferno é um lugar de “castigo eterno” (Mat. 25:46 ); é um “fogo eterno” ( Mateus 18:8 ) que nunca pode ser apagado ( Marcos 9:45 ). Sodoma e Gomorra foram punidas por seus pecados “sofrendo o castigo do fogo eterno” ( Judas 7 ). Os falsos mestres têm um lugar reservado no inferno, onde “a escuridão das trevas está reservada para sempre” ( Judas 13 ). 

Em Apocalipse 14:11 o sofrimento dos ímpios é descrito: “E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre, e eles não têm descanso, nem de dia nem de noite. . . ” (veja também Apocalipse 19:3 , Apocalipse 20:10, “para sempre e sempre”). Como diz William Shedd: “Se Cristo tivesse a intenção de ensinar que a punição futura é remediadora e temporária, ele a teria comparado a um verme moribundo, e não a um verme eterno; a um fogo que se apaga, e não a um fogo que não se apaga”.

Ele acrescenta que outras palavras e metáforas poderiam ter sido usadas para descrever uma punição longa, mas não infinita. De fato, se o inferno não é infinito, os escritores do Novo Testamento “eram moralmente obrigados a evitar transmitir a impressão que realmente transmitiram pelo tipo de figuras que selecionaram”.

No Novo Testamento, a mesma palavra usada para descrever “vida eterna” também é usada para descrever “castigo eterno”. Assim, em Apocalipse 22:14-15, vemos que a existência dos justos no céu coincide com a existência dos ímpios “fora” do céu (isto é, no inferno).

Mito 4: O inferno é apenas a separação de Deus.

O inferno é um lugar de punição de Deus; os pecadores que cometeram traição contra um Deus infinito permanecerão no lugar de tormento onde só poderão odiar continuamente o Deus que odiaram em sua vida anterior. A ideia de que o inferno é mera “separação de Deus” é enganosa e equivocada, embora certamente inclua a ideia de separação de Cristo (Mateus 25:41). 

Todos nós queremos felicidade e, como tal, todos devemos chegar à fonte da bem-aventurança, o Senhor Jesus Cristo.

O inferno é um lugar, não uma metáfora para descrever alguns processos internos de pensamento. O homem rico no inferno o chama de “lugar de tormento” (Lucas 16:28). Judas foi para “seu próprio lugar” (Atos 1:25). Assim como há um “lugar” para os justos após a morte, também há um “lugar” para os ímpios após a morte. 

Gehenna refere-se ao vale de Hinom, fora de Jerusalém. Este lugar tem uma história horrível, com israelitas e reis de Israel, uma vez, queimando seus filhos como sacrifícios a falsos deuses (isto é, Moloque; veja 2 Crônicas 33:6; Acaz fez muito do mesmo – veja 2 Crônicas). O pior do mal está associado à Geena. 

Em vez de ser mera “separação de Deus”, o inferno é, como disse o puritano Thomas Goodwin, um lugar onde “o próprio Deus, por suas próprias mãos, isto é, o poder de sua ira, é o infligido imediato dessa punição dos homens”. almas no inferno.” O poder de Deus será “exercido” como sua ira contra aqueles que rejeitam a presença da bem-aventurança de Deus. Em outras palavras, os que estão no inferno receberão o contrário dos que estão na glória, mas ainda estarão na presença de Deus. Para os que estão no céu, eles têm um Mediador; para aqueles que estão no inferno, eles não têm nada entre eles e um Deus vingador.

Mito 5: O inferno é simplesmente dar às pessoas o que elas querem.

Isso é apenas parcialmente verdadeiro e aberto a possíveis mal-entendidos. Em certo sentido, o inferno é uma existência sem fim (sofrimento) pela qual os ímpios não têm comunhão com Deus. Nesse sentido, sua vida no inferno reflete sua vida na terra. Eles não queriam Cristo na terra e, portanto, ficarão sem ele no inferno. No entanto, ninguém deseja sofrer nas mãos de Deus, especialmente para sempre. Ninguém quer que seu desespero aumente também. À medida que a criatura no inferno percebe cada vez mais que está sofrendo para sempre, o desespero do julgamento eterno só pode aumentar. Os que estão no inferno não têm promessas e, portanto, não têm esperança, mas apenas um desespero crescente.

De acordo com Goodwin, a “alma miserável no inferno. . . descobre que não sobreviverá a essa miséria, nem pode encontrar um espaço ou momento de liberdade e intervalo, tendo para sempre a ver com aquele que é o Deus vivo. Os ímpios se desesperarão porque não há fim para a ira do Deus vivo. Portanto, o conceito de desespero cada vez maior por toda a eternidade, pelo qual a criatura condenada ao inferno não pode fazer nada além de blasfemar contra um Deus vivo e eterno, nos dá todas as razões do mundo para persuadir os pecadores a colocar sua fé naquele que experimentou um desespero infernal na cruz.

É verdade que muitos não querem adorar o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, mas precisamos convencer as pessoas de que o inferno não é as pessoas finalmente conseguirem “o que querem”, como se houvesse alguma vitória para os ímpios, ou possivelmente em uma tentativa de “higienizar” a doutrina para de alguma forma torná-la palatável para os incrédulos. Em certo sentido, os ímpios obterão o oposto do que desejaram (e muitas vezes experimentaram) na Terra. Todos nós queremos a felicidade e, como tal, todos devemos chegar à fonte da bem-aventurança, o Senhor Jesus Cristo, para que ele possa nos dar tudo o que realmente desejamos: alegria indescritível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *